Qual é o melhor cartão virtual internacional? Saiba tudo aqui

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
16 de novembro de 2023

O cartão virtual internacional é conhecido como uma forma segura e prática para pagamentos em lojas digitais de outros países. Se você faz compras online com frequência, já deve ter ouvido falar sobre a solução, que tem se tornado cada vez mais popular por permitir compras a distância e no conforto de casa.

Mas será que um cartão virtual internacional vale a pena? E qual escolher? A seguir, você vai conhecer os tipos de cartão virtual internacional, as principais opções disponíveis, vantagens, desvantagens e tarifas aplicadas. Entre as melhores ofertas do mercado, vamos apresentar o Wise cartão international, que já está disponível no Brasil.

Descubra o cartao Wise

Cartão virtual internacional: as melhores opções

Com o aumento das compras online, vários bancos passaram a oferecer cartões virtuais internacionais. Os requisitos para a oferta variam de acordo com a instituição, que pode fazer exigências como já ter uma conta aberta e um cartão físico emitido.

Além dos requisitos, as tarifas e os impostos cobrados também podem ser expressivos. Por isso, use a tabela abaixo para comparar os custos e a quantidade de moedas das principais opções de cartão virtual do Brasil.

BancoNome do cartãoTaxa de manutençãoSuporta outras moedas
Banco do BrasilOurocard-eGratuitoNão*
BradescoCartão virtual BradescoGratuitoNão*
ItaúCartão virtual ItaucardGratuitoNão*
Banco InterCartão virtual InterGratuitoNão*
Nomad GlobalCartão virtual NomadGratuitoReal e Dólar
C6 BankCartão virtual Conta GlobalGratuitoReal e dólar ou Real e euro*
WiseCartão virtual WiseGratuito53 moedas

*O cartão permite compras em todo o mundo, com a conversão do dinheiro em real para moeda estrangeira no momento da compra.

**__O Bradesco oferece o cartão virtual de crédito apenas para correntistas com cartão de crédito físico nas bandeiras Elo ou Visa, que podem ter taxas de manutenção vinculadas.

***A Conta Global do C6 pode ser para compras em dólar ou compras em euro. Não é possível usar as duas moedas em uma mesma conta.

Em comparação com as outras alternativas, o cartão virtual da Wise é o que oferece suporte para a maior quantidade de moedas. Além disso, ao contrário dos outros cartões, que aplicam um IOF de 5,38%, no cartão Wise a tarifa é de apenas 1,1%. Ainda há mais economia nas compras com as moedas disponíveis em saldo e a empresa não aplica margem sobre a conversão do câmbio.

Tipos de cartões virtuais internacionais

Os bancos tradicionais oferecem 2 tipos principais de cartões virtuais: os cartões de crédito virtuais e os cartões de débito virtuais. Saiba mais sobre os diferentes tipos de cartão virtual e avalie qual se encaixa nas suas necessidades.

Cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual funciona da mesma forma que o seu cartão físico, mas como uma versão temporária. A diferença é que você recebe um número novo com prazo de validade, para ser usado apenas uma vez.

Assim, depois de fazer a compra no crédito — usando o mesmo limite e os mesmo benefícios do seu cartão —, a numeração se torna inválida e não pode ser usada em nenhuma outra transação.

Cartão de débito virtual

Da mesma forma que o cartão de crédito, o cartão de débito virtual funciona como um espelho do seu cartão físico. Para usá-lo, você recebe os 16 dígitos do cartão e um código de segurança temporários, que podem ser usados para pagar com o dinheiro disponível em conta e, após a operação, o cartão virtual se torna inválido automaticamente ou terá as suas informações alteradas.

Como funcionam os cartões virtuais internacionais?

Os cartões virtuais internacionais funcionam como os nacionais, mas permitem compras em lojas e estabelecimentos do exterior. Entre as suas vantagens, estão pagamentos via internet, em lojas virtuais, e a possibilidade de vincular a carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay.

Hoje, há bancos e provedores que permitem pagamentos com sistemas por aproximação, facilitando o uso do cartão virtual em lojas físicas. Algumas lojas também podem fazer a leitura do cartão pela tela do smartphone.

Como solicitar um cartão virtual internacional

As formas de solicitar um cartão virtual internacional dependem do provedor utilizado. Normalmente, nas contas bancárias que oferecem cartões virtuais, basta fazer um pedido para receber os dados do seu cartão provisório.

Na Wise, provedor especializado em transferências internacionais, você pode pedir o seu cartão de débito virtual de forma rápida e simples:

  1. Crie uma conta na Wise pelo aplicativo ou site da empresa;

  2. Peça o seu cartão digital e faça o primeiro depósito na conta, em reais. Esse depósito poderá ser usado em compras;

  3. Você pode adicionar o seu cartão a uma conta do Google Pay ou Apple Pay para fazer pagamentos com um smartphone em lojas físicas, digitais e assinar serviços.

Solicite o seu cartão Wise

Como usar um cartão virtual internacional

Assim que o seu cartão virtual estiver ativo já será possível usá-lo em compras online. Os pagamentos funcionam como nos cartões convencionais: basta preencher os detalhes do cartão na plataforma da loja e confirmar a sua compra.

Ainda é possível vincular o seu cartão virtual ao Google Pay ou Apple Pay. Usando como exemplo o Google, veja como fazer o processo:

  1. Abra o aplicativo Carteira do Google;

  2. Clique em "Adicionar à carteira" e "cartão de pagamento";

  3. Clique em "novo cartão de crédito ou débito" e insira os detalhes do seu cartão virtual;

  4. Salve os dados informados e aceite os termos de uso.

Quais são as taxas de transação aplicadas a um cartão virtual internacional?

No Brasil, o governo federal determina a cobrança do IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, em todas as compras internacionais. Para compras no crédito ou débito, o IOF aplicado é de 5,38%.

Além do IOF, compras em moeda estrangeira sofrem a cobrança da taxa de câmbio de mercado da data, com a aplicação de uma margem sobre esse valor por alguns bancos.

A boa notícia é que há provedores, como a Wise, que aplicam o IOF de 1,1%, usam a taxa média de câmbio sem margem e têm tarifas de serviço reduzidas. Assim, fica muito mais barato fazer compras fora do país.

Melhor cartão internacional digital: uma comparação

Hoje, existem muitos cartões internacionais digitais. Além de bancos tradicionais e fintechs, há provedores com cartões mais econômicos para operações internacionais, como a Wise e o Nomad Global. Saiba mais sobre as opções disponíveis a seguir.

Banco do Brasil

O Ourocard-e é o cartão virtual da conta Ourocard Fácil, do Banco do Brasil. Sem anuidade e gasto mínimo, pode ser solicitado pelo aplicativo do Banco do Brasil após o desbloqueio do cartão físico. A alternativa permite o uso nas funções débito e crédito, caso as duas opções estejam aprovadas.

Vantagens:

  • Vínculo com conta gratuita, sem anuidade e gasto mínimo;

  • Aceito no mundo inteiro;

  • Acesso fácil para correntistas.

Desvantagens:

  • Crédito sujeito à aprovação;

  • IOF de 5,38% em compras internacionais.

Bradesco

O cartão virtual do Bradesco está disponível para clientes com cartão de crédito físico nas bandeiras Elo ou Visa. Ele pode ser criado pelo aplicativo do banco e seus dados podem ser usados por até 72h para uma única compra, que chegará na mesma fatura do cartão físico.

Vantagens:

  • Dados válidos por até 72h;

  • Acesso fácil para correntistas.

Desvantagens:

  • Apenas cartão de débito;

  • Tarifas de acordo com cartão vinculado;

  • IOF de 5,38% em compras internacionais.

Itaú

Diferente das outras alternativas, o cartão virtual Itaucard está disponível em dois formatos: um para serviços do dia a dia, como assinaturas ou serviços, e outro temporário, para compras pontuais dentro do prazo de 48h. As duas opções são geradas pelo aplicativo do Itaú e são vinculadas a contas do banco.

Vantagens:

  • Diferentes tipos de cartão virtual disponíveis;

  • Possibilidade de desabilitar o cartão físico para compras online.

Desvantagens:

  • Disponível apenas para cartão de crédito e múltiplo de pessoa física;

  • Não permite compras em loja física;

  • IOF de 5,38% em compras internacionais.

Banco Inter

O Banco Inter tem um cartão digital que permite compras no débito e no crédito, caso a função esteja habilitada. O cartão é gerado pelo aplicativo da empresa e pode ser cadastrado nas carteiras digitais Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay, além de fazer compras por aproximação.

Vantagens:

  • Compras no débito ou crédito;

  • Cartão vinculado a conta bancária gratuita e com benefícios, como cashback;

  • Pode ser vinculado a carteiras digitais.

Desvantagens:

  • Crédito sujeito à aprovação;

  • IOF de 5,38% em compras internacionais.

Nomad Global

Com o cartão virtual do banco Nomad, você pode fazer compras internacionais em dólar e no débito. O cartão é aceito em países de todos os continentes e pode ser vinculado a uma carteira digital para comprar em lojas físicas que aceitem o meio de pagamento.

Vantagens:

  • Vinculado a uma conta bancária gratuita;

  • Permite uso de dólares convertidos;

  • Pode ser vinculado a carteiras digitais.

Desvantagens:

  • Compras apenas no débito;

  • IOF de 5,38% em compras internacionais.

C6 Bank

Com o cartão virtual do C6, também é possível fazer compras no crédito ou débito. Uma diferença da alternativa é a durabilidade do cartão, que não se torna inválido após uma compra, mas tem o seu CVC alterado frequentemente para evitar fraudes.

Vantagens:

  • Vinculado à conta gratuita e com benefícios, como cashback;

  • Compras no crédito ou débito;

  • Validade estendida.

Desvantagens:

  • Crédito sujeito à aprovação;

  • IOF de 5,38% em compras internacionais.

Wise

O cartão virtual da Wise é uma alternativa ideal para quem faz compras com frequência ou opera em diferentes países. Vinculado a uma conta gratuita, aplica o IOF de 1,1% às compras e não cobra tarifas quando a compra é debitada na mesma moeda do saldo da conta. Além de 7 vezes mais econômico, o cartão permite pagamentos em mais de 50 moedas.

Vantagens:

  • Vinculado a uma conta gratuita;

  • IOF de 1,1% em compras;

  • Pagamentos em 53 moedas.

Desvantagens:

  • Compras apenas no débito;

  • Também é preciso solicitar o cartão físico.

Descubra o cartão virtual Wise

Vantagens e desvantagens do cartão virtual internacional

Os cartões virtuais internacionais são uma solução que aumenta a segurança das compras online. No entanto, apresentam vantagens e desvantagens diferentes quando comparados aos cartões físicos.

A seguir, compare os diferenciais e avalie se vale a pena ter um cartão virtual internacional.

Vantagens

  • Segurança: os cartões virtuais são mais seguros contra fraudes por terem dados com validade, que expiram após o uso ou são alterados com frequência;

  • Economia: com ativação via aplicativo, não há os custos de abertura de uma nova conta;

  • Praticidade: alguns bancos permitem o uso de cartões digitais sem a emissão de um físico, facilitando os pagamentos;

  • Benefícios: é possível obter benefícios como descontos e cashback ao fazer compras.

Desvantagens

  • Dificulta o pagamento por serviços: como a maioria dos cartões virtuais tem dados com prazo de validade, não é possível usá-los para pagamentos recorrentes;

  • Dificulta compras em lojas físicas: alguns cartões ou lojas físicas não aceitam pagamentos com carteiras digitais;

  • Vinculação a conta bancária: muitos bancos só oferecem cartões digitais para correntistas que já tenham um cartão físico emitido.

Os cartões virtuais internacionais são seguros?

Sim, os cartões virtuais são mais seguros que os físicos por terem dados com prazo de validade. Após uma compra, o número do cartão e o seu código de segurança não podem mais ser usados ou são bloqueados para uso futuro. Há, ainda, cartões que alteram o código de segurança a cada operação.

Todos esses mecanismos impedem que os dados do cartão sejam usados por terceiros. Dessa forma, os riscos de sofrer roubos ou golpes são menores que com um cartão físico.

Conclusão: vale a pena ter o cartão virtual internacional?

Um cartão virtual internacional pode ser muito vantajoso se a sua intenção é fazer compras em lojas virtuais de forma segura. Além de menos riscos relacionados a fraudes e roubos, a alternativa ainda garante a praticidade e autonomia do gerenciamento pela internet.

Hoje, clientes de um banco podem solicitar um cartão virtual com bastante rapidez e simplicidade. Para compras internacionais, existe outra opção ainda mais econômica e sem a exigência de ter uma conta bancária, que é a Wise.

Com uma conta digital gratuita, o provedor permite enviar, receber e guardar dinheiro em 53 moedas, oferece um cartão de débito internacional e cartões virtuais para compras online no débito. Uma solução ainda mais econômica, que tem o IOF de apenas 1,1%, não cobra margem sobre o câmbio comercial e tem tarifas de serviço pequenas e transparentes.

Descubra a conta Wise

FAQ

O que é um cartão virtual?

Um cartão virtual é emitido por vias digitais e tem dados com prazo de validade, que não podem ser usados após uma compra. Eles são vinculados a uma conta e, apesar de terem números e códigos de segurança diferentes, usam o seu saldo e limite disponível.

Para que serve o cartão virtual?

O cartão virtual serve para fazer compras em lojas digitais de forma segura e prática, reduzindo os riscos de fraudes. Algumas lojas físicas já aceitam pagamentos com cartões virtuais por meio de carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay.

Qual cartão digital é internacional?

Muitos cartões digitais disponíveis no Brasil são internacionais. Você pode optar por cartões de bancos tradicionais, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, de bancos digitais, como Inter, C6 Bank e Nomad, e de provedores especializados em transferências internacionais, como a Wise.

Como usar cartão virtual no exterior?

Você pode usar o seu cartão virtual em lojas digitais de outros países ao colocar os dados do cartão na plataforma da loja. Alguns cartões também podem ser vinculados a uma carteira digital e fazer pagamentos em lojas físicas que aceitem o processo.