Como comprar libra esterlina no Brasil: seu guia completo antes de viajar

Andrea Côrtes
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
15 de dezembro de 2023

Está com uma viagem marcada para o Reino Unido e quer saber como comprar libra esterlina? Com diversos fornecedores e meios de compra disponíveis no mercado, vale a pena comparar os recursos de custos de cada alternativa para encontrar a mais econômica e adaptada às suas necessidades.

Para ajudar no processo, este artigo vai apresentar as principais formas de obter moedas internacionais. Prepare-se para conhecer e comparar recursos, vantagens e custos associados. Aproveite para saber mais sobre provedores online práticos e econômicos, como Wise e Revolut.

Saiba mais sobre a WiseSaiba mais sobre o Revolut

Você vai encontrar neste artigo

Como comprar libra esterlina

No Brasil, você poderá comprar libras esterlinas em 3 tipos de fornecedores: casas de câmbio, bancos e provedores online especializados. Embora cada alternativa tenha vantagens, formas de pagamento e tarifas próprias, há alguns passos comuns para a compra de moedas estrangeiras:

  1. Decidir a quantia: estime o valor necessário para a viagem considerando gastos com acomodação, alimentação, transportes e passeios;

  2. Escolher o método de compra: compare condições, prazos e tarifas de bancos, casas de câmbio, provedores online e seus métodos de entrega;

  3. Pesquisar o local de destino: descubra se, no local onde você vai ficar, é comum pagar com dinheiro vivo, cartão e se há caixas eletrônicos acessíveis;

  4. Monitorar a taxa de câmbio: confira e acompanhe a taxa de câmbio da libra esterlina (GBP) para encontrar o melhor valor de compra;

  5. Fazer o pagamento: a depender do método escolhido, será possível pagar em dinheiro, cartão de débito, crédito ou boleto.

Gerencie o seu dinheiro com a Wise

Forma mais barata de comprar libra esterlina: uma comparação

Se você procura economia, é fundamental comparar os diferentes fornecedores de libras esterlinas. Na tabela abaixo, confira os custos do envio de BRL 1000 para GBP nos principais bancos, casas de câmbio e provedores do Brasil.

FornecedorTaxa de câmbioCusto de tarifasTotal a receber
Western UnionBRL 6,2227IOF de 1,1% e taxa Indisponível*GBP 160.67*
WiseBRL 6,2586BRL 21,86 (Incluso IOF de 1,1%)GBP 159,78
Remessa OnlineBRL 6,1280BRL 58,55 (Incluso IOF de 0,38%)GBP 153,63
NubankBRL 6,1213IOF de 0,38% + taxa de serviço de 1,2% + tarifa externa de BRL 46,51GBP 153,61
Travelex Confidence CâmbioBRL 6,525BRL 15,82 ( Incluso IOF de 1,1%)GBP 150,82

*Valor para envio online para conta bancária no exterior.

** Valor para a compra de dinheiro em espécie.

Consulta realizada em 22/11/2023 nos sites Wise, Remessa Online, Western Union, Travelex e aplicativo Nubank.

A tabela mostra que os provedores digitais apresentam custos reduzidos em comparação a outras alternativas, como casas de câmbio e bancos, porque esses fornecedores aplicam o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e aplicam pequenas tarifas de serviço.

No exemplo, são apresentados os valores da Western Union para o envio online para uma conta bancária no exterior. Caso o usuário deseje comprar dinheiro em espécie ou com a retirada em uma agência, os custos serão diferentes.

Qual é a taxa de câmbio para comprar libra esterlina hoje?

O valor da libra esterlina hoje é de BRL 6.26432. Esse é o preço de cada GBP em comparação com o real sem considerar IOF, taxa de serviço ou eventuais tarifas sobre o câmbio. Lembre-se que os preços finais podem variar conforme o fornecedor, a quantia e a forma de pagamento.

Ao escolher um provedor, é muito importante comparar o câmbio aplicado à operação. Por exemplo, é possível encontrar fornecedores que aplicam o câmbio comercial, enquanto outros utilizam o câmbio turismo.

Câmbio turismo

Você já deve ter percebido que existem duas cotações para a compra de dinheiro internacional: o câmbio turismo e o comercial.

Normalmente, o câmbio turismo é aplicado às compras por pessoas físicas, que geram custos adicionais para a comercialização da moeda em menor quantidade. Isso significa que a cotação inclui uma margem sobre o valor da moeda, deixando o seu custo maior. Você poderá encontrar a cotação da libra esterlina turismo em casas de câmbio e grandes bancos.

Câmbio comercial

Já o câmbio comercial é o valor de uma moeda no mercado, sem considerar tarifas ou percentuais. Embora seja mais comum em transações entre empresas e bancos, alguns provedores online, como Wise e Revolut, também aplicam a cotação sem margens adicionais para os seus clientes.

Outros fatores também podem influenciar a taxa de câmbio. Saiba mais sobre eles:

  • Balança de pagamentos: a quantidade de pagamentos feitos e recebidos por um país pode fortalecer ou enfraquecer a sua moeda;

  • Taxa de juros: a variação dos juros impacta os mercados, as exportações e os investimentos dos países, influenciando o valor da sua moeda;

  • Inflação: quando há aumento dos preços em um país, o poder de compra da sua moeda cai, assim como o valor da taxa de câmbio;

  • Funcionamento de mercado: a competitividade dentro de um país e a venda de moedas também podem provocar o aumento ou a queda do valor do câmbio.

Onde comprar libra esterlina

Há 3 maneiras de comprar libra esterlina: casas de câmbio, bancos ou provedores online especializados. As alternativas ainda permitem comprar dinheiro em formatos diversos, incluindo recargas em cartões de débito ou pré-pagos, retirar dinheiro em espécie ou usar cartões de crédito internacionais.

Comprar libra esterlina com cartão

Se o seu destino permitir pagamentos facilitados usando um cartão de débito ou crédito, você pode escolher entre bancos ou provedores online que ofereçam cartões de débito, crédito ou pré-pago.

Normalmente, os cartões bancários apresentam custos elevados, que incluem câmbio com margem, IOF de 5,38% e taxas de serviço. Já os cartões de provedores especializados, como Wise e Revolut, permitem recargas em moedas estrangeiras a preços reduzidos, pagando o câmbio comercial, IOF de 1,1% e pequenas taxas de serviço.

Comprar libra esterlina mais barata com cartões de débito pré-pagos e internacionais   

Os cartões de débito e pré-pagos de provedores online costumam permitir recargas em moedas estrangeiras a custos reduzidos. Isso porque aplicam o câmbio comercial e IOF de 1,1%, além de pequenas tarifas de serviço para a conversão do dinheiro.

Entre os principais fornecedores do mercado, a Wise e a Revolut se destacam pelo suporte a diversas moedas, incluindo a libra esterlina. Assim, basta fazer uma recarga com o valor desejado e usar o valor em compras e saques no exterior. É importante lembrar, contudo, que alguns estabelecimentos não aceitam cartões pré-pagos como meio de pagamento.

Saiba mais sobre como a Wise e a Revolut facilitam a compra de GBP:

  • Wise: oferece uma conta multimoedas com suporte ao GBP e mais de 40 moedas. Tem um cartão de débito internacional da bandeira Visa que permite compras e saques em mais de 160 países;

  • Revolut*: tem uma conta multimoedas com suporte a mais de 60 moedas e 150 países. Também tem um cartão de débito vinculado, mas está liberando seus recursos aos poucos no Brasil.

* Atualmente há algumas restrições relacionadas ao funcionamento da Revolut no Brasil. De acordo com a central de ajuda Revolut, atualmente só é possível fazer o câmbio para USD na conta em BRL. Para mais informações consulte o site da Revolut.

Conheça a WiseConheça o Revolut

Comprar libras esterlinas com cartão de crédito

Outra alternativa é usar um cartão de crédito no exterior para pagar os gastos da viagem somente na data de fechamento da fatura. Alguns bancos também vão permitir o parcelamento das compras, diluindo os custos em mais meses. Apesar de prática, a solução tem as maiores tarifas, que incluem IOF de 5,38% e margem sobre o câmbio, além de taxas de serviço.

Saiba tudo sobre como usar o cartão de crédito no exterior.

Parcelar libra esterlina com cartão: é um bom negócio?

Alguns bancos e provedores aceitam pagamentos pela conversão de moeda com o cartão de crédito. Um exemplo é o Travelex, que permite a compra de dinheiro em espécie parcelada em até 12 vezes.

Embora a alternativa ajude a aproveitar uma cotação específica sem precisar usar o dinheiro em conta, ela inclui custos adicionais, como possíveis juros sobre o valor das parcelas.

Comprar libra esterlina em casa de câmbio

As casas de câmbio estão entre as alternativas mais tradicionais para a compra de moedas estrangeiras. A principal vantagem da solução é a possibilidade de comprar libras esterlinas em espécie para já chegar ao local de destino com dinheiro em mãos.

O dinheiro vivo garante pagamentos em locais que ainda não aceitam cartão e facilita compras pequenas e em mercados locais. Por outro lado, aumenta os riscos de perdas e roubos. Um detalhe importante é que as casas de câmbio também costumam aplicar margem sobre o câmbio, com tarifas elevadas de serviço.

Você pode comparar as taxas de diferentes fornecedores em plataformas como o Melhor câmbio. Algumas dicas importantes são procurar empresas reguladas pelo Banco Central do Brasil e, sempre que possível, evitar agências em aeroportos e as suas tarifas elevadas.

Comprar libra esterlina no seu banco

Outra alternativa prática, especialmente se você já tem uma conta corrente, é comprar libras esterlinas no seu banco. Nesse caso, os preços serão parecidos com os de casas de câmbio e cartões de débito e crédito, com a aplicação do câmbio turismo e IOF de 1,1% para compras à vista ou 5,38% para compras usando um cartão, além de taxa de serviço.

É possível negociar com seu banco?

Sim, você pode buscar o seu gerente e conferir as possibilidades de negociação. Pesquise os preços de alguns concorrentes, apresente-os ao seu gerente e pergunte se é possível fazer a compra pagando um valor menor.

Comprar libra esterlina em plataformas online

Entre as alternativas mais econômicas, as plataformas online, como Wise e Revolut, costumam trabalhar com contas multimoedas que permitem recargas em moedas estrangeiras. Os custos são reduzidos, incluindo câmbio comercial, IOF de 1,1% e pequenas taxas de serviço.

Embora essas plataformas sejam normalmente seguras, é recomendado pesquisar se a empresa é regulada no Brasil e segue as regras do BACEN. Conheça algumas das mais utilizadas:

  • Wise: conta multimoedas online e gratuita com suporte a mais de 40 moedas, incluindo o GBP. Oferece um cartão de débito vinculado para compras e saques internacionais;

  • Revolut*: conta multimoedas online gratuita com suporte a mais de 60 moedas, incluindo o GBP. Oferece um cartão de débito vinculado, mas ainda não liberou todos os seus recursos no Brasil;

  • Remessa online: plataforma de transferências internacionais com suporte a 8 moedas, mas sem conta ou cartão disponíveis.

* Atualmente há algumas restrições relacionadas ao funcionamento da Revolut no Brasil. De acordo com a central de ajuda Revolut, atualmente só é possível fazer o câmbio para USD na conta em BRL. Para mais informações consulte o site da Revolut.

Conheça a WiseConheça o Revolut

Sacar dinheiro em um caixa eletrônico

Se você prefere ou precisa usar dinheiro em espécie no exterior, também poderá usar cartões que permitem saques internacionais. A solução é oferecida por bancos, casas de câmbio e provedores online, apresentando custos distintos para o serviço.

Algumas contas oferecem um limite de saques gratuitos ou operações sem tarifas em caixas de marcas parceiras. Outros cobram tarifas por saque ou podem incluir juros caso sejam usados cartões de crédito.

Ao sacar na moeda local, você evita a aplicação das altas taxas de câmbio dos caixas eletrônicos para a conversão do dinheiro. Assim, sempre que possível, recuse a conversão dos ATMs.

Comprar libra esterlina no aeroporto

Também é possível converter dinheiro em agências e casas de câmbio de aeroportos. Como a solução é uma das mais caras, use-a apenas caso não tenha outra alternativa disponível.

Abrindo uma conta bancária no Reino Unido

Abrir uma conta bancária no Reino Unido pode ser interessante para quem pretende passar um período prolongado no país. Nesse caso, é provável que alguns documentos sejam solicitados, como passaporte, e comprovantes de residência e renda no país.

Se você está apenas viajando ou acabou de chegar ao Reino Unido, pode ter dificuldades para reunir alguns desses documentos. A boa notícia é que provedores online, como a Wise e a Revolut, oferecem contas internacionais em libras para brasileiros, exigindo apenas os documentos do país de origem do usuário.

No caso da Wise, você poderá abrir saldo em GBP e solicitar dados de conta para receber pagamentos diretamente na moeda estrangeira. Também poderá solicitar um cartão de débito internacional para fazer compras e saques no exterior.

Enviando dinheiro para o Reino Unido

Outra alternativa interessante à compra de moeda é enviar dinheiro para uma conta do Reino Unido. Por evitar o uso da rede SWIFT, que envolve tarifas próprias, provedores como a Wise realizam transferências bancárias com mais rapidez e a custos reduzidos.

Dessa forma, é possível aproveitar taxas competitivas para converter dinheiro e fazer uma remessa internacional de forma prática, rápida e segura, além de dispensar burocracias.

Taxas e impostos para comprar libra esterlina

Além de saber onde comprar libra esterlina, é importante conhecer os outros custos que acompanham o valor da moeda. Confira os principais deles a seguir.

Taxa de comissão

Também chamada de taxa de serviço, é o valor cobrado para o serviço de conversão do dinheiro. Ele será somado ao IOF e ao valor do câmbio.

Taxa de entrega

Alguns provedores, como a Western Union, fazem a entrega de dinheiro em espécie ou permitem a sua retirada em agências internacionais. Nesse caso, podem adicionar tarifas extras ao serviço.

Imposto sobre Operações Financeiras – IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é obrigatório para as operações de compra de moeda ou compras com cartão de débito e crédito no exterior. A compra de moeda, mesmo que em recargas de um cartão, é tarifada em 1,1%. Já as compras com cartão de débito e crédito bancários têm a tarifa de 5,38%.

Existem limitações para comprar libra esterlina?

Não há limites gerais para a compra de libras esterlinas. Apesar disso, alguns fatores podem interferir na conversão e no uso da moeda de acordo com o método de compra escolhido:

  • Cartões de crédito permitem usar apenas o limite pré-aprovado disponibilizado ao usuário;

  • Cartões de débito e crédito costumam ter limites diários, semanais e mensais para compras e saques internacionais;

  • São comuns limites para saques em caixas eletrônicos;

  • Ao transportar mais de USD 10 mil ou valor equivalente em outra moeda em espécie, será preciso preencher uma declaração para a Receita Federal.

Dicas para comprar libra esterlina mais barato

A libra esterlina é uma moeda mais valorizada que o real. Apesar disso, é possível obter melhores preços de compra adotando algumas medidas simples, como:

Comece a pesquisar com antecedência

Acompanhe a cotação da libra esterlina com antecedência. Assim, você pode identificar padrões que ajudem a trocar o dinheiro em um momento mais vantajoso financeiramente.

Entenda os impostos de cada forma de pagamento

Conheça os impostos aplicados à compra do dinheiro em espécie ou usando cartões. Assim, você poderá escolher os meios mais econômicos e combinar formas de pagamento variadas para aumentar a sua segurança durante a viagem.

Verifique o VET e calcule o preço exato do câmbio 

Antes de trocar dinheiro em um banco, provedor ou casa de câmbio, calcule o Valor Efetivo Total (VET) da operação, somando taxa de câmbio, IOF e taxas de serviço.

Conclusão: vale a pena usar cartão de crédito no exterior?

Com as dicas da Exiap sobre como comprar libra esterlina, fica mais fácil encontrar a melhor solução para obter GBP no Brasil. Entre os métodos de compra disponíveis, se destacam o dinheiro em espécie, cartões de crédito e cartões de débito ou pré-pagos bancários e de provedores online.

O cartão de crédito permite o pagamento posterior ou diluído, mas envolve tarifas elevadas para a conversão do dinheiro, incluindo IOF de 5,38% e margem sobre o câmbio. A compra de GBP em um banco ou casas de câmbio também será menos econômica, embora permita a compra de dinheiro em espécie.

provedores online com cartões de débito e pré-pagos, como os da Wise e Revolut, aplicam o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e taxas de serviço competitivas e econômicas para o consumidor. Além de recargas na moeda desejada, também facilitam transferências e saques em caixas eletrônicos internacionais.

Crie a sua conta WiseCrie a sua conta Revolut

Perguntas frequentes sobre como comprar libra esterlina

Como comprar libra esterlina mais barato?

Acompanhe a taxa de câmbio com antecedência e compare os custos de diferentes alternativas. Cartões de provedores especializados, como a Wise e a Revolut, costumam aplicar tarifas menores que as de bancos e casas de câmbio.

Como comprar libra esterlina com a Wise?

Para comprar libra esterlina com a Wise, basta abrir uma conta no site ou aplicativo e seguir as instruções da plataforma para fazer uma recarga.

Onde posso comprar libra esterlina mais barato?

Você pode comprar libra esterlina mais barato em provedores online, como Wise e Revolut. Normalmente, essas alternativas aplicam o câmbio comercial, IOF de 1,1% e taxas de serviço reduzidas.

Como comprar libra esterlina com o cartão de crédito?

Você pode solicitar um cartão de um banco que permite compras internacionais no crédito, visitar o seu banco ou uma casa de câmbio que aceite o meio de pagamento.