Melhor cartão para usar no Reino Unido: Alternativas, preços e recursos disponíveis

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
14 de novembro de 2023

Está planejando uma viagem ao Reino Unido? Uma forma de simplificar e baratear as suas operações financeiras é encontrar um cartão de viagem especializado no uso de dinheiro no exterior, seja ele de débito, pré-pago ou crédito. Mas como saber qual o melhor cartão para usar no Reino Unido?

No guia a seguir, conheça os diferenciais de cada tipo de cartão, suas vantagens, desvantagens e encontre a solução mais adequada para as suas necessidades no exterior.

Wise - cartão de débito com bom custo-benefício para usar no Reino Unido

Uma das contas multimoedas mais populares do mundo, a Wise oferece um cartão de débito internacional que permite converter, guardar e usar libra esterlina e mais de outras 40 moedas. A conta é gratuita e tem tarifas competitivas e transparentes, cobrando câmbio comercial, IOF de 1,1% e pequenas taxas de serviço que garantem economia, agilidade e praticidade aos seus usuários.

VantagensDesvantagens

✅ Converta e gaste em libras e mais 40 outras moedas;


✅ Sem tarifas para pagamentos no exterior;


✅ Sem taxas de abertura ou manutenção;


✅ Câmbio comercial sem margem em todas as operações;


✅ Alguns saques internacionais gratuitos por mês.



❌ Sem agências físicas ou atendimento presencial;


❌ Sem acesso a programas de pontos ou cashback.


cartao_wise_pt-br.png
Obtenha seu cartão Wise gratuito
Leia o review completo do cartão de débito da Wise
 

O que é um cartão internacional de viagem?

Um cartão de viagem pode ser usado para compras em lojas online e físicas, além de saques em caixas eletrônicos internacionais. O seu grande diferencial é que as tarifas e os recursos são personalizados para o uso no exterior, resultando na redução de custos em comparação com cartões comuns. Alguns recursos adicionais, como acesso a contas multimoedas e programas de benefícios, também podem ser oferecidos.

5 cartões internacional de viagem para usar na EUA: comparação

ProvedorTipo de cartãoTaxa de entregaTarifa de saqueCâmbioTaxa de conversão
WiseDébitoGratuito

2 saques ou menos - gratuito até 1.400 BRL por mês


3 saques ou mais - 6,50 BRL por operação + 1,75% sobre o valor que exceder 1.400 BRL

Comercial sem margemA partir de 0,43% (varia conforme a moeda de destino e o país)
RevolutDébitoAinda não informado no BrasilGratuitos até 200 EUR/ mês (plano Standard)* + 2% sobre valores excedentesComercial sem margemVaria conforme moeda, quantia e horário
Visa Travel MoneyPré-pagoConforme operador parceiroConforme operador parceiroTaxa de câmbio diária da Visa Conforme operador parceiro
NubankCréditoGratuitoJuros de 9,75% ao mêsCâmbio PTAX4%
NeonDébitoGratuitoCusto dos terminais Visa Plus (variável)Câmbio + tarifa Visa4%

* O limite é maior em contas de planos pagos.

** Pode ser aplicada uma tarifa extra, de 0,5%, caso o valor transferido seja superior ao limite do plano contratado.

Consulta realizada em 14/06 nos sites da Wise, Revolut, Visa Travel Money, Nubank e Neon. Como os valores estão sujeitos a alterações, consulte-os antes de tomar qualquer decisão financeira.

Os cartões de viagem podem ter características bem diferentes a depender do seu tipo e provedor. Normalmente, os cartões de débito são mais econômicos, enquanto os de crédito têm tarifas maiores, mas oferecem vantagens como programas de pontos e cashback. A seguir, conheça algumas das principais alternativas do mercado em mais detalhes.

Quais são os diferentes tipos de cartões de viagem?

No Brasil, você pode escolher entre 3 tipos de cartões de viagem de bancos, fintechs e provedores:

  1. Cartões de débito internacional;

  2. Cartões pré-pagos de viagem;

  3. Cartões de crédito internacionais.

Débito, crédito ou pré-pago, qual é o melhor cartão?

Cada tipo de cartão internacional oferece benefícios diferentes. Assim, a escolha do melhor cartão para usar no Reino Unido deve considerar o que você precisa fazer durante a viagem.

O cartão pré-pago permite inserir saldo em moedas estrangeiras previamente. Assim, seus custos são voltados para a conversão do dinheiro, o que garante mais economia e controle financeiro.

O cartão de débito pode funcionar de forma semelhante à do pré-pago, permitindo recargas em moedas estrangeiras, ou fazer a conversão do dinheiro no momento da compra ou do saque. Por isso, pode apresentar tarifas distintas.

O cartão de crédito, por fim, garante flexibilidade para o pagamento das operações, que pode ser feito em parcelas ou na data de fechamento da fatura . A solução também pode oferecer benefícios como programas de pontos ou cashback, mas é a que tem as taxas de câmbio e serviços mais elevadas.

1. Cartões de débito de viagem

Alguns dos principais cartões de débito de viagem são oferecidos por provedores especializados em transferências internacionais. Vinculados a contas digitais, eles permitem a conversão do dinheiro e a manutenção de saldo em moedas estrangeiras. Isso significa que o usuário pode fazer compras e saques como um local no exterior, conquistando praticidade e economia.

Alguns exemplos são a Wise e o Revolut, que suportam a libra esterlina e diversas outras moedas em suas contas internacionais.

Cartão de débito da Wise

A Wise oferece um cartão de débito bastante interessante para quem vai viajar ao Reino Unido. Com uma conta sem tarifas de abertura ou manutenção, o usuário pode converter dinheiro pagando o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e uma pequena tarifa de serviço, a partir de 0,43%. Ainda é possível converter, guardar e gastar mais de 40 moedas em mais de 170 países.

  • Sem tarifas de abertura ou manutenção;

  • Use libras e + 40 moedas, incluindo euro e dólar;

  • 2 saques gratuitos no valor de até BRL 1.400 por mês. Depois disso, 6,50 BRL por operação + 1,75%;

  • Use dados locais para receber pagamentos em libra e outras 7 moedas.

Solicite seu cartão Wise
Descubra como funciona a Wise em nosso guia completo
 

Cartão de débito da Revolut

O cartão de débito para viagem da Revolut é outra opção prática e econômica vinculada a uma conta multimoedas. Serão aproximadamente 27 moedas disponíveis para usar a partir do Brasil com benefícios que podem variar conforme o plano contratado. O provedor aplica o câmbio comercial sem margem (para conversões que respeitam os limites de cada plano) e tem tarifas variáveis de acordo com a moeda convertida, a quantia e o horário.

  • Conta Standard gratuita ou planos pagos de até EUR 13,99/mês;

  • Cerca de 27 moedas a serem disponibilizadas no Brasil;

  • Tarifas de serviço maiores para a conversão fora do horário comercial e moedas menos comuns;

  • Margem de 0,5% ao câmbio de conversões que ultrapassam o limite do plano (mínimo EUR 200/mês).

Descubra mais sobre a Revolut
Leia o review completo da Revolut
 

Vantagens e desvantagens do uso de cartões de débito de viagem no Reino Unido

VantagensDesvantagens

✅ Converta moedas antes da viagem ou na hora de gastar;


✅ Sem juros ou tarifas por atraso;


✅ Seguros por não serem vinculados à sua conta bancária;


✅ Praticidade para acompanhar gastos online;


✅ Tarifas menores que as do cartão de crédito.



❌ Sem acesso a programas de recompensas ou cashback;


❌ Podem ser aplicadas tarifas de conversão de moeda e operação no exterior.


Como escolher o melhor cartão de débito de viagem para usar no Reino Unido?

Ao escolher o melhor cartão de débito para usar no Reino Unido, é importante considerar as suas necessidades e o seu estilo de gestão das finanças.

Se você pretende economizar, uma conta multimoeda que facilite a conversão do dinheiro com antecedência pode ser bastante vantajosa. A Wise tem uma oferta maior de moedas e uma conta 100% gratuita, enquanto a Revolut dá acesso a mais recursos, como poupança e investimentos, mas cobra taxas mensais para desbloquear transações e benefícios adicionais.

Obtenha seu cartão WiseLeia mais sobre a Revolut

Existe um limite de gastos com um cartão de débito internacional de viagem no Reino Unido?

Normalmente, sim. Os cartões de viagem costumam ter limites de uso próprios que podem ser diários, semanais ou mensais e se aplicam a diferentes tipos de transação. Por exemplo, um número máximo de saques em caixas eletrônicos internacionais ou para pagamentos diários. Uma forma de conhecer os limites do seu cartão é pesquisar as regras do seu banco ou provedor.

2. Cartões pré-pagos internacionais de viagem

Os cartões de viagem pré-pagos também permitem converter e adicionar saldo em moedas estrangeiras. Assim, é possível fazer pagamentos e saques como um local, além de controlar os gastos mais de perto. Como desvantagem, esses cartões costumam suportar menos moedas e permitir operações em apenas uma moeda por cartão. Também podem aplicar tarifas maiores, como IOF de 5,38%.

Cartão pré-pago Visa Travel Money

O Visa Travel Money é um dos cartões de viagem mais tradicionais do Brasil. Oferecido pela bandeira Visa em parceria com bancos, casas de câmbio e provedores, seus custos e recursos variam conforme o operador. Ele costuma ser oferecido nas versões libra, dólar e euro, aplica margem sobre o câmbio e IOF de 5,38%.

  • Grande aceitação da bandeira Visa;

  • Tarifas variam conforme parceiro operador do cartão;

  • Tarifa de câmbio diária da Visa e IOF de 5,38%;

  • Pode ter tarifas de manutenção, inatividade, emissão e saque;

  • Permite o uso de apenas uma moeda por cartão.

Cartão pré-pago PagBank

O cartão pré-pago do PagBank, antigo PagSeguro, tem a bandeira Mastercard e pode ser usado para comprar no Brasil e no exterior. A conversão do dinheiro é feita no momento da compra, resultando em tarifas maiores que as dos outros provedores: 5% de serviço + IOF sobre a taxa de conversão cambial. Ainda são cobrados BRL 8,50 a cada saque internacional.

  • Uso nacional e internacional;

  • Grande aceitação da bandeira Mastercard;

  • Conversão do dinheiro no momento da operação;

  • 5% de taxa de serviço + IOF + câmbio (não informado).

Vantagens e desvantagens do uso de cartões pré-pagos de viagem no Reino Unido

VantagensDesvantagens

✅ Pagamentos no exterior usando moedas locais;


✅ Existem variadas contas sem taxas mensais;


✅ Saques em caixas eletrônicos internacionais;


✅ Controle e gerenciamento de gastos via plataformas digitais;


✅ Conversão antes da viagem ou no momento da operação.



❌ Pouca variedade de moedas suportadas;


❌ Algumas contas têm taxas de transação internacional.

Como escolher o melhor cartão pré-pago de viagem para usar no Reino Unido?

A escolha do melhor cartão pré-pago para usar no Reino Unido também vai depender das necessidades da sua viagem. Se você optar por um cartão Visa Travel Money, deve encontrar um operador que trabalhe com a versão do cartão em libra. Tanto o VTM quanto o PagBank têm tarifas elevadas em comparação com os cartões de débito internacionais, mas ainda mais baratas que as de um cartão bancário comum.

Existe um limite de gastos com um cartão pré-pago no Reino Unido?

Sim, é comum que os cartões pré-pagos tenham limites próprios de gastos, saques e câmbio que variam conforme o banco ou provedor operador. Antes de fazer a sua escolha, confira as tarifas aplicadas para garantir acesso a todos os recursos necessários à sua viagem.

Descubra os melhores cartões pré-pago internacionais

3. Cartões de crédito internacionais de viagem

Uma solução bastante procurada, os cartões de crédito internacionais  costumam oferecer benefícios adicionais, como programas de recompensas e cashback para gastos no exterior. Apesar disso, suas tarifas são elevadas, incluindo margem sobre o câmbio e IOF de 5,38%. Como as operações utilizam o limite pré-aprovado de crédito, também podem ser cobrados juros no caso de atrasos.

Cartão de crédito internacional Nubank

O Nubank oferece um cartão de crédito gratuito que já vem com a função internacional liberada. Embora tenha fácil usabilidade e abertura simplificada, suas tarifas são elevadas: câmbio PTAX + IOF de 5,38% + tarifa de serviço de 4% sobre o câmbio do dia da operação. Para saques internacionais, também são cobrados juros de 9,75% ao mês.

  • Função internacional automaticamente liberada;

  • Sem anuidade ou taxas de manutenção;

  • Fácil adesão e usabilidade da plataforma;

  • Tarifa sobre o câmbio e IOF de 5,38%;

  • Juros de 9,75% ao mês sobre os saques internacionais.

Cartão de crédito internacional Inter

O banco Inter é mais um banco digital com a oferta de um cartão de crédito internacional gratuito. Com ele, o usuário tem acesso a programas de pontos e cashback ao comprar no exterior. Apesar dos benefícios, suas tarifas também são maiores, incluindo IOF de 5,38%, spread de 2% e câmbio PTAX.

  • Fácil solicitação e usabilidade;

  • Sem anuidade ou taxas de manutenção;

  • Tarifa sobre o câmbio e IOF de 5,38%;

  • Programas de recompensas e cashback;

  • Saque não disponível no exterior.

Vantagens e desvantagens de usar cartões de crédito no Reino Unido

VantagensDesvantagens

✅ Pagamentos mais flexíveis;


✅ Acesso a programas de benefícios e cashback;


✅ Pode oferecer descontos em restaurantes, lojas e hospedagens;


✅ Facilidade para fazer reservas e aluguéis;


✅ Uso do limite de crédito pré-aprovado.



❌ Tarifas maiores que as dos outros cartões;


❌ Juros altos para pagamentos em atraso.

Como escolher o melhor cartão de crédito de viagem para usar no Reino Unido?

Da mesma forma que nos outros cartões, é preciso considerar as suas necessidades ao procurar o melhor cartão de crédito para usar no Reino Unido. Tanto a conta do Inter quanto a do Nubank são gratuitas. No entanto, o cartão do banco Inter oferece os benefícios de programas de pontos e cashback para compras internacionais.

Descubra os melhores cartões de crédito internacionais no Brasil

Conclusão: qual é o melhor cartão de viagem para usar no Reino Unido?

Ao se preparar para a sua viagem internacional, encontrar o melhor cartão para usar no Reino Unido certamente trará mais praticidade e segurança por garantir o acesso aos recursos necessários à sua estadia no exterior.

Os cartões de viagem podem ser oferecidos nas versões débito, crédito ou pré-pagos, apresentando grandes diferenças em seus recursos e tarifas. Você pode optar por um cartão pré-pago ou de débito que facilite a conversão do dinheiro antes da viagem, o que garante mais economia para o câmbio. Também pode obter um cartão de crédito internacional se quiser aproveitar programas de recompensas, mas a preços mais elevados.

Ao escolher um cartão de débito internacional, como o da Wise e Revolut, você terá acesso a uma conta multimoedas com custos reduzidos e transparentes. Eles incluem o câmbio comercial, IOF de 1,1% e pequenas taxas de serviço, gerando economia e facilidade para operar no exterior.

Obtenha seu cartão WiseLeia mais sobre a Revolut

Melhores cartões de viagem para usar no Reino Unido - FAQ

Quais são alguns dos melhores cartões para usar no Reino Unido?

Entre os melhores cartões para usar no Reino Unido se destacam os cartões de débito da Wise e Revolut, os cartões pré-pagos Visa Travel Money e PagBank e os cartões de crédito do Nubank e Inter.

Como posso sacar dinheiro no Reino Unido com baixas taxas?

Ao usar um cartão de débito ou pré-pago que permita a conversão do dinheiro antes da viagem, como os da Wise e Revolut, você pode fazer saques em dólar pagando tarifas reduzidas.

Quais cartões não cobram IOF?

Todos os cartões internacionais cobram IOF. No entanto, cartões de débito, como os da Wise e Revolut, aplicam IOF de 1,1%, enquanto nos cartões de crédito e alguns pré-pagos a alíquota é de 5,38%.

Posso usar um cartão de débito no Reino Unido?

Sim, você pode usar cartões de débito internacionais como os da Wise e Revolut para pagamentos em libras no Reino Unido.

Os cartões pré-pagos são seguros?

A maioria dos cartões pré-pagos do mercado garante operações financeiras seguras. Antes de fazer a sua escolha, confira se o banco ou provedor operador é licenciado no Brasil e utiliza tecnologias de segurança suficientes.