Qual o melhor cartão para viagem internacional em 2024? Confira o top 6

Andrea Côrtes
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
23 de maio de 2024

Ao viajar para o exterior, seja para turismo, estudo ou trabalho, um cartão de viagem oferece conveniência e segurança para fazer pagamentos. Com as diversas opções disponíveis no mercado, é importante comparar recursos e custos antes de encontrar o melhor cartão para uma viagem internacional.

Neste guia, prepare-se para conhecer os 6 melhores cartões internacionais para usar no exterior. O ranking inclui algumas opções de cartão de débito, crédito e pré-pagos confiáveis e econômicos, adaptados para necessidades e destinos diversos.

Conheça a WiseConheça os outros provedores

6 melhores cartões de viagem para usar no exterior

Wise é nossa escolha de cartão para usar no exterior

A Wise tem uma conta multimoedas que facilita transferências e pagamentos internacionais. Após adicionar saldo em alguma das mais de 40 moedas suportadas pelo provedor, o usuário pode fazer saques e compras usando um cartão para viagem internacional vinculado. Veja as principais vantagens e desvantagens do provedor:

VantagensDesvantagens

✅ Converter, guardar e gastar AUD e mais de 40 outras moedas, incluindo o euro, dólar, e libra;


✅ Fazer compras e pagamentos no Austrália e mais de 160 outros países;


✅ Pagar câmbio comercial sem margem e IOF de 1,1% para converter dinheiro;


✅ Usar dados locais para receber pagamentos em até 9 moedas.


❌ Depósitos em dinheiro não disponíveis;


❌ Há taxas após o segundo saque ou para valores maiores que BRL 1.400 mensais.

Solicite seu cartão Wise hoje mesmo

Quais são os diferentes tipos de cartões de viagem?

Neste guia, você vai conhecer os principais tipos de cartões de viagem para fazer operações financeiras no exterior:

1. Cartão de débito internacional;

2. Cartão pré-pago internacional;

3. Cartão de crédito internacional.

1. Cartão de débito para viagens

Um cartão de débito para viagens usa o saldo disponível em uma conta para fazer compras, pagamentos e saques no exterior. Além de mais segurança para o transporte do dinheiro, a solução ajuda a reduzir os custos com a conversão de moeda por permitir o processo antecipadamente.

Você pode contar com um cartão de débito internacional bancário ou de provedores especializados, como a Wise e a Revolut. No caso das plataformas alternativas, poderá adicionar saldo em diferentes moedas estrangeiras por canais digitais e a custos reduzidos.

Cartão de débito Wise

O cartão de débito internacional Wise é emitido na bandeira Visa e permite compras e saques em mais de 160 países usando mais de 40 moedas. Ele pode ser enviado gratuitamente dentro do território brasileiro, e suas taxas incluem o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e taxa de serviço a partir de 0,43%.

A entrega do cartão pode variar de acordo com a região do usuário, mas costuma levar entre 5 e 7 dias úteis.

Quanto custa o cartão Wise?

Confira todas as tarifas aplicadas pela Wise ao uso do seu cartão:

ServiçoCusto
SolicitaçãoGratuita
Cartão digitalGratuito
Substituição do cartãoBRL 30
Substituir um cartão vencidoGratuito
Operações com financiamento2% sobre valor gasto
Compras internacionais usando o saldo em moeda estrangeiraGratuito
Saque internacional

Até 2 saques/ mês (até BRL 1.400) - gratuito 


3 saques ou mais - 6,50 BRL + 1,75% sobre valor excedente

* Consulta realizada em 14/12/2023 no site da Wise.

Existe limite de gastos?

A Wise limita os gastos mensais no exterior a BRL 120 mil em compras para cartões emitidos no Brasil. Os valores disponíveis podem ser acompanhados e alterados pelo aplicativo do provedor.

Saques em caixas eletrônicos

Os saques com o cartão Wise são limitados a BRL 20 mil por mês ou o valor equivalente em outras moedas. O usuário também tem direito a 2 saques gratuitos mensais no valor de até BRL 1.400. Ao ultrapassar a quantia, é cobrada a tarifa de BRL 6,50 por saque e 1,75% sobre os valores que excederem os BRL 1.400.

Leia também nossa avaliação completa sobre o Cartão Wise.

Solicite seu cartão Wise hoje mesmo

Cartão de débito Revolut

O cartão de débito internacional Revolut também é vinculado a uma conta multimoedas que suporta mais de 30 moedas para fazer compras e pagamentos no exterior. No momento, só é possível converter dinheiro de reais para dólares, mas a plataforma também permite trocar valores de USD para outras moedas.

A Revolut aplica o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e taxa de serviço de 1% em horário comercial e 1,5% fora do horário comercial. Um diferencial do provedor é a oferta de serviços bancários integrados, como acesso a poupanças e investimentos.

Quanto custa o cartão Revolut?

A Revolut ainda não informou o preço de todos os seus serviços no Brasil.

ServiçoCusto
SolicitaçãoNão informado
Cartão digitalGratuito
Substituir um cartão vencidoGratuito
Compras internacionais usando o saldo em moeda estrangeiraGratuito
Saque internacionalNão informado

* Consulta realizada em 14/12/2023 no site da Revolut.

Existe limite de gastos?

A Revolut permite ao usuário definir um limite mensal para os pagamentos com cartão no exterior. Assim, as operações que excederem esse limite serão rejeitadas. Também é possível monitorar o valor disponível e alterar as quantias estabelecidas no aplicativo, em "Cartões"e "Definições".

Saques em caixas eletrônicos

Os saques em caixas internacionais estão limitados a GBP 3000 ou o valor em uma moeda equivalente. Os limites ainda podem variar de acordo com o plano contratado, mas a Revolut oferece apenas o plano gratuito no Brasil. Além disso, a conta em reais permite apenas o câmbio para USD, então os saques devem ser feitos em outras moedas.

Solicite seu cartão Revolut

2. Cartões de viagem pré pagos

O cartão pré-pago internacional também permite o uso do saldo disponível em uma conta, assim como acontece com os cartões de débito. A diferença é a necessidade de fazer recargas em moedas estrangeiras para poder usar os valores desejados.

O usuário pode converter o valor no antes ou durante a viagem, aproveitando momentos mais vantajosos para o câmbio. Em alguns provedores, como o Nomad e a Confidence Câmbio, o processo pode ser realizado online.

Cartão pré-pago Travelex

O cartão pré-pago internacional Travelex é oferecido pela Confidence Câmbio nas versões dólar, euro, libra, dólar canadense, australiano e neozelandês. As recargas podem ser feitas pelo website do provedor ou em agências físicas com a ajuda de um profissional.

As tarifas de conversão incluem o câmbio comercial, IOF de 5,38% e uma taxa administrativa de BRL 4,99. Nos pedidos online, o prazo de entrega do cartão pode ser de até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Quanto custa o cartão Travelex?

O cartão Travelex tem custos como tarifas de solicitação e inatividade. Confira todos os valores a seguir.

ServiçoCusto
Solicitação do cartão

Em lojas físicas - gratuito

pedidos online - BRL 14,99

Cartão adicionalBRL 5 por cartão
Cartão substitutoGratuito
Utilização do cartãoGratuito
Inatividade mensalBRL 2
Saque internacional em caixa eletrônicoAUD 3,80 

* Consulta realizada em 14/12/2023 no site da Confidence Câmbio.

Existe limite de gastos?

Sim, o limita os gastos em estabelecimentos comerciais a USD 10 mil e permite ter até USD 60 mil ou o equivalente em outra moeda em recargas. Além disso, é preciso manter valores mínimos em conta de acordo com a moeda escolhida: AUD 50, USD 50, EUR 40, GBP 30, CAD 50 e NZD 50.

Saques em caixas eletrônicos

A Travelex limita os seus saques internacionais a USD 250 ou o equivalente em outra moeda para saques em bancos e USD 2.000 ou o equivalente em outra moeda para saques diários em caixas eletrônicos internacionais.

Cartão pré-pago Nomad

O cartão pré-pago internacional Nomad é vinculado a uma conta corrente norte-americana. Ele facilita compras, pagamentos e saques no exterior usando dólares recarregados em conta, mas também realiza uma nova conversão automática nos pagamentos fora dos EUA.

Assim como os provedores de cartões de débito, a Nomad aplica o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e taxa de serviço de até 2% para a troca de moeda. A entrega do cartão pode levar até 15 dias corridos para endereços no Brasil e é preciso que alguém esteja presente no ato da entrega.

Quanto custa o cartão Nomad?

Confira todas as tarifas do cartão Nomad para contas abertas no Brasil:

ServiçoCusto
Abertura de contaGratuito
ManutençãoGratuito
Cartão virtualGratuito
Cartão físicoGratuito
Entrega do cartão físicoUSD 10
Saldo mínimoUSD 0

* Consulta realizada em 14/12/2023 no site da Nomad.

Existe limite de gastos?

A Nomad limita o envio de dinheiro a USD 10 mil por mês e USD 5 mil por dia para a conta internacional. Já os gastos com o cartão são limitados a USD 10 mil por dia, USD 30 mil por mês e USD 100 mil por ano.

Saques em caixas eletrônicos

Existem limites diários, mensais e anuais para os saques no exterior usando o cartão Nomad:

  • USD 500 por dia;

  • USD 7 mil por mês;

  • USD 36 mil por ano.

Os saques em caixas da rede All Pont são gratuitos e os saques em ATMs de outras marcas são tarifados em USD 5.

3. Cartões de crédito para viagens

O cartão de crédito internacional permite o uso do limite pré-aprovado de uma conta bancária para fazer pagamentos, reservas e saques no exterior. Além de flexibilidade para a data dos pagamentos, que acontece na data de fechamento da fatura ou parcelada, a solução também costuma oferecer programas de recompensas e descontos.

Apesar da facilidade para pagar ou distribuir custos de uma viagem, a solução tem as tarifas mais elevadas, que incluem margem sobre o câmbio e IOF de 5,38%. Altas taxas de serviço também podem tornar pouco interessante usar um cartão de crédito no exterior.

Cartão de crédito Nubank

O cartão de crédito internacional Nubank já vem com as funções nacional e internacional habilitadas. Ele permite usar o limite pré-aprovado da conta para pagamentos e saques no exterior e fazer o pagamento somente na data de fechamento da fatura.

A solução envolve altas tarifas, que incluem câmbio PTAX + IOF de 5,38% + tarifa de serviço de 4% sobre o câmbio do dia da operação, além de juros de 9,75% ao mês para saques no crédito. A entrega do cartão pode levar de 10 a 15 dias úteis a depender da região do usuário.

Antes da viagem, é importante lembrar de ativar o aviso de viagem do Nubank para evitar bloqueios por questões de segurança.

Quanto custa o cartão Nubank?

A solicitação do cartão Nubank é gratuita, mas são aplicadas tarifas elevadas para as compras no exterior.

ServiçoCusto
Abertura de contaGratuito
ManutençãoGratuito
Cartão virtualGratuito
Cartão físicoGratuito
Compras internacionais usando o saldo em moeda estrangeiracâmbio PTAX + IOF de 5,38% + tarifa de serviço de 4% sobre o câmbio do dia da operação
Saque internacionalJuros de 9,75% ao mês

* Consulta realizada em 14/12/2023 no site do Nubank.

Existe limite de gastos?

O limite de gastos do Nubank acompanha o limite pré-aprovado pelo Nubank a cada usuário. Os clientes do banco podem alterar os valores acessando a sua conta no aplicativo.

Saques em caixas eletrônicos

Os saques internacionais usando o crédito do Nubank são limitados a 15% do limite da fatura e têm valor máximo de BRL 2.500 por ciclo de fatura. Se você estiver fora do país, pode usar um caixa eletrônico da rede Cirrus e fazer o saque na moeda local pagando juros de 9,75% ao mês.

Cartão de crédito Inter

O cartão de crédito internacional Inter é vinculado a uma conta bancária gratuita e digital. Com função nacional e internacional, ele oferece programas de pontos e cashback como benefícios adicionais, mas também aplica altas tarifas para o uso no exterior, incluindo câmbio PTAX, IOF de 5,38% e spread de 4%.

O prazo de entrega do cartão é de 15 dias úteis e varia de acordo com o endereço cadastrado. Lembre-se que é preciso habilitar a função internacional fazendo o aviso de viagem do Inter pelo aplicativo do banco.

Quanto custa o cartão Inter?

O cartão Inter não tem taxas de solicitação ou anuidade, mas apresenta custos elevados para operar no exterior:

ServiçoCusto
Abertura de contaGratuito
ManutençãoGratuito
Cartão virtualGratuito
Cartão físicoGratuito
Compras internacionais usando o saldo em moeda estrangeiracâmbio PTAX + IOF de 5,38% + tarifa de serviço de 4% sobre o câmbio do dia da operação
Saque internacionalFunção indisponível

* Consulta realizada em 14/12/2023 no site do Inter.

Existe limite de gastos?

Assim como outros cartões de crédito, o inter permite o uso do limite bancário pré-aprovado para compras no exterior. Esse limite acompanha a renda e os gastos de cada usuário e pode ser alterado pelo aplicativo do banco digital.

Saques em caixas eletrônicos

O cartão de crédito Inter pode ser usado apenas para compras internacionais, pois as funções débito e saque no exterior ainda não estão disponíveis. Apesar disso, o banco também oferece uma conta global que facilita recargas em dólar para usar a moeda em um cartão pré-pago.

Quais as diferenças entre cartão de débito, pré-pago e crédito?

Para escolher o melhor cartão de viagem internacional, é preciso considerar os diferentes recursos, tarifas e vantagens de cada tipo de meio de pagamento.

Os cartões de débito usam os recursos de uma conta bancária e os pré-pagos permitem recargas em moedas estrangeiras, normalmente a custos reduzidos para o câmbio. Já os cartões de crédito garantem flexibilidade para as datas de pagamento, mas envolvem custos elevados.

A seguir, compare as principais características dos diferentes tipos de cartão lado a lado.

DébitoPré-pagoCrédito
  • Use o saldo de uma conta bancária ou faça recargas em moedas estrangeiras;


  • Disponível em contas multimoedas;


  • Facilidade para prever e controlar gastos;


  • Normalmente, tem tarifas reduzidas.

  • Faça recargas em moedas estrangeiras e use em compras e saques;


  • Disponível em bancos digitais e contas multimoedas;


  • Facilidade para prever e controlar gastos;


  • No geral, tem tarifas reduzidas.

  • Use o limite pré-aprovado da sua conta bancária;


  • Disponível em bancos e fintechs;


  • Pagamento após a compra ou parcelado;


  • Taxas elevadas e juros por atrasos.

Solicite o seu cartão WiseConheça os outros provedores

Conclusão: Qual cartão de viagem é melhor para usar no exterior?

Para encontrar o melhor cartão para viagem internacional em 2024, é muito importante que você considere as suas necessidades durante a estadia no estrangeiro. Normalmente, os cartões de débito e pré-pagos são mais econômicos que os cartões de crédito internacionais.

Cartões de provedores digitais, como a Wise e Revolut, aplicam o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e tarifas de serviço competitivas para a conversão do dinheiro. Além disso, facilitam a manutenção de saldo em diferentes moedas.

Os cartões pré-pagos podem ter um funcionamento semelhante ao do cartão de débito, mas exigem que o usuário faça recargas na moeda desejada. Algumas opções têm tarifas competitivas, como a Nomad, mas outras podem apresentar tarifas elevadas, como IOF de 5,38% e margem sobre o câmbio, como o cartão Travelex.

Já os cartões de crédito, como os do Nubank e Inter, podem ser interessantes como um meio de pagamento reserva caso outros métodos não funcionem. Isso porque, apesar de oferecerem contas gratuitas, essas alternativas envolvem custos elevados que podem pesar no orçamento.

Solicite seu cartão Wise hoje mesmoConheça os outros provedores

Melhores cartões de viagem para usar no exterior - Perguntas frequentes

Você pode sacar dinheiro com cartão de crédito no exterior?

Sim, é possível usar cartões de crédito para sacar dinheiro em diversos países. Uma alternativa popular e acessível é o cartão do Nubank.

Posso usar meu cartão de débito brasileiro no exterior?

Você poderá usar cartões de débito habilitados para operações internacionais. Existem ofertas de bancos físicos e digitais, como Nubank, e de provedores alternativos, como Wise e Revolut.

Os cartões pré-pagos são seguros?

Sim. Os cartões pré-pagos não têm nenhum vínculo com a sua conta bancária e limitam os seus gastos aos valores adicionados em recargas.

Qual é a melhor forma de pagar ao viajar para o exterior?

A melhor forma de pagar dependerá dos seus gastos durante a viagem. Você pode usar cartões de débito e pré-pagos para despesas comuns do dia a dia e de crédito como meio de pagamento reserva.

Qual cartão de débito não cobra taxas no exterior?

Os cartões da Wise e Revolut não cobram taxas para transações internacionais usando as moedas locais dos países visitados. Nos cartões Travelex, Nomad, Nubank e Inter podem ser aplicadas tarifas a cada operação. Lembre-se que toda operação de câmbio terá custos de conversão e IOF.

Como saber se meu cartão é internacional?

Você pode procurar a palavra "International" impressa no verso do cartão ou entrar em contato com o suporte do seu banco ou provedor.