Descubra a melhor forma de receber dinheiro do exterior: seu guia 2024

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
26 de março de 2024

Tanto para quem viaja com frequência quanto para quem presta serviços em outros países, é preciso saber qual a melhor forma de receber dinheiro do exterior. A boa notícia é que existem muitas opções de para receber uma transferência internacional, cada uma com recursos e taxas distintos. Como elas podem reduzir significativamente o valor final em conta, é preciso prestar atenção às tarifas aplicadas.

Para ajudar na escolha, vamos apresentar as principais alternativas para receber envios internacionais, seus diferenciais e valores.

Conheça os provedores disponíveis

Melhor forma de receber dinheiro do exterior

Hoje, já existem diversas maneiras seguras e eficientes de receber pagamentos internacionais. As mais conhecidas e utilizadas são:

  1. Conta multimoeda online

  2. Especialista em transferência internacional de dinheiro

  3. Transferência bancária internacional

  4. Retirada de dinheiro

  5. Entrega a domicílio

  6. Carteiras móveis

Todas essas opções apresentam vantagens e desvantagens que as diferenciam das demais. A depender das condições de envio, tanto quem faz o pagamento quanto quem o recebe podem sofrer com os valores cobrados.

A seguir, você poderá conhecer e comparar cada alternativa para encontrar a solução mais adequada ao seu caso. Depois disso, será possível conversar com o remetente do dinheiro e combinar a entrega dentro do prazo necessário e com as melhores taxas disponíveis.

Informação para dar ao remetente

Para receber valores de outros países, é preciso fornecer algumas informações a quem fará o envio. Os dados solicitados vão variar de acordo com a forma de recebimento escolhida, considerando que algumas exigem dados bancários, outras e-mail e outras contas em aplicativos específicos.

Apesar das variações, existem algumas informações comuns. Prepare-se para reuni-las:

  • Nome e endereço do beneficiário;

  • E-mail e telefone;

  • Documento de identificação;

  • Dados de conta bancária;

  • Código SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), para transferência a contas bancárias;

  • Código IBAN (International Bank Account Number), para transferência a contas bancárias.

Também pode ser necessário fornecer um contrato de serviços e um invoice descrevendo os serviços prestados.

1. Conta multimoeda online

Em contas multimoedas, os usuários podem enviar, receber e guardar moedas de diferentes países. Normalmente, após a conversão do câmbio, é possível operar internacionalmente como um local, sem a necessidade de converter a cada transação.

Algumas opções disponíveis no Brasil são a Wise, o C6 Global e o Banco Nomad, que você pode conhecer a seguir.

Wise

A Wise é um provedor especializado em transferências internacionais. Ela oferece uma conta multimoedas gratuita, com a possibilidade de ter dados locais de 10 países e converter e guardar dinheiro em 53 moedas. Também disponibiliza um cartão de débito internacional aceito em mais de 200 países, que pode ser usado para compras e pagamentos.

A abertura de conta é gratuita, rápida e todas as transações podem ser feitas pelo aplicativo ou site da empresa. Ainda é possível simular envios e recebimentos para saber quais serão as taxas aplicadas.

  • Melhor para: ideal para quem trabalha com uma diversidade maior de moedas. Além de não cobrar valores de quem recebe, tem taxas reduzidas que facilitam a operação para quem envia o dinheiro;

  • Como receber dinheiro: primeiro, é preciso abrir uma conta gratuita na Wise. Depois, basta ativar os dados da conta na moeda que você quer receber e compartilhar esses dados com o pagador;

  • Taxa de câmbio: são aplicadas apenas no momento do pagamento. Ou seja, quem recebe não paga nada por isso. A conversão segue o câmbio comercial, é somada ao IOF de 0,38% para contas de terceiros e 1,1% para contas de mesma titularidade e a uma taxa reduzida que varia de acordo com a moeda e a quantia enviada;

  • Velocidade: o dinheiro pode chegar em até 2 dias úteis, mas é comum que o processo seja concluído em algumas horas. O tempo de envio pode variar de acordo com a hora da solicitação e a forma de pagamento.

Abra a sua conta gratuita na Wise

C6 Global

Com sua conta global, o C6 Bank permite que os clientes convertam moedas, façam compras, transferências e saques em real, euro e dólar. A conta também oferece o cartão de débito internacional Mastercard, para compras e saques no exterior, além de um cartão virtual para compras online.

Para aderir ao serviço é preciso ser cliente do C6 Bank, ter uma conta ativa e fazer um cadastro. O valor para a abertura da conta é de 30 USD, que são debitados em reais no cartão do Brasil.

  • Melhor para: pessoas que já são clientes da instituição e têm dependentes. A opção de pedir cartões adicionais tem o custo de 20 BRL, debitados na conta do Brasil;

  • Como receber dinheiro: basta abrir uma conta pelo site ou aplicativo da empresa e fornecer os dados dessa conta quem fará o envio. É possível receber por transferência ou Wire Transfer;

  • Taxa de câmbio: para o envio, é cobrado o valor do câmbio comercial, IOF de 1,1% e uma taxa de 2% em horário comercial. Para receber, é cobrado o IOF de 0,38% e, na opção por Wire Transfer (disponível apenas para a conta em dólar) são cobrados 15 USD por recebimento;

  • Velocidade: o dinheiro recebido fica disponível na Conta Global em até 2 dias úteis após o envio.

    Banco Nomad

No Banco Nomad, o usuário tem acesso a uma conta sediada nos Estados Unidos, funcionando como uma conta comum do país. Ela permite a conversão de câmbio, compras, transferências e saques em mais de 50 países. A conta é gratuita e sem taxas de manutenção, mas é cobrado um valor para a entrega do cartão a endereços no Brasil.

Para aderir ao serviço, basta visitar o site da empresa e abrir uma conta em minutos.

  • Melhor para: pessoas que precisam fazer transações em dólar e querem economizar com uma conta de abertura gratuita;

  • Como receber dinheiro: O primeiro passo é criar uma conta Nomad. Depois disso, o usuário pode receber transferências domésticas e internacionais, seja por contas de outros Bancos, contas Nomad ou via ACH e Wire;

  • Taxa de câmbio: a conversão de moeda segue o câmbio comercial, tem IOF de 1,1% e uma taxa de serviço de 2%. No envio de dinheiro ao Brasil é cobrado o valor do dólar comercial, IOF de 0,38% e uma taxa de serviço de até 2%, além do valor de 10 USD. Para receber de contas Nomad, via ACH e Whire, não há taxas;

  • Velocidade: o envio de dinheiro para o Brasil pode levar até 3 dias úteis. Já o envio por contas Nomad e via ACH e Whire é automático.

 2. Especialistas em transferência internacional de dinheiro

As empresas especialistas em transferências internacionais também podem facilitar bastante o recebimento de valores do exterior.

O serviço funciona em plataformas digitais que permitem a conversão de câmbio e o envio de dinheiro para contas de outros países. Apesar de muitas opções não funcionarem como contas convencionais, a alternativa também é simples e prática, garantindo autonomia ao usuário.

Conheça algumas das principais soluções disponíveis no Brasil.

Wise

Além de uma conta multimoedas, a Wise também atua como uma especialista em transferência de dinheiro. Isso porque permite a conversão em diversas moedas e o envio a vários países, concentrando a conversão de câmbio e as transferências em um só local.

Remessa Online

A Remessa Online é outro provedor alternativo que facilita transferências internacionais para pessoa física e jurídica. Para receber valores, é preciso informar a quantia e o motivo do pagamento. Assim, são gerados dados bancários que podem ser compartilhados com o pagador.

O dinheiro chega em até 2 dias úteis com a cobrança dos seguintes valores:

Tarifa externa:

  • Recebimentos menores que 1,200 BRL – custo de R$ 39,90

  • Recebimentos maiores que 1.200 BRL – gratuito

Taxa administrativa:

  • Recebimentos menores que 20 mil BRL – 1,64% (dólar);

  • Recebimentos maiores que 20 mil BRL – 1,54% (dólar);

  • Qualquer operação em euro - 1,54%.

Western Union

Presente em mais de 200 países, a Western Union conta com uma rede global que facilita transferências internacionais ao redor do mundo. Pelo aplicativo da empresa, os usuários podem converter moedas e transferir a outras contas ou enviar para um agência onde o valor pode ser retirado em espécie.

A conversão de moeda segue o câmbio comercial somado a uma taxa. O IOF cobrado é de 0,38% para contas de terceiros e 1,1% para a conta da própria pessoa e também há uma taxa para a prestação do serviço que varia de acordo com a moeda e a quantidade enviada.

Confira o artigo: A Western Union é confiável?

Conheça os provedores disponíveis

3. Transferência bancária internacional (banco para banco)

Alguns bancos convencionais também oferecem o serviço de transferência bancária internacional. Esse é o caso do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.

Para ter acesso, é preciso entrar em contato com algum atendente e agendar uma visita física ou fazer o processo por telefone, caso a opção esteja disponível. Há, ainda, instituições que contam com aplicativos e permitem o processo de forma digital.

Vantagens e desvantagens

Os correntistas de um banco têm mais familiaridade com os processos e profissionais da instituição.  Apesar disso, as taxas para fazer transferências internacionais são mais altas que as das outras alternativas.

Normalmente, são cobradas taxas sobre o câmbio, uma comissão de envio, taxas de entrega e a taxa SWIFT, relacionada à comunicação entre bancos internacionais. Ainda é possível que o beneficiário precise pagar taxas para receber o dinheiro.

A Western Union vale a pena? Confira o review completo

4. Retirada de dinheiro

Outra opção possível é receber o dinheiro em espécie. Há empresas que oferecem essa opção, como a Western Union, que permite o envio do valor a uma agência física em outro país.

Nesse caso, o beneficiário pode acompanhar a transferência com um número de rastreamento. Ao ter o valor disponível, deve comparecer à agência com um código de referência, seu documento de identificação e receber o dinheiro em mãos.

Vantagens e desvantagens

Além de receber o pagamento com segurança, o beneficiário também pode contar com prazos reduzidos para ter o dinheiro em mãos. No caso da Western Union, os envios na modalidade podem chegar ao seu destino no mesmo dia em que foram feitos.

Apesar da facilidade, as taxas podem sair um pouco caras. Isso porque o processo é realizado por instituições mais tradicionais, que arcam com os custos de agências físicas. No caso da Western Union, a conversão de moeda segue o câmbio comercial somado a uma taxa. Além do IOF, há mais uma tarifa para a prestação do serviço;

5. Entrega a domicílio

Alguns provedores especializados oferecem a opção de entrega de transferências em domicílio. Assim, enviam valores para beneficiários que os recebem no conforto de suas próprias casas. Esse é o caso da Remitly, serviço de remessas digitais que ainda não chegou ao Brasil, mas permite envios ao país.

Confira a análise completa da Remitly.

Vantagens e desvantagens

A entrega a domicílio é mais conveniente para os destinatários, especialmente em alguns casos, como o de pessoas com mobilidade reduzida. Apesar disso, a opção pode acabar mais demorada e cara.

Na plataforma, as taxas vão depender de para onde o dinheiro será enviado. Por exemplo, ao transferir ao menos 500 USD dos Estados Unidos, é cobrado o valor de 1,99 USD para o Brasil.

6. Carteiras móveis

Carteiras móveis são contas digitais para fazer transações financeiras com dispositivos móveis. Nelas, dados financeiros e de identidade ficam armazenados, permitindo que o usuário guarde, envie e receba dinheiro. Alguns exemplos de carteira virtual são Google Play e Apple Pay e PayPal.

O PayPal, por exemplo, realiza o envio de dinheiro e compras em lojas online ao redor do mundo. Ao cadastrar um cartão de débito ou crédito, o usuário já pode fazer transações com seus dados financeiros de forma rápida e segura. A companhia também oferece serviços a empresas.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens da alternativa estão a conveniência de fazer operações via smartphone, a velocidade para fazer os pedidos e a segurança das informações cadastradas,

Como desvantagens, podem ser cobradas taxas mais elevadas que a de outras alternativas, como as contas multimoedas. O PayPal faz a conversão de moedas baseada no câmbio turismo, cobra o IOF de 5,38% e também pode cobrar taxas adicionais de quem recebe os valores.

Conheça os provedores disponíveis

Tarifas para receber dinheiro do exterior

Você deve ter percebido que os gastos para conversão de moeda e envio de dinheiro ao exterior incluem várias taxas. Embora em alguns meios de pagamento o beneficiário tenha direito a receber gratuitamente, outros cobram tarifas que impactam o valor final.

As principais tarifas são:

  • conversão de moeda em câmbio comercial ou turismo;

  • IOF de 1,1% para conversão de moeda e 5,38% para compras;

  • Podem ser cobradas taxas sobre o câmbio;

  • Taxas para a realização do serviço;

  • Taxas SWIFT, que cobre a comunicação com bancos de outros países.

Como cada instituição tem tarifas diferentes, ao escolher a sua forma de recebimento pesquise quais serão as taxas aplicadas.

Qual a taxa de câmbio eu vou conseguir?

Existem duas cotações de moedas no mercado: a comercial e a turismo. A turismo costuma ser mais cara por incluir custos operacionais, como o de transporte.

Alguns meios de pagamento internacional aplicam a cotação comercial, enquanto outras aplicam a turismo. Além disso, alguns bancos ou empresas aplicam taxas sobre a conversão de moeda, mesmo que ela tenha como base o câmbio comercial.

Dessa forma, a taxa de câmbio vai depender da opção escolhida. Portanto, pesquise quais são os valores aplicados antes de tomar a sua decisão.

Eu pago impostos ao receber dinheiro do exterior?

A resposta é sim. Existem impostos cobrados das operações financeiras que envolvem dinheiro do exterior. O próprio IOF, Imposto sobre operações financeiras, é retido pela instituição que faz a transferência do valor, que já chega ao beneficiário com o desconto.

O IOF pode ter dois valores:

  • 0,38% para contas de terceiros;

  • 1,1% para contas da mesma titularidade.

Além disso, também pode ser aplicado o Imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISSQN), do PIS/PASEP e do COFINS. O beneficiário ainda precisa declarar os rendimentos no exterior no Imposto de Renda.

Qual o limite para receber dinheiro do exterior

De acordo com o Banco Central, os bancos brasileiros podem receber remessas internacionais sem grandes burocracias desde que seja respeitado o limite de 10 mil BRL. Se o valor for ultrapassado, será preciso apresentar documentação adicional, como declaração de imposto de renda.

Conclusão

Com o avanço da tecnologia, é possível avaliar mais alternativas para encontrar a melhor forma de receber dinheiro do exterior. Entre as opções disponíveis, há provedores e carteiras digitais, que tornam o processo de envio e recebimento mais prático e barato, com taxas reduzidas e transparentes.

Se você precisa receber pagamentos de outros países, observe aspectos como prazo de entrega, segurança, limites e taxas cobradas. Esperamos que este artigo tenha ajudado no processo de escolha.

Conheça os provedores disponíveis

FAQ

Quanto tempo leva para receber uma transferência do exterior?

O tempo para receber uma transferência internacional vai variar de acordo com a instituição financeira ou o provedor escolhido. Há alternativas mais rápidas, como as contas multimoedas, e mais demoradas, como a entrega a domicílio.

Quanto custa receber dinheiro do exterior?

Os custos variam de acordo com a opção de recebimento escolhida. Em contas multimoedas a conversão de câmbio e as taxas aplicadas costumam ser menores. Já nas transferências bancárias, o câmbio aplicado pode ser o turismo e é comum a cobrança de taxas sobre a conversão e o serviço.

Preciso declarar uma transferência internacional de dinheiro?

Sim. Os rendimentos no exterior também devem ser declarados no Imposto de Renda. A declaração só não é obrigatória caso você se enquadre em algum dos casos de isenção.