Melhor forma de levar dinheiro para o Chile em 2024: 4 principais opções
Encontrar a melhor forma de levar dinheiro para o Chile é fundamental se você está com uma viagem planejada para o país. Seja para trabalhar, estudar ou conhecer um novo destino, se planejar financeiramente é muito importante para reduzir custos com câmbio e serviço.
Neste artigo, você vai conhecer as 4 principais formas de levar dinheiro para o Chile. Aproveite para comparar as opções e encontre a mais adequada às suas necessidades e ao seu perfil de gastos.
Você vai encontrar neste artigo:
Melhor forma de levar dinheiro para o Chile
Este guia vai apresentar em detalhes as 4 maneiras mais populares para levar dinheiro ao Chile, incluindo seus principais recursos, custos e benefícios.
Dinheiro em espécie.
Cartões de viagem pré-pagos para usar no Chile
💡 Ideal para: converter dinheiro em pesos chilenos, fazer recargas e controlar gastos de forma econômica e conveniente.
Os cartões pré-pagos são uma alternativa para quem prefere converter e guardar moedas estrangeiras para usar em pagamentos e saques. Algumas opções também facilitam a troca do dinheiro durante a viagem, via plataformas digitais, ou realizam o câmbio automático no momento da operação.
Se você estiver indo para o Chile, poderá usar um cartão pré-pago para adquirir pesos chilenos antes ou durante a viagem. Alguns cartões podem aplicar taxas de transação estrangeira e margem sobre o câmbio. Outros são vinculados a contas multimoedas e aplicam o câmbio comercial, como o cartão Wise.
Wise - nossa escolha para cartão de viagem pré-pago
Veja como funciona o cartão Wise:
Sem taxas de solicitação, manutenção ou anuidade;
Suporta +40 moedas e é aceito em +170 países;
Não cobra taxas de transação no exterior;
Aplica o câmbio comercial e IOF de 1,1%;
Permite 2 saques gratuitos por mês com valor de até BRL 1.400.
Vantagens e desvantagens de levar dinheiro para o Chile com o cartão pré-pago de viagem Wise
Vantagens do cartão Wise | Desvantagens do cartão Wise |
---|---|
✅ Conta gratuita e 100% digital ✅ Converta e guarde +40 moedas, incluindo pesos chilenos ✅ Cartão da bandeira Visa aceito em +170 países ✅ Câmbio comercial e IOF de 1,1% para a conversão de dinheiro ✅ Use cartões virtuais e vincule a carteiras digitais | ❌ Sem acesso a programas de pontos ou cashback ❌ Taxas a partir do 3° saque |
Cartões de débito de viagem para usar no Chile
💡 Ideal para: quem não quer carregar dinheiro em espécie, fazer compras e pagamentos internacionais sem juros.
Os cartões de débito de viagem são oferecidos por grandes bancos ou provedores especializados em transferências e pagamentos internacionais, como a Revolut.
Com eles, o usuário pode converter e guardar moedas estrangeiras para usar no exterior ou gastar valores diretamente da sua conta bancária. No último caso, a conversão é feita no momento da operação. Assim, os recursos e custos de cada cartão vão variar de acordo com o provedor escolhido.
Assim como os cartões pré-pagos, algumas alternativas podem suportar diferentes moedas e facilitar recargas durante a viagem.
Revolut - nossa escolha para cartão de débito de viagem
Veja como funciona o cartão Revolut:
Sem taxas de solicitação, manutenção ou anuidade;
Suporta +30 moedas e é aceito em +150 países;
Aplica o câmbio comercial e IOF de 1,1%;
Garante acesso a poupanças e investimentos internacionais;
Sem taxas de transação no exterior.
Vantagens e desvantagens de levar dinheiro para o Chile com um cartão de débito de viagem Revolut
Vantagens do cartão Revolut | Desvantagens do cartão Revolut |
---|---|
✅ Sem tarifas recorrentes ou escondidas ✅ Converta e guarde dinheiro em +30 moedas, incluindo pesos chilenos ✅ Cartão de débito internacional físico e digital ✅ Câmbio comercial, IOF de 1,1% para a conversão de dinheiro ✅ Acesso a poupanças e investimentos internacionais | ❌ Ainda não liberou todos os seus recursos no Brasil ❌ Pode ter tarifas para alguns saques |
Cartões de crédito de viagem para usar no Chile
💡 Ideal para: distribuir os custos da viagem, ter segurança extra e reservar hotéis ou alugar carros.
Os cartões de crédito permitem o uso do limite pré-aprovado de uma conta bancária para fazer pagamentos e saques no exterior. Assim, podem pagar a fatura na data do seu fechamento ou parcelar os gastos da viagem, distribuindo os seus custos.
Além de benefícios como programas de fidelidade e descontos em lojas parceiras, a alternativa é especificamente vantajosa para a reserva de hotéis no Chile. Isso porque os pagamentos como cartão de crédito também implicam na isenção do IVA, o que os torna mais econômicos que os outros meios de pagamento, mesmo com a inclusão do IOF de 5,38%.
Vale lembrar que a alternativa tem as maiores tarifas, com a aplicação de margem sobre o câmbio, IOF de 5,38% e altas tarifas de serviço. Alguns cartões de crédito regulares já vêm com a função internacional habilitada, como o do Nubank.
Nubank - nossa escolha para cartão de crédito de viagem
Veja como funciona o cartão Nubank:
Tem as funções nacional e internacional habilitadas;
A conversão do dinheiro é feita no momento da operação;
Aplica o câmbio PTAX + IOF de 5,38% + tarifa de serviço de 4%;
Permite compras e saques no exterior;
Gerenciamento 100% digital via aplicativo.
Vantagens e desvantagens de levar dinheiro para o Chile com um cartão de crédito de viagem Nubank
Vantagens do cartão Nubank | Desvantagens do cartão Nubank |
---|---|
✅ Função internacional automaticamente habilitada ✅ Pagamento na data de fechamento da fatura ✅ Aviso de viagem internacional simplificado pelo app ✅ Isenção do IVA para o pagamento de hotéis ✅ Aceitação da bandeira mastercard | ❌ Margem sobre o câmbio e IOF de 5,38% ❌ Tarifas elevadas para saque no crédito ❌ Sujeito à variação cambial e juros por atraso |
Levar dinheiro em espécie para o Chile
💡 Ideal para: lugares em que cartões não são aceitos e pequenos gastos, como gorjetas, compras em mercados locais e táxis.
Embora a digitalização tenha avançado bastante no Chile, ter dinheiro em espécie pode ser bastante útil para fazer pagamentos a pequenos comerciantes e taxistas que não aceitam cartão, por exemplo.
Você poderá adquirir pesos chilenos em casas de câmbio antes ou durante a viagem, mas o custo da operação torna a conversão desvantajosa no Brasil. Assim, há mais benefícios ao converter dinheiro de reais para pesos a partir do Chile ou levar algum dinheiro em dólar para converter no país.
Também é recomendado ter um cartão de viagem que facilite saques em caixas internacionais de acordo com a sua necessidade. Dessa forma, você pode obter dinheiro em espécie quando precisar.
Preciso de dinheiro em espécie no Chile?
Você poderá fazer pagamentos usando cartões de viagem em muitos lugares do Chile. Apesar disso, ter dinheiro vivo pode ser muito útil para aumentar a sua segurança caso um cartão não seja aceito ou seja bloqueado por qualquer razão.
Vale lembrar que é mais vantajoso trocar o dinheiro de reais para pesos em casas de câmbio do Chile, que vão garantir tarifas menores. Você também pode levar dólares para trocar no país ou usar a moeda ao pagar pela sua estadia em hotéis.
No caso do pagamento de hospedagens, o governo chileno garante a isenção do IVA (imposto sobre valor agregado), no valor de 19%, para turistas que estejam há menos de 60 dias no país. Ainda assim, um cartão de débito ou pré-pago pode facilitar saques conforme a sua necessidade.
Como comprar pesos chilenos no Brasil?
No Brasil, você pode adquirir pesos chilenos em casas de câmbio e no seu banco. No entanto, a troca não é vantajosa por incluir tarifas muito superiores às praticadas por casas de câmbio do Chile.
Melhor lugar para obter pesos chilenos
A alternativa mais econômica é levar reais ou dólares para converter em casas de câmbio chilenas. Vale lembrar que os cartões de débito e pré-pagos internacionais também podem garantir tarifas competitivas para a operação, além da segurança de já chegar ao destino com a moeda local em conta.
Prós e contras de levar dinheiro em espécie para o Chile
Prós | Contras |
---|---|
✅ Faça pagamentos em lugares que não aceitam cartão ✅ Todas as tarifas são pagas no momento da conversão ✅ Sem preocupações com a variação cambial após a conversão ✅ Isenção do IVA para o pagamento de hotéis com dólares | ❌ Tarifas maiores que as de cartões de débito e pré-pagos ❌ Há mais riscos de sofrer perdas ou roubos |
Requisitos de viagem do Brasil para o Chile
Como o Chile é um estado associado do Mercosul, cidadãos brasileiros não precisam apresentar um passaporte ou solicitar um visto para visitá-lo. Você poderá apresentar somente a sua carteira de identidade (RG), mas outros documentos, como carteira de motorista e CPF, não são aceitos.
Para passar mais tempo no país, trabalhar ou estudar, será preciso solicitar um visto ou autorização de acordo com os seus objetivos.
O Chile aceita real brasileiro?
A moeda oficial do Chile é o peso chileno. O país não aceita o real, mas você poderá trocar reais em casas de câmbio chilenas pagando tarifas competitivas.
Melhor moeda para levar para o Chile
Você deverá ter pesos chilenos para fazer compras e pagamentos no Chile. No entanto, dólares em espécie podes ser úteis para aproveitar a isenção do IVA ao reservar hospedagens. Vale lembrar que um cartão de viagem traz a comodidade de fazer pagamentos e saques internacionais.
Principais dicas para levar dinheiro para o Chile
Confira algumas dicas para economizar ao converter e gastar dinheiro internacional:
Escolha um cartão de viagem com tarifas reduzidas para comprar e sacar pesos chilenos;
Se possível, prefira levar reais para trocar em casas de câmbio do Chile;
Pague hospedagens com dólar em espécie para aproveitar a isenção do IVA e evitar o IOF do cartão de crédito.
Quanto dinheiro preciso por dia no Chile?
Os custos de uma viagem para o Chile podem variar a depender da localização, da temporada e do seu perfil de viajante. Veja uma estimativa de gastos por dia segundo o Worldpackers:
Noite em hotel de padrão intermediário: de BRL 200 a BRL 500;
Passagem de ônibus urbano: de BRL 2,50 a BRL 5,00;
Refeição em restaurante mediano: entre BRL 44 e BRL 84 por pessoa;
Passeio pelo deserto do Atacama: entre BRL 414 e BRL 616 para 1 dia.
Quanto custa voar do Brasil para o Chile?
O valor dos voos para o Chile também pode variar de acordo com região de partida e chegada. Como exemplo, uma viagem saindo de São Paulo para Santiago, o custo médio do trecho para o mês de fevereiro de 2024 é de BRL 1.100 (simulação em 31/10/2023).
Conclusão
Para concluir, é preciso reforçar: não há apenas um jeito certo de fazer operações internacionais. A melhor forma de levar dinheiro para o Chile pode variar se considerarmos as necessidades e o perfil de cada viajante.
No geral, vale a pena ter diferentes formas de pagamento disponíveis para aumentar a sua segurança durante a viagem. Embora os cartões de débito e pré-pagos internacionais sejam bastante interessantes, o dinheiro em espécie também pode ser vantajoso no país, especialmente quando o pagamento de hospedagens é feito em dólar.
Ter um cartão pré-pago ou de débito, como os da Wise e Revolut, também galante muita praticidade e economia. Mesmo assim, ainda é recomendável trocar dinheiro após a chegada para ter uma pequena quantia em espécie e contar com um cartão de crédito para emergências.
Melhor forma de levar dinheiro para o Chile - Perguntas frequentes
Você pode trocar dinheiro antes da viagem, mas as casas de câmbio do Chile costumam oferecer tarifas melhores que as do Brasil. Cartões como os da Wise e Revolut realizam o câmbio online, antes ou durante a viagem.
Sim, você poderá fazer saques em caixas eletrônicos internacionais compatíveis com a bandeira do seu cartão.
Sim, os cartões pré-pagos facilitam o câmbio e uso de moedas estrangeiras no exterior com a aplicação de tarifas reduzidas e transparentes para o serviço.
Sim, você pode usar dinheiro em espécie para pagar por produtos e serviços. Também pode se isentar de impostos ao pagar hospedagens com dólares.