Visa Travel Money: vale a pena? Confira a análise completa da plataforma

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
30 de março de 2023

Ao viajar para o exterior, uma dúvida muito comum é qual a melhor forma de levar dinheiro. Entre as opções disponíveis, o Visa Travel Money está entre as mais antigas e utilizadas pelos brasileiros por garantir segurança e economia no transporte de valores.

Mas será que o Visa Travel Money realmente vale a pena? Neste artigo, você vai entender como funciona o cartão pré-pago internacional da bandeira Visa, vai conhecer os bancos que o oferecem, as tarifas praticadas e formas de solicitá-lo.

Conheça também alternativas mais econômicas para usar o seu dinheiro no exterior, como as contas multimoeda da Wise e do C6 Global.

Descubra o cartão Wise

Você vai encontrar neste artigo:

O que é o Visa Travel Money?

O Visa Travel Money (VTM) é um cartão pré-pago para viagens internacionais da bandeira Visa. Ele é disponibilizado em parceria com outros bancos e provedores e, por isso, pode ter diferentes vantagens, serviços e moedas suportadas.

O cartão pode ser usado para compras e saques internacionais usando uma moeda estrangeira da escolha do usuário. As formas de recarregar variam de acordo com a instituição que comercializa o VTM.

O Visa Travel Money é um cartão multimoeda?

O Visa Travel Money é um cartão internacional pré-pago que pode ser carregado em moedas estrangeiras. Nas versões oferecidas pelos principais bancos, como Banco do Brasil, Bradesco e Banco Rendimento, só é possível operar em uma moeda por vez.

Descubra os melhores cartões pré-pago no Brasil

O Visa Travel Money é seguro?

Sim, o Visa Travel Money oferece um serviço confiável para a conversão e o transporte de dinheiro a outros países. Apesar disso, como o cartão pode ser vinculado a diferentes bancos ou provedores, as garantias de segurança vão variar conforme as políticas e os sistemas da instituição que o oferece.

Quais bancos oferecem o Visa Travel Money?

O Visa Travel Money (VTM) pode ser vinculado a diferentes bancos. No site da Visa, é possível encontrar as ofertas dos bancos Bradesco, com o MoneyCard, e do Banco Rendimento. Ainda existem versões com a comercialização suspensa para novos clientes, como o Ourocard Travelmoney, do Banco do Brasil.

MoneyCard Bradesco

O cartão MoneyCard é oferecido pelo Bradesco na versão dólar, euro ou libra. O cartão está disponível apenas para correntistas do banco e pode ser solicitado em uma agência ou pelo telefone 4004-7797. As recargas também podem ser feitas por internet banking e não há tarifas para compras.

VTM Banco Rendimento

No banco Rendimento, o VTM está disponível nas moedas dólar americano, dólar canadense, dólar australiano, euro e libra esterlina. A conta pode ser gerenciada pelo aplicativo do banco, que permite recargas a distância e consulta de extratos, além de alteração de senha e bloqueio do cartão online.

O cartão é disponibilizado por revendedores parceiros do banco Rendimento, incluindo corretoras de câmbio e turismo recomendadas no website oficial. Ainda há a oferta do cartão Rendimento VTM Corporate, voltado para empresas.

Ourocard Travel Money

O Ourocard Travel Money está disponível nas moedas dólar ou euro apenas para correntistas do Banco do Brasil que já têm o cartão ativo. No entanto, a sua comercialização está suspensa para novos clientes.

O Ourocard VTM pode ser recarregado nas mesmas agências onde foi adquirido ou a distância, pela Central de Atendimento BB. Também é possível consultar o seu saldo pela internet e nos terminais Visa Plus, no exterior.

Leia também: Como enviar dinheiro com o cartão de crédito? O guia completo

Como funciona o Visa Travel Money?

O Visa Travel Money funciona como um cartão pré-pago internacional para compras e saques no exterior. Oferecido pela bandeira Visa em parceria com bancos e instituições financeiras, algumas de suas condições são variáveis, como as moedas cobertas e os meios para fazer recargas.

O VTM é aceito em milhões de estabelecimentos comerciais, físicos e virtuais, em mais de 200 países e territórios. Além disso, permite saques em moeda local em mais de 1 milhão de caixas eletrônicos credenciados à rede Visa/Plus ao redor do mundo.

As recargas do cartão podem ser feitas em casas de câmbio parceiras, bancos no Brasil ou canais digitais, caso a opção esteja disponível na instituição fornecedora.

Como recarregar o VTM

As formas de recarregar o VTM vão variar conforme o banco ou provedor que o oferece. Por exemplo, o banco Rendimento permite recargas a distância, por telefone ou pelo site do banco. Nesse caso, o usuário deve:

  1. Fazer login na conta pelo site do banco;

  2. Clicar em "Fazer recarga";

  3. Realizar o procedimento conforme o valor e a moeda desejados.

Já o MoneyCard, do Bradesco, pode ser recarregado apenas em agências habilitadas. O usuário ainda precisa ter o cartão em mãos.

Como verificar o saldo no VTM

Você pode verificar o seu saldo no VTM em caixas eletrônicos internacionais e em sites ou aplicativos, tanto do MoneyCard, do Bradesco, quanto do banco Rendimento.

Leia mais: Como sacar dinheiro no exterior: etapas, taxas e dicas úteis

Saque em dinheiro do Visa Travel Money

Para fazer um saque internacional com o Visa Travel Money, basta inserir o cartão em um caixa eletrônico com o selo Visa/Plus e digitar a sua senha de uso. O valor será debitado na moeda escolhida para o cartão ou, se for preciso sacar em uma moeda diferente, a conversão será automática e vai usar a taxa de câmbio diária da Visa.

Visa Travel Money: principais recursos

Antes de solicitar o seu Visa Travel Money, compare os benefícios e desvantagens da solução.

Vantagens do VTM

✅ Mais de 1 milhão de caixas eletrônicos disponíveis;

✅ Compras e saques em moeda local;

✅ Cartão recarregável (em alguns bancos, a distância);

✅ Diferentes moedas disponíveis;

✅ Todos os benefícios da bandeira Visa.

Desvantagens do VTM

❌ Condições variam conforme banco parceiro;

❌ Nem todos os bancos permitem recarga online;

❌ São comuns tarifas para saque, de manutenção e inatividade.

Para quem é o VTM?

O VTM é ideal para pessoas que desejam levar dinheiro ao exterior de forma mais segura e prática, sem se preocupar com:

  • perda ou roubo de valores;

  • variação cambial durante a viagem;

  • tarifas do cartão de crédito ou débito internacional.

Descubra a melhor alternativa para enviar dinheiro para o exterior

Alternativas ao Visa Travel Money

Apesar de seus benefícios, o cartão Visa Travel Money também apresenta desvantagens. Em relação às tarifas, além de margem sobre o câmbio e IOF de 5,38% para adicionar saldo ao cartão, é comum a cobrança de tarifas de manutenção, inatividade, emissão do cartão e saque.

A quantidade de moedas disponíveis, a forma de recarregar o cartão e as tarifas aplicadas ainda pode variar a depender do banco ou instituição que o oferece. Assim, é sempre importante conferir as condições do banco ou provedor em vista.

Para ter uma ideia dos recursos oferecidos e seus valores, confira a tabela abaixo e compare os serviços de 3 tipos de Visa Travel Money.


MoneyCard BradescoVTM Banco RendimentoOuroCard Travel Money (Banco do Brasil) 
DisponibilidadeApenas para clientes que já possuem o cartão*
Taxa de solicitaçãoGratuitoDe acordo com fornecedorIndisponível
Tarifas mensais
Saque em caixas eletrônicos internacionais
Taxa de câmbioTurismoTurismoTurismo
IOF5,38%5,38%5,38%
Moedas suportadasDólar, euro e libraDólar americano, dólar canadense, dólar australiano, euro e libra esterlinaDólar e euro
Conta multimoeda
Conta empresarialN❌ão

* Cartão com comercialização suspensa para novos clientes.

Como mostra a tabela, o Visa Travel Money utiliza a tarifa de câmbio diária da Visa, que prevê tarifas adicionais, e tem IOF de 5,38% para as recargas. Além disso, é comum que os bancos cobrem tarifas de saque, manutenção e inatividade. Também não é possível operar em diferentes moedas usando o mesmo cartão.

A boa notícia é que o mercado já conta com alternativas ainda mais econômicas e práticas que o VTM, como a Wise e o C6 Global.

Com cartões de débito internacionais, esses provedores permitem enviar, receber e guardar dinheiro em diferentes moedas com tarifas menores, incluindo câmbio comercial e IOF de 1,1%. Dessa forma, fica mais fácil operar no exterior aproveitando mais recursos com menos gastos.

Saiba mais sobre o cartão Wise

Taxas e limites do Visa Travel Money

Confira as principais tarifas do Visa Travel Money a seguir.


MoneyCard BradescoVTM Banco RendimentoOuroCard Travel Money (Banco do Brasil) 
Emissão do cartãoGratuitoDe acordo com distribuidorIndisponível
AnuidadeGratuitoGratuitoGratuito
ManutençãoGratuitoUSD/ EUR/ GBP/ CAD/ AUD/ NZD 3*USD 3
EUR 3
Inatividade

USD 5

EUR 5

GPB 3

USD/ EUR/ GBP/ CAD/ AUD/ NZD 3*Indisponível
Saque

USD 2,70

EUR 2,70

GBP 1,90

(por operação)

USD 2,50

EUR 2,50

GBP 2,50

CAD 3,0

AUD 3,0
NZD 4,0

(por operação)

USD 2,50

EUR 2,50

(por operação)

Reposição do cartão

BRL 25

EUR 25

GBP 20

USD/ EUR/ GBP/ CAD/ AUD/ NZD 50 (A partir da 2ª

reposição)

USD/EUR 50 (no exterior)
Taxa de câmbioTurismoTurismoTurismo
IOF5,38%5,38%5,38%

* Isenção para cartões com saldo superior a BRL 100,00 ou movimentação nos últimos 6 meses.

As informações foram consultadas em 20/03/2023 nos sites do Banco do Brasil, MoneyCard e banco Rendimento. Como as tarifas estão sujeitas a mudanças, verifique-as antes de tomar qualquer decisão financeira.

Taxas de câmbio VTM

Os cartões Visa Travel Money utilizam a taxa de câmbio diária da Visa, que prevê uma margem sobre o valor de mercado. Cada banco ou provedor ainda pode adicionar valores e taxas independentes, que devem ser pesquisados pelo usuário.

Limites do Visa Travel Money

Por ser vinculado a diferentes instituições bancárias, o Visa Travel Money pode ter limites diferentes. Confira os limites das principais opções disponíveis na tabela a seguir.


MoneyCard BradescoVTM Banco RendimentoOuroCard Travel Money (Banco do Brasil) 
Saques

Diário:

SD 1.000
EUR 800

GPB 600

IndisponívelSaldo do cartão (pode variar conforme horário e local)
GastosNão háIndisponívelSaldo do cartão (pode variar conforme horário e local)
Recarga do cartão

Mínimo
USD/ EUR/ GBP 200


Máximo

USD 30.000

EUR 11.000

BGP 10.000

IndisponívelIndisponível

Informações consultadas em 20/03/2023 nos sites do Banco do Brasil, MoneyCard e Banco Rendimento.

Como mostra a tabela, não há muita transparência sobre os limites do VTM. Sobretudo no cartão do banco Rendimento, as regras e tarifas são variadas devido à parceria com diferentes corretoras de câmbio e turismo parceiras.

Como obter o Visa Travel Money

O Visa Travel Money pode ser solicitado de formas diferentes em cada banco ou provedor. Veja aluns exemplos:

  • MoneyCard Bradesco: você pode telefonar para o número 4004-7797 ou se dirigir a uma agência do Bradesco. No processo, será preciso apresentar CPF e um documento com foto. No site do cartão estão listadas as agências mais próximas de você;

  • VTM Banco Rendimento: o Banco Rendimento oferece o cartão VTM por meio de revendedores. Você pode encontrar o contato de corretoras de câmbio ou turismo parceiras no site da instituição;

  • Ourocard Travel Money: no Banco do Brasil, a comercialização do Ourocard Travel Money está suspensa para novos clientes. No entanto, os usuários com cartão já ativo continuam com acesso aos seus benefícios.

Como ativar seu Visa Travel Money

A ativação do Visa Travel Money também vai variar de acordo com o banco ou provedor que o comercializa.

No Banco do Brasil, o Ourocard Travel Money era ativado em uma agência física após o fechamento da operação de câmbio manual. Já em outros bancos ou casas de câmbio, a ativação pode ser feita por telefone, em aplicativos ou websites. Consulte as condições do seu banco ou provedor.

Leia também: Qual é o melhor aplicativo para transferir dinheiro para o exterior?

Como usar o VTM no exterior?

O VTM pode ser usado da mesma forma que um cartão de débito internacional comum. Ao fazer compras ou saques, utilize o cartão em um estabelecimento ou caixa eletrônico que opere com a bandeira Visa e digite a sua senha para aprovar a operação.

O cartão é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos, incluindo restaurantes, supermercados, hotéis e farmácias e lojas Duty Free nos aeroportos internacionais. Lembre-se de ter o seu passaporte ou um documento de identidade válido em mãos para apresentar caso seja necessário.

Você também pode usar o Visa Travel Money em compras online, desde que a loja visitada aceite a modalidade pré-pago. No Banco Rendimento e no MoneyCard do Bradesco, as movimentações ainda podem ser acompanhadas por aplicativo ou site.

Moedas suportadas

Assim como os demais recursos, as moedas suportadas pelo VTM são diferentes em cada banco ou provedor. No MoneyCard, do Bradesco, o cartão está disponível nas moedas dólar, euro e libra. No Banco Rendimento, o usuário pode optar por Dólar Americano, Euro, Libra Esterlina, Dólar Australiano, e Dólar Canadense. Já o do Banco do Brasil permite operações em dólar ou euro.

Visa Travel Money para negócios

Se você precisa de um cartão internacional pré-pago para o seu negócio, também pode contar com VTMs empresariais. No Banco Rendimento, por exemplo, o cartão Rendimento Visa TravelMoney Corporate pretende ajudar na administração de gastos de funcionários com viagens ou eventos corporativos internacionais.

Entre as vantagens da alternativa estão a facilidade de fazer recargas e gerenciar as finanças online, economizando tempo para realizar operações e prestar contas.

Conclusão: Vale a pena ter um Visa Travel Money?

O Visa Travel Money é um dos cartões pré-pagos internacionais mais tradicionais do mercado. Apesar de garantir segurança para o dinheiro no exterior e estar disponível em diferentes bancos e casas de câmbio, as suas tarifas ainda são altas quando comparadas a alternativas como a Wise e o C6 Global.

A Wise, por exemplo, conta com um cartão de débito internacional da bandeira Mastercard que permite compras e saques em mais de 175 países. Para adicionar dinheiro, o usuário paga pelo câmbio comercial no valor de mercado, IOF de 1,1% e uma tarifa de serviço a partir de 0,41%, que varia conforme a moeda e o país de destino.

Além de economia, a solução permite enviar, receber e guardar dinheiro em mais de 50 moedas, facilitando pagamentos em diferentes países usando o mesmo cartão internacional. Assim, a Wise pode ser uma solução mais interessante para a sua viagem ao estrangeiro.

Descubra a conta Wise

* Este artigo foi escrito com informações disponíveis em 21/03/2023, que podem estar sujeitas a alterações com o passar do tempo. Por isso, sempre verifique dados e condições atualizados antes de tomar uma decisão financeira.

Visa Travel Money: Perguntas frequentes

Como funciona o Visa Travel Money?

O Visa Travel Money funciona como um cartão pré-pago internacional para compras e saques no exterior. Ele é oferecido pela bandeira Visa em parceria com bancos e instituições financeiras.

Existem alternativas para o VTM?

Sim. Hoje em dia, provedores alternativos oferecem contas multimoeda, como as da Wise e do C6 Global, que contam com mais recursos disponíveis, tarifas reduzidas e transparentes.

O Visa Travel Money é gratuito?

Por ser comercializado em parceria com bancos e provedores, o Visa Travel Money pode ter custos variáveis de acordo com a instituição que o oferece. No entanto, é comum a cobrança de tarifas de manutenção, saque e inatividade.

Como faço para sacar dinheiro do VTM?

Para fazer um saque com o Visa Travel Money, basta inserir o cartão em um caixa eletrônico com o selo Visa/Plus e digitar a sua senha de uso. O valor será debitado na moeda do cartão ou convertido automaticamente usando a taxa de câmbio diária da Visa.

O VTM é um cartão de crédito ou débito?

O VTM é um cartão pré-pago internacional. O usuário adiciona saldo na moeda e quantia desejadas e, depois, faz pagamentos e saques usando o valor recarregado.