Qual a melhor conta em dólar no Brasil? Guia 2024
Seja para pessoas físicas ou jurídicas, abrir uma conta em dólar é uma alternativa vantajosa para receber, guardar e fazer compras no exterior, assim como permite que você também possa fazer conversão para outras moedas de maneira muito mais prática e econômica.
Embora os bancos ofereçam esse tipo de conta no Brasil, o processo pode ser burocrático e com custos altos. Por outro lado, existem provedores especializados, como a Wise e WorldRemit, que permitem a abertura de maneira simples e sem burocracia.
Para ajudar a encontrar e melhor conta em dólar no Brasil, confira o artigo abaixo com todas as informações sobre o processo de abertura de conta, quais os custos e as alternativas de provedores com o melhor custo-benefício. Vamos lá?
É possível abrir uma conta em dólar no Brasil?
Sim, é possível abrir uma conta em dólar no Brasil. Alguns bancos tradicionais além de plataformas digitais e provedores especializados, como a Wise e WorldRemit, oferecem a possibilidade de clientes abrirem uma conta em dólar para brasileiros que não possuem endereço nos Estados Unidos.
É importante notar que a oferta de contas em moedas estrangeiras ainda é um serviço pouco explorado pelos bancos tradicionais. Ademais, é comum que as instituições bancárias apliquem taxas mais elevadas ou estabeleçam alguns critérios de qualificação para oferecer esse recurso aos seus clientes. O que torna o processo bastante burocrático e pouco vantajoso em termos financeiros.
Por outro lado, bancos digitais e provedores especializados que operam em diversos países oferecem um melhor custo-benefício. Por meio das plataformas online, como a Wise, você pode conseguir contas em várias moedas, além do dólar americano, para guardar, enviar, receber ou fazer pagamentos com maior praticidade e economia.
Portanto, antes de abrir uma conta em dólar no Brasil, é importante conhecer as instituições que oferecem o serviço e comparar os custos cobrados, além das vantagens e desvantagens de cada alternativa.
Quais as vantagens de abrir uma conta em dólar no Brasil?
Abrir uma conta em dólar no Brasil pode ser benéfico para pessoas físicas e empresas que fazem pagamentos para o exterior, recebem ou precisam guardar dinheiro em dólares com frequência. Por meio da conta em moeda estrangeira, é possível gerenciar suas transações financeiras e evitar as flutuações das taxas de câmbio da moeda.
Ao ter uma conta em dólares americanos, você pode manter, vender ou converter a moeda sempre que desejar e quando a taxa de câmbio estiver mais favorável. Essa é uma grande vantagem para quem paga e recebe em USD.
Ser capaz de manter o saldo em dólares também pode ser bastante econômico porque você pode fazer pagamentos em dólar diretamente do seu saldo na moeda norte-americana, ao invés de converter BRL em USD todas as vezes que precisar usar a moeda estrangeira.
Por fim, freelancers e contratados podem fornecer os detalhes da conta bancária em USD aos clientes e, dessa forma, eles podem realizar os pagamentos em uma transferência local. Já os afiliados e revendedores online podem usar a conta para receber pagamentos de empresas internacionais como a Amazon.
Qual a melhor conta em dólar?
A escolha da melhor conta em dólar no Brasil dependerá dos seus objetivos para ter uma conta em moeda estrangeira, além das operações financeiras que você deseja fazer.
Na tabela abaixo, você encontrará uma visão geral dos fornecedores que trabalham com uma conta multimoeda, incluindo taxas, elegibilidade e recursos de algumas das contas em dólar disponíveis.
Provedor | Elegibilidade | Taxa de abertura | Tarifa de manutenção | Serviços adicionais |
---|---|---|---|---|
Santander | Pessoa jurídica | - | - | Contas disponíveis em dólares americanos e/ou euros |
Wise | Pessoa física e jurídica | Gratuita | Gratuita | Cartão de débito, dados bancários internacionais e contas disponíveis em mais de 50 moedas |
Nomad Global | Pessoa física | Gratuita | Gratuita | Cartão de débito |
Banco do Brasil | Pessoa física | Gratuita | Gratuita | Cartão de débito |
Wise
A Wise é uma alternativa interessante para quem busca a melhor conta em dólar no Brasil. A fintech oferece contas digitais para clientes pessoais e empresariais, que podem ser usadas para guardar, enviar, fazer saques e pagamentos em dólares americanos e em mais de 50 moedas diferentes.
Além disso, a Wise, antiga TransferWise, também disponibiliza dados de conta em diversas moedas, incluindo dólar norte-americano, que podem ser usados para enviar dinheiro como um local. Basta compartilhar as informações bancárias para receber transferências gratuitas do exterior.
Pensando em tornar as compras e saques no exterior muito mais práticos e econômicos, a Wise oferece um cartão de débito internacional vinculado à conta que pode ser usado em mais de 200 países. Com o cartão da Wise, assim como em todas as transferências internacionais, as conversões de moedas são feitas com base na taxa de câmbio média de mercado, tarifas mais baixas em comparação a outros bancos e provedores e taxas transparentes.
Saiba mais sobre a Wise em nossa avaliação completa.
Taxas: abertura de conta gratuita e sem taxa de manutenção para clientes pessoais, 1,1% de IOF sobre compras no cartão
Moedas: 53 moedas, incluindo USD, EUR e GBP
Principais características: transferências para mais de 80 países, cartão de débito vinculado à conta e aceito em mais de 200 países
Santander
O Santander tem uma conta internacional em dólar exclusiva para empresas. Através dela, é possível eliminar gastos operacionais no fechamento de câmbios de importação e exportação devido ao hedge natural, uma proteção financeira contra variações cambiais.
É importante notar que a conta internacional do Santander está disponível apenas para clientes do banco e que sejam pessoa jurídica, já que o serviço não é direcionado para pessoas físicas. Para ter acesso, é necessário entrar em contato com o Gerente de Relacionamento ou Gerente de Negócios Internacionais.
A grande vantagem dessa conta é que ela pode ser estruturada de acordo com o perfil ou modelo de negócio da sua empresa. Para tanto, devem ser considerados diversos fatores como a localidade dos recebimentos/pagamentos, as moedas utilizadas, o fuso horário e o hedge natural.
Taxas: são definidas conforme negociação
Moedas: USD e/ou EUR
Principais características: conta internacional disponível em 2 moedas com planos personalizados para cada tipo de negócio
Nomad Global
A Nomad é uma conta 100% digital que oferece solução completa para quem precisa de uma conta em dólar no Brasil. Ao abrir a sua conta internacional na fintech, você tem acesso a dados bancários e um cartão de débito americano para economizar, investir e efetuar pagamentos em USD.
O cartão da Nomad é aceito em mais de 50 países e não há cobrança de anuidade. Para colocar saldo, fazer transações internacionais e gerenciar a sua conta, basta acessar o aplicativo da empresa.
Para criar a sua conta na Nomad, você só precisa de um endereço fixo no Brasil, um número de telefone válido e apresentar seus documentos de identificação. O processo de abertura é simples, gratuito e leva apenas alguns minutos para ser concluído.
Taxas: sem taxas para abertura ou manutenção da conta, conversão de moedas feita com base no dólar comercial, com IOF de 1,1% e taxa de serviço de 2%
Moedas: USD
Principais características: conta em dólar americano, cartão aceito em mais de 50 países e transferências internacionais pelo aplicativo
Banco do Brasil
Em parceria com o BB Americas Bank, o Banco do Brasil lançou a sua conta digital em dólares. Esse serviço é apenas para os correntistas que não foram clientes do BB Américas nos últimos 12 meses e precisam guardar dinheiro em USD para suas viagens ao exterior.
Através da Conta Easy, você pode realizar transferências diretamente na conta digital em dólares, sem precisar se preocupar com tarifas na sua conta corrente do BB. Além disso, terá acesso a um cartão de débito internacional na bandeira Visa para fazer compras em milhões de estabelecimentos comerciais e saques em ATMs.
Para ter acesso a essa conta em dólar no Brasil, basta acessar o aplicativo do BB e solicitar a sua “Conta BB Americas”. Após ser direcionado para o site do BB Americas, você terá que enviar o documento de identificação com foto e o comprovante de residência
Taxas: sem tarifa de abertura ou de manutenção da conta
Moedas: dólar
Principais características: conta digital em dólar, com cartão de débito na bandeira Visa vinculado
Como abrir uma conta em dólar no Brasil
O processo para abrir uma conta em dólar no Brasil varia de acordo com o banco ou provedor selecionado. Em alguns casos, você deve mostrar que atende aos critérios de qualificação para ter acesso a esse serviço.
A boa notícia é que muitos provedores, como a Wise e WorldRemit, permitem que os clientes abram e gerenciem suas contas online por meio do site ou aplicativo. Em geral, as etapas que você precisa seguir para abrir uma conta em dólares americanos no Brasil incluem:
Escolha o provedor que oferece diversos recursos e melhor custo-benefício;
Verifique se você atende a todos os critérios de qualificação;
Registre a sua conta online, pelo site ou aplicativo do provedor;
Forneça seus dados pessoais e de contato;
Conclua as etapas de verificação necessárias;
Deposite dinheiro da conta e comece a usá-la.
Independente da escolha do provedor, para abrir a sua conta bancária em dólares no Brasil você terá que fornecer alguns documentos para o processo de verificação. Essa é uma prática adotada por bancos e instituições financeiras especializadas para manter as contas seguras e de acordo com a lei.
Os documentos necessários também variam conforme o provedor e tipo de conta. Mas geralmente são:
Documento de identidade com foto: RG, CNH ou passaporte;
Comprovante de endereço: conta de energia ou extrato bancário;
Documento de registro comercial se a conta for para pessoa jurídica.
Conclusão
Abrir uma conta em dólares pode ser uma ótima solução para quem precisa guardar, enviar, receber e fazer pagamentos em dólares. As contas podem ser abertas por pessoas físicas, afiliados, freelancers ou empresas por meio de bancos tradicionais, digitais e provedores online especializados como a Wise e WorldRemit.
É importante notar que os bancos tradicionais oferecem contas em dólares mais limitadas e com custos mais altos. Por outro lado, as plataformas digitais prometem serviços mais práticos e econômicos.
Para escolher o provedor da sua conta em dólar, é importante conhecer as vantagens e taxas aplicadas em cada um deles. Dessa forma, você poderá analisar qual atende às suas expectativas e oferece o melhor custo-benefício. Esse guia pode ser um bom ponto de partida para a sua pesquisa sobre contas em dólares no Brasil. Faça a sua pesquisa e boa escolha!
FAQ
Sim, é possível abrir uma conta em dólar no Brasil com um banco tradicional ou provedor online especializado, como a Wise ou WorldRemit. Cada uma dessas empresas oferece contas com funcionalidades e taxas diferentes, por isso é importante pesquisar bem para descobrir qual é a mais indicada para você.
Existem diversos custos associados à abertura e operação de uma conta em dólar no Brasil. Alguns bancos e provedores permitem que as contas sejam abertas gratuitamente, sem taxas de manutenção mensais ou saldo mínimo necessário. Enquanto isso, outras instituições financeiras aplicam taxas mensais, requisitos de elegibilidade rigorosos, entre outras.