Cartão de débito internacional: compare e descubra os melhores 2023

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
14 de novembro de 2023

Antes de planejar uma viagem ao exterior, seja para uma visita de curta temporada ou uma mudança permanente, é importante fazem um planejamento financeiro. Nessas horas, o cartão de débito internacional pode ser um aliado interessante para fazer compras, saques e pagamentos internacionais, evitando gastos com tarifas desnecessárias.

Ao usar um cartão internacional, como o da Wise, você paga apenas 1,1% de IOF, economizando quase 6% em todos os seus pagamentos no exterior. No artigo abaixo, confira as principais vantagens do cartão de débito internacional, como ele funciona e quais as melhores alternativas do mercado.

conta-wise-pt.png

Você vai encontrar neste artigo:

Cartão de débito internacional: as 6 melhores alternativas

Ter um cartão de débito internacional pode ser uma alternativa prática e segura para fazer saques e compras no exterior. A seguir, compare os serviços e as taxas dos principais bancos e provedores do mercado.

Confira abaixo um breve comparativo dos principais cartões de débito internacionais oferecidos no Brasil:

Cartão de débito Wise

  • Converta dinheiro para mais de 40 moedas pagando o câmbio comercial sem margem;
  • Cartão de débito internacional gratuito, aceito em mais de 170 países e territórios; 
  • Cobrança de 1,1% de IOF na conversão de outras moedas e saldo em reais. 

Saiba mais sobre o cartão Wise

Solicite o cartão Wise

Cartão de débito Revolut

  • Suporte para 27 moedas e mais de 150 países e regiões;

  • Câmbio comercial sem margem para operações limitadas;

  • Acesso a poupanças e investimentos.

Saiba mais sobre o cartão Revolut

Visite a Revolut

Cartão Nomad Global 

  • Operações locais em dólar usando uma conta sediada nos Estados Unidos;

  • Câmbio comercial sem margem e taxa de serviço de até 2%;

  • Acesso a descontos em empresas parceiras.

    Saiba mais sobre o cartão da Nomad Global

Descubra a conta Nomad Global

Cartão de débito C6 Global

  • Conta Global em euro ou dólar disponível para correntistas C6;

  • Câmbio comercial sem margem e IOF de 1,1% para a conversão;

  • Taxa de abertura de USD 10.

Descubra a conta C6 Global

Cartão Itaú Personnalité

  • Cartão pré-pago internacional;

  • Sem tarifa de contratação, anuidade ou manutenção;

  • Câmbio comercial com margem e IOF de 5,38%.

Saiba mais sobre o cartão Itaú

Visite o Itaú

Banco do Brasil Visa Ourocard

  • Cartão múltiplo nas funções débito e crédito;

  • Cobrança de anuidade e taxas para cartões adicionais;

  • Comercialização suspensa para novos clientes.

Saiba mais sobre o Banco do Brasil

Saiba mais sobre o cartão Visa Ourocard

Como funcionam os cartões de débito internacionais?

De forma simples, o cartão de débito internacional é um cartão vinculado a uma conta bancária para ser usado no Brasil e no exterior. Além de pagar as despesas da viagem, você também pode fazer saques em caixas eletrônicos de bancos estrangeiros. Ao usar essa forma de pagamento no exterior, é importante lembrar que o valor é debitado automaticamente da conta.

Normalmente, antes de usar o seu cartão fora do Brasil, é necessário fazer a liberação de uso no exterior, pela internet, terminais de autoatendimento ou pela Central de Atendimento, informando as datas da viagem.

Também é importante lembrar que os saques internacionais devem ser feitos em caixas eletrônicos compatíveis com a bandeira do cartão: a Visa é aceita na rede Plus e a Mastercard, nas redes Maestro e Cirrus.

Como funciona o cartão internacional?

O cartão de débito internacional é muito parecido com a versão tradicional, sobretudo por descontar o valor da compra ou saque do saldo da conta bancária. No entanto, os cartões de débito nacionais não são projetados para gastos fora do país e podem cobrar altas taxas para o uso em moeda estrangeira, como dólar ou euro.

Para ter uma noção do quanto isso pode impactar os seus gastos de viagem, no Brasil, há incidência de 5,38% de IOF em todas as compras feitas no exterior com cartão convencional.

Além disso, bancos e provedores ainda podem aplicar tarifas próprias sobre o câmbio comercial para a conversão da moeda em saques e pagamentos. Sem contar a possibilidade da cobrança de taxas fixas sobre as retiradas de dinheiro no exterior por algumas operadoras do cartão e a administradora do ATM.

E ainda é preciso ter atenção para os casos em que é preciso solicitar a liberação do uso internacional do cartão e informar as datas da viagem para evitar o bloqueio por motivos de segurança. Essa é uma prática que pode ser dispensada no uso de cartões internacionais de provedores como a Wise.

Como funciona a Wise? Leia o guia completo

Como eu posso usar um cartão de débito internacional no exterior?

Como já mencionado, antes de usar seu cartão no exterior, é importante garantir que o caixa eletrônico utilizado é compatível com a bandeira do seu cartão de débito internacional (Visa ou MasterCard).

Da mesma forma, também é preciso conferir se os restaurantes, hotéis e demais estabelecimentos comerciais onde as compras sejam realizadas aceitam a bandeira do seu cartão.

Outra boa prática é verificar as taxas aplicadas pelo seu banco sobre as transações com cartão de débito no exterior. Algumas tarifas são obrigatórias, como o IOF e a taxa de câmbio, mas alguns bancos cobram tarifas extras para a conversão de moedas.

Portanto, se você quer economizar, o ideal é, sempre que possível, fazer saques na moeda local. Dessa forma, não há cobranças adicionais pelos caixas econômicos para converter o dinheiro antes da sua retirada.

Como solicitar um cartão de débito internacional

O cartão de débito internacional não é um produto exclusivo dos bancos. Existem diversos provedores digitais que oferecem esse tipo de cartão, como Wise, C6 Bank, Inter ou Nubank.

Para pedir o seu cartão, você só precisa acessar o site ou aplicativo do provedor da sua preferência e seguir um processo simples, que leva apenas alguns minutos. Veja um exemplo de como solicitar o cartão Wise:

  1. Crie uma conta Wise pelo site ou aplicativo do provedor;

  2. Acesse a sua conta e clique no botão “Cartões”;

  3. Adicione dinheiro à sua conta;

  4. Conclua a etapa de verificação, fazendo o upload da imagem do seu documento de identidade;

  5. Pronto! Se todos os dados estiverem certos, a Wise enviará o cartão para o endereço cadastrado.

Ao receber o cartão da Wise, será preciso ativá-lo. Isso pode ser feito em um caixa eletrônico ou em uma compra em loja física com chip e senha.

Obtenha agora seu cartão Wise

Quais são as taxas de transação cobradas ao usar o cartão de débito internacional

Conhecer as tarifas do seu banco ou provedor é importante para obter economia ao usar um cartão internacional. A seguir, conheça as principais tarifas aplicadas às transações que usam o cartão de débito internacional.

Taxa de câmbio

Taxa cobrada para a conversão da moeda antes da viagem ou ao fazer saques e compras no exterior. O valor dessa tarifa é baseado na taxa de câmbio do dia da operação, mas alguns bancos podem adicionar uma margem de lucro sobre o preço da moeda.

Tarifa de saque

Alguns bancos e provedores internacionais aplicam taxas sobre os saques em caixas eletrônicos do exterior. Além disso, o ATM que você utilizar também pode cobrar uma tarifa para a transação.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo federal aplicado na alíquota de 5,38% para as compras usando o cartão de débito no exterior. No entanto, ao usar cartões de provedores como a Wise, você pode fazer a conversão da moeda previamente e pagar a tarifa em um valor reduzido, de apenas 1,1%.

Tipos de cartão de banco internacional

Os bancos e provedores oferecem diversas opções de pagamento aos clientes. Aqueles que planejam viajar e fazer compras no exterior, por exemplo, podem escolher entre três tipos de cartões: pré-pago, de débito e de crédito.

Embora todos ofereçam vantagens, nem todos serão baratos e convenientes para viagens ao exterior. Entenda melhor o funcionamento de cada um a seguir.

Cartão de débito internacional pré-pago

Também conhecido como “dinheiro de viagem”, ou travel money, o cartão pré-pago internacional funciona de maneira semelhante ao cartão de débito. A grande diferença é a cobrança de 5,38% de IOF sobre as transações. Essa é a mesma taxa cobrada pelos cartões de crédito internacionais quando o cliente os utiliza para compras ou saques no exterior.

Cartão internacional com bancos tradicionais

Se você já tem uma conta bancária, utilizar o cartão de débito internacional do seu banco pode ser uma opção prática. Alguns bancos bastante tradicionais,  como Itaú e Banco do Brasil, oferecem a opção para os seus correntistas.

No entanto, para utilizar o cartão em outras moedas, os bancos geralmente adicionam uma margem à taxa de câmbio do dia da operação, além da cobrança de taxas de manutenção e o IOF de 5,38%.

Os custos mais altos tornam a forma de pagamento menos interessante para quem busca economia ao operar no exterior.

Cartão internacional com provedores online

Essa é provavelmente a opção mais barata e conveniente para quem planeja viajar ao exterior. O cartão de débito internacional emitido por provedores online ou empresas fintech funciona da mesma forma que o cartão emitido pelo banco, mas com mais vantagens para os clientes. Alguns exemplos são a Wise e o Nubank.

Os benefícios começam na solicitação do cartão, que pode ser feita 100% online pelo site ou aplicativo do provedor. Além disso, a conversão das moedas usa a taxa de câmbio comercial com o valor de mercado, sem margem adicional. Normalmente não há taxas de manutenção e, em alguns casos, o IOF é reduzido.

Melhores cartões de débito internacional: comparação

Alguns provedores digitais de transferências internacionais oferecem soluções mais baratas em comparação com os cartões de débito de grandes bancos. Um exemplo é o cartão Wise, disponível para clientes brasileiros com a aplicação de tarifas reduzidas e transparentes.

Compare abaixo as tarifas e descubra o quanto é possível economizar.

ProvedorTaxa de solicitaçãoTaxa anualTaxa de câmbioTaxa de saque
WiseGratuitoGratuitoComercial sem margemBRL 6,50*
RevolutGratuitoGratuitoCâmbio comercial sem margem (pode ser limitado na conta gratuita)Ainda não informado no Brasil
NomadGratuitoGratuitoComercial sem margem

Rede Allpoint - Gratuito


ATMs de outras redes - USD 5/saque

Banco do BrasilIndisponível12x de BRL 26,00 (BRL 312,00).IndisponívelIndisponível
ItaúGratuitoGratuitoComercial com margemIndisponível 
C6 GlobalUSD 10GratuitoComercial sem margem

Rede Chase (nos EUA) - Gratuito


Em outras redes - USD 5 ou EUR 5 por saque

* 2 saques gratuitos por mês, no valor total de BRL 1.400. Após, há cobrança de uma taxa fixa de BRL 6,50 + 1,75% sobre os valores acima de BRL 1.400

** São cobrados USD 20 para a entrega do cartão em endereços no Brasil.

Cartão de débito Wise 

O cartão de débito Wise é aceito em mais de 170 países ao redor do mundo e permite o uso de mais de 40 moedas diferentes que podem ser convertidas e guardadas em conta. A seguir, confira as vantagens e desvantagens da alternativa para os seus clientes.

Vantagens e desvantagens do cartão Wise

VantagensDesvantagens

✅ Converta +40 moedas pagando o câmbio comercial sem margem


Sem anuidade ou taxa de manutenção


✅ Cartão físico com tecnologia contactles


Acesso dados de contas bancárias locais para receber pagamentos em até 9 moedas 


Cartão virtual gratuito


IOF de 1,1% nas compras internacionais

❌ Sem programa de pontos ou cashback


❌ Apenas 2 saques gratuitos com valor abaixo de BRL 1.400


❌ Não permite compras no crédito


❌ Conta empresarial ainda não disponível no Brasil


Como obter o cartão de débito Wise?

Para obter o cartão Wise é preciso ter uma conta ativa na plataforma. Após criar a sua conta por website ou aplicativo, é possível solicitar o cartão de forma simples e rápida:

  1. Acesse a conta pelo site ou aplicativo Wise;

  2. Clique na aba "Cartões" do site ou "Conta/ Cartão" no aplicativo;

  3. Insira seus dados pessoais, como nome e endereço;

  4. Adicione saldo à conta para começar a usá-la.

    wise-conta-multimoeda.webp
    Solicite o cartão Wise

Cartão de débito Revolut 

Outra alternativa vinculada a uma conta multimoedas, o cartão internacional da Revolut suporta 27 moedas para usar em mais de 150 países e territórios. Recém chegado ao Brasil, o provedor está liberando o seus serviços aos poucos para os usuários cadastrados na lista de espera do país.

Vantagens e desvantagens do cartão Revolut

VantagensDesvantagens

✅ Conta multimoedas gratuita disponível


✅ 27 moedas disponíveis para converter, guardar e gastar


✅ Aceito em mais de 150 países e regiões


✅ Câmbio comercial sem margem para operações limitadas


✅ Acesso a plataformas de poupança e investimentos

❌ Sem agências físicas ou atendimento presencial


❌ Câmbio comercial sem margem limitado na conta gratuita


❌ Conta empresarial ainda não disponível no Brasil


❌ Serviço em fase de implementação no Brasil



Como obter o cartão de débito Revolut?

Para ter acesso aos serviços da Revolut, basta baixar o app do provedor ou entrar no seu website e clicar em "Abrir uma conta" ou "inscrever-se" e fazer o seu cadastro. No caso do site, siga o passo a passo:

  1. Clique em "Abrir uma conta";

  2. Leia o QR code exibido com o seu celular;

  3. Baixe o app e faça o seu cadastro;

  4. Aguarde a liberação do uso da plataforma.

Cartão de débito Nomad

O cartão de débito da Nomad é vinculado a uma conta corrente sediada nos Estados Unidos. Com ele, o usuário pode converter e guardar dólares para usar em compras e saques no exterior. Embora trabalhe com apenas uma moeda, a plataforma também aplica tarifas competitivas em suas operações.

Vantagens e desvantagens do cartão Nomad Global

VantagensDesvantagens

✅ Conta sem anuidade ou taxa de manutenção


✅ Câmbio comercial sem margem e IOF de 1,1%


✅ Plataforma de investimentos nos Estados Unidos


✅ Descontos em lojas parceiras


✅ Saques gratuitos em caixas da rede All Point

❌ Trabalha com apenas com o dólar


❌ Transferências disponíveis somente para contas americanas


❌ Pagamentos em dinheiro indisponíveis




Como obter o cartão de débito Nomad

Para solicitar o cartão de débito da Nomad é preciso ter uma conta no provedor e saldo na conta corrente. Veja o passo a passo a seguir.

  1. Acesse o app Nomad;

  2. Clique em “Cartões” e "Cartão Físico”;

  3. Clique em "Solicite seu cartão";

  4. Informe o endereço para receber o cartão.

O cartão será enviado para o endereço preenchido e poderá ser ativado diretamente no app pelo próprio usuário.

Cartão de débito C6 Global

Exclusivo para correntistas do C6 Bank, o cartão de débito internacional C6 Global está disponível nas versões dólar e euro. O usuário pode operar com apenas uma moeda por cartão e deve pagar o valor de USD 10 ao fazer a solicitação, que são descontados da conta bancária em reais.

Vantagens e desvantagens do cartão C6 Global

VantagensDesvantagens

✅ Conta sem anuidade ou taxa de manutenção


✅ Câmbio comercial sem margem e IOF de 1,1%


✅ Saques gratuitos em caixas da rede Chase nos EUA


✅ Cartões adicionais disponíveis


✅ Conta empresarial disponível

❌ Permite usar apenas uma moeda por cartão


❌ Exclusivo para correntistas do C6 Bank


❌ Taxa de abertura de USD 10





Como obter o cartão de débito C6 Global

O cartão de débito da conta C6 Global pode ser solicitado pelo aplicativo do banco seguindo o passo a passo:

  1. Acesse o app C6 Bank;

  2. Em saldos, clique em "Abrir conta" para a versão euro ou dólar;

  3. Confira o valor a ser cobrado (USD 10) em reais;

  4. Clique em "Contratar".

    Lembre-se que o pagamento será descontado da conta bancária nacional.

Cartão Itaú Personnalité

O cartão Itaú Personnalité é um cartão pré-pago oferecido nas bandeiras Visa ou Mastercard para correntistas do banco. Embora não tenha tarifas de contratação ou manutenção, os custos para a conversão de moeda são maiores que os dos provedores digitais.

Vantagens e desvantagens do cartão Itaú Personnalité

VantagensDesvantagens

✅ Sem taxa de contratação ou manutenção


✅ Aproveite os benefícios das bandeiras Mastercard ou Visa


✅ Contrate pelo computador ou aplicativo


✅ Carregue em dólar, euro ou libra


✅ Recargas 24 horas por dia, 7 dias na semana via app ou website

❌ Use apenas uma moeda por cartão


❌ Câmbio comercial com margem adicional


❌ IOF de 5,38%


❌ Disponível apenas para correntistas Itaú



Como obter o cartão Itaú Personnalité

Para solicitar o cartão pré-pago Itaú Personnalité, é preciso ser correntista do banco e ter o aplicativo da instituição instalado. Veja o passo a passo a seguir.

  1. Acesse a sua conta online e selecione o menu "Serviços";

  2. Clique em "Conheça e contrate";

  3. Clique em "Câmbio";

  4. Clique em "Cartão pré-pago".

Cartão Banco do Brasil Visa Ourocard 

O Visa Ourocard Internacional do Banco do Brasil oferece benefícios como programa de pontos, descontos em produtos e renovação do cartão após o vencimento. Funciona tanto na função débito quanto crédito, mas não está mais disponível para novas contratações.

Vantagens e desvantagens do cartão do Banco do Brasil

VantagensDesvantagens

Acesso ao Programa Benefícios BB, com acesso a milhas aéreas, descontos e prêmios


Acesso ao cartão virtual Ourocard-e para mais segurança nas compras. 


✅ Cartão de débito e crédito


✅ Pode ser vinculado a carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay


✅ Cartões adicionais disponíveis

❌ Anuidade no valor de BRL 312


❌ Comercialização suspensa para novos clientes


❌ Tarifas de câmbio, IOF e serviço indisponíveis


Como obter o cartão do Banco do Brasil

Com a comercialização suspensa para novos usuários, não é possível solicitar o cartão Visa Ourocard do Banco do Brasil. Os clientes ativos continuam com acesso a todos os benefícios e serviços do cartão.

Vantagens do cartão de débito internacional

Usar alternativas como o cartão de débito internacional Wise pode ser muito interessante para quem precisa fazer saques e compras no exterior. Em comparação com os cartões de grandes bancos, a solução oferece uma série de vantagens aos clientes, incluindo:

  • Converta e guarde mais de 40 moedas para gastar em mais de 170 países;

  • Compras e saques na moeda local do país e com taxa de câmbio comercial sem margem;

  • Cobrança de IOF de 1,1% para guardar dinheiro em BRL e converter em outras moedas;

  • Taxa a partir de 0,43% para a conversão de moedas na conta Wise;

  • Conversão da moeda feita com a taxa média do mercado.

  • Use dados de contas bancárias locais para receber dinheiro em até 9 moedas.

Existem limitações no cartão de débito internacional?

Sim, os cartões de débito internacional possuem algumas limitações que devem ser consideradas antes de decidir usar esse método de pagamento na sua próxima viagem ao exterior.

  • Não é aceito como forma de pagamento em alguns serviços internacionais, como o aluguel de carros;

  • Pode não ser uma boa opção para pagamentos de depósitos de segurança;

  • Pode envolver a demora no estorno dos pagamentos na conta bancária do titular;

  • Dependendo da moeda e do provedor, a compensação dos depósitos na conta não são instantâneos.

Cartão de débito internacional vs. cartão de crédito internacional: qual é a diferença?

Antes de escolher um meio de pagamento para a sua viagem, vale a pena considerar as diferenças entre os tipos de cartão disponíveis. Saiba mais sobre os cartões de débito e crédito internacional a seguir.

Cartão de débito internacional

A principal característica do cartão de débito internacional é retirar o valor de uma compra do saldo disponível em conta. Algumas alternativas ainda vão permitir a conversão do dinheiro antes da viagem com tarifas mais competitivas.

Esses cartões podem estar vinculados a contas bancárias, que costumam fazer a conversão do dinheiro no momento da operação, ou a contas multimoedas, que facilitam o câmbio e manutenção de saldo em moedas estrangeiras.

Cartão de crédito internacional

Já o cartão de crédito usa o limite pré-aprovado oferecido pelo banco ao usuário. Assim, os pagamentos são concluídos posteriormente, na data de fechamento da fatura ou podem ser parcelados. Apesar da flexibilidade, a solução conta com tarifas elevadas, como IOF de 5,38% e margem sobre o câmbio.

Conclusão: o cartão de débito internacional vale a pena?

Sim, um cartão de débito internacional pode ser muito vantajoso para quem viaja com frequência, faz compras em lojas no exterior ou deseja ter maior controle das suas despesas quando estiver fora do país.

No entanto, para aproveitar melhor as vantagens da solução, é importante escolher bem o provedor ou banco emissor, já que cada operador vai oferecer serviços e terá custos diferentes.

Ao compararmos os cartões de débito internacional, percebemos que o cartão Wise se destaca como o que oferece as melhores condições aos clientes. Além de usar a taxa de câmbio comercial sem margem, tem IOF e tarifas de serviço reduzidas, além da maior quantidade de moedas suportadas.

Solicite agora seu cartão Wise

Melhores cartões de débito internacionais - - FAQ

Quais cartões de débito posso usar no exterior?

Você pode usar cartões de débito de grandes bancos, fintechs ou provedores alternativos, como Itaú, Banco do Brasil, Wise, Revolut, C6 Bank e Nomad.

Quais cartões de débito internacionais não cobram impostos internacionais?

Todas as operações de compra de moeda ou compra internacional são tarifadas por determinação do governo federal. No entanto, os cartões de provedores digitais aplicam a alíquota de IOF de 1,1%, enquanto os bancos costumam aplicar o valor de 5,38%.

O que é um cartão de débito internacional?

O cartão de débito internacional é um cartão que pode ser utilizado para compras e saques no exterior. Ao fazer uma operação, o valor é descontado automaticamente do saldo em conta.

Como obter um cartão de débito internacional?

Para obter um cartão de débito internacional é necessário ter uma conta no banco ou provedor desejado e fazer o pedido online ou presencialmente de acordo com a opção escolhida.

Como usar meu cartão de débito no exterior?

O cartão de débito internacional pode ser usado para pagamentos e saques no exterior com taxas melhores em comparação com cartão de crédito.

Quais são as taxas para usar um cartão de débito internacional?

Ao usar um cartão de débito internacional são aplicadas taxas de câmbio, IOF e serviço para a conversão de moeda. Além disso, alguns bancos cobram tarifas de anuidade e saque em espécie no exterior.