Como usar o cartão Wise no Japão: custos, limites e vantagens
Um destino bastante popular da Ásia, o Japão atrai visitantes de todo o mundo. Se você está planejando uma viagem para o país, seja ela a trabalho, lazer ou tem planos de se mudar de vez, pode ser muito útil saber como usar o cartão Wise no Japão.
Neste guia, entenda como fazer operações financeiras de forma conveniente e econômica usando o cartão Wise. Conheça as e os limites do serviço e veja algumas dicas úteis para poupar ao gastar em ienes japoneses.
Você vai encontrar neste artigo:
O cartão Wise funciona no Japão?
Sim, o cartão Wise funciona no Japão. Vinculado à conta multimoedas do provedor, ele permite adicionar e manter ienes japoneses (JPY) em conta para fazer pagamentos em JPY e até 2 saques gratuitos por mês.
O provedor aplica tarifas reduzidas para a conversão do dinheiro, que incluem o câmbio comercial, IOF de 1,1% e taxa de serviço a partir de 0,43%. Assim, evita os altos custos de cartões convencionais, que realizam a DCC (Conversão Dinâmica de Moeda). No último caso, é comum que bancos e casas de câmbio incluam uma margem sobre o câmbio e cobrem IOF de 4,38%, além de altas taxas de serviço.
Não há tarifas para fazer pagamentos em JPY usando o cartão Wise no Japão. Já os saques gratuitos são limitados a 2 saques mensais com valor de até BRL 1.400 mensais.
Sobre o cartão Wise
O cartão Wise é um cartão de débito internacional vinculado à conta multimoedas do provedor. Com ele, é possível gastar ienes japoneses e mais de 40 outras moedas em mais de 160 países. O cartão é emitido na bandeira Visa e pode ser solicitado gratuitamente no Brasil.
No exterior, o usuário pode fazer pagamentos sem pagar tarifas para gastar o saldo em moedas locais e tem direito a até 2 saques gratuitos por mês com valor de até BRL 1.400.
Como economizar com a conversão Wise no Japão?
Na Wise, a conversão de moedas estrangeiras aplica o câmbio comercial e IOF de 1,1%. Para fazer uma breve comparação, cartões bancários regulares, vinculados a contas nacionais, usam o câmbio turismo e IOF de 4,38% para fazer o câmbio no momento da operação.
A compra de moeda por aplicativo ou site também permite acompanhar o valor da moeda para fazer o câmbio quando ela estiver valendo menos em relação ao real. No entanto, também é possível contar com a conversão inteligente, que usa a moeda em conta com a menor taxa disponível para a conversão no momento da operação.
Você também poderá contar com o rate tracker, ferramenta que informa a variação do preço de uma moeda no mercado e permite criar alertas para valores específicos.
Como funciona o cartão Wise?
O cartão Wise é um cartão de débito internacional vinculado à conta multimoedas da Wise. Com ele, os usuários podem adicionar saldo em moedas estrangeiras para usar no exterior sem se preocupar com novas taxas de conversão de moeda.
Além de pagamentos em lojas e estabelecimentos, o usuário pode usar o saldo disponível para sacar valores em ienes japoneses de acordo com as suas necessidades.
Como sacar dinheiro no Japão com o cartão Wise
O cartão Wise pode ser usado para saques internacionais em caixas eletrônicos do Japão e de mais de 160 países. O processo é bem simples:
Encontre um caixa eletrônico compatível com a rede Visa;
Insira o cartão e digite a sua senha;
Selecione a opção "saque";
Insira o valor que deseja sacar;
Retire o dinheiro e recolha o seu cartão.
Limites e taxas de saque em caixas eletrônicos com a Wise
O cartão Wise tem alguns limites que visam proteger a segurança do usuário. No caso dos saques, existem valores máximos para retirada (padrão) e limites máximos, que podem ser alterados pelo aplicativo:
Operação | Limite por transferência | Limite diário | Limite mensal |
---|---|---|---|
Saque internacional | Padrão: 1.000 Máx: 5.000 | Padrão: 2.000 Máx: 11.500 | Padrão: 15.000 Máx: 30.000 |
Veja como acompanhar os valores disponíveis para retirada por dia ou mês e solicitar o aumento dessas quantias na sua conta Wise:
Acesse a sua conta e clique na aba "Cartão";
Selecione "Gerenciar métodos de pagamento";
Selecione a opção "Limites da conta";
Escolha o limite que você gostaria de alterar;
Clique no botão na parte inferior da tela para alterar os limites até o máximo possível.
O cartão Wise ainda oferece 2 saques gratuitos por mês com valor de até BRL 1.400. A partir do 3º saque, é cobrada a tarifa de BRL 6,5 por saque e 1,75% sobre o valor que exceder os BRL 1.400.
Vale a pena sacar dinheiro no Japão?
Os pagamentos com cartão são bastante comuns no Japão. Assim, pode ser interessante sacar dinheiro se você precisar fazer pagamentos em espécie. No geral, vale a pena ter algumas notas em mãos para usar em pequenos estabelecimentos e para serviços como táxis.
Como a Wise oferece 2 saques gratuitos por mês, vale a pena se programar para fazer retiradas que respeitem os limites isentos de tarifas. Ou seja, usar o cartão ao máximo é uma forma de evitar custos adicionais.
Taxas e custos para usar o cartão Wise no Japão
O cartão da Wise pode ser solicitado gratuitamente no Brasil. Também não são cobradas tarifas para fazer pagamentos com o saldo em moedas locais. Apesar disso, existem algumas tarifas para serviços específicos:
Serviço | Tarifa |
---|---|
Solicitar o cartão | Gratuito |
Cartão digital | Gratuito |
Substituir o cartão | BRL 30 |
Substituir um cartão vencido | Gratuito |
Pagamentos em moeda local | Gratuito |
Até 2 saques/ mês | Gratuito até BRL 1.400 mensais |
3 saques/ mês ou mais | BRL 6,50 por saque + 1,75% sobre valores que excedem BRL 1.400 |
IOF | 1,1% |
Transações com financiamento | 2% |
Como conseguir um cartão Wise: passo a passo
O cartão Wise pode ser solicitado pelo aplicativo ou website do provedor. Para iniciar o processo, é preciso ter uma conta ativa na plataforma e seguir algumas etapas simples:
No aplicativo
Faça login e clique na aba "Cartões";
Clique em "Peça o seu cartão";
Escolha entre um cartão de débito físico ou digital;
Informe o endereço de entrega do cartão;
Crie uma senha segura.
No site
Faça login no site e clique em "Cartão";
Escolha o tipo de cartão desejado;
Clique em "Solicite o seu cartão";
Informe o endereço de entrega;
Crie uma senha segura.
Como ativo meu cartão Wise?
O cartão Wise é ativado quando você faz um pagamento usando o cartão físico, com chip e senha. A partir da segunda operação, os pagamentos por aproximação também estarão liberados. Caso a ativação não funcione, tente fazer um saque ou consultar o seu saldo em um caixa eletrônico.
Como faço para adicionar dinheiro ao cartão Wise?
O cartão Wise é vinculado à conta multimoedas da plataforma. Assim, será preciso fazer uma recarga ienes ou ter saldo em outra moeda estrangeira para usá-lo em pagamentos e saques no Japão.
A plataforma trabalha com diferentes métodos de recarga, com meios de pagamento, custos e prazos distintos. A transferência de baixo custo inclui pagamentos por transferência bancária ou pix e contam com tarifas reduzidas e envios rápidos. Já a transferência rápida e fácil aceita pagamentos com cartão de débito ou crédito, que são práticos, mas envolvem tarifas maiores.
Veja como fazer uma recarga pelo site ou app da Wise:
Faça login na sua conta Wise;
Selecione o saldo em ienes japoneses (JPY);
Clique em "Adicionar";
Informe o valor e a moeda em que deseja pagar (reais);
Selecione o método de pagamento e clique em "Continuar";
Escolha o meio de pagamento e siga as instruções da plataforma.
É seguro usar o cartão Wise no Japão?
Sim, você poderá usar o cartão Wise no Japão sem grandes preocupações. Regulada pelo Banco Central, a Wise tem todas as permissões necessárias para atuar como uma corretora de câmbio no Brasil. A plataforma também é licenciada pela Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido e outras instituições reguladoras relevantes nos países onde atua.
A empresa ainda investe em tecnologias e ferramentas de segurança que garantem a proteção do consumidor. Entre elas, a existência de uma equipe antifraude, etapas de verificação de identidade, notificações instantâneas a cada operação e facilidade para congelar ou bloquear o cartão em caso de perda ou roubo.
Use Google Pay ou Apple Pay e gaste com seu telefone
Como vantagem adicional, o cartão da Wise é compatível com carteiras digitais como o Google Pay e o Apple Pay. Após escolher a ferramenta da sua preferência, basta cadastrar os dados do cartão para começar a fazer pagamentos com o celular ou outros dispositivos. Você também poderá criar cartões digitais e usar em operações online.
Vantagens de usar o cartão Wise no Japão
Além de economizar na hora do câmbio, usar o cartão Wise no Japão é uma forma de fazer operações financeiras com segurança e praticidade durante a sua viagem. Você também poderá adicionar saldo em diversas moedas e usar em viagens futuras para outras regiões.
Confira um resumo dos principais benefícios de optar pela Wise:
Cartão emitido a bandeira Visa e aceito em mais de 160 países;
Cartão com envio gratuito, e sem tarifas de adesão ou manutenção;
Converta dinheiro em mais de 40 moedas, incluindo ienes japoneses;
As conversões aplicam o câmbio comercial sem margem e IOF de 1,1%;
Não são cobradas tarifas para fazer pagamentos usando o saldo em JPY no Japão;
Oferece dados bancários locais que permitem receber pagamentos em até 9 moedas;
Compatível com carteiras digitais como o Google Pay e Apple Pay;
Oferece 2 saques gratuitos por mês com valor de até BRL 1400.
Conclusão: vale a pena usar o cartão Wise no Japão?
Sim, saber como usar o cartão Wise no Japão pode ajudar você a fazer operações internacionais com bastante economia, praticidade e segurança. A facilidade de converter e manter ienes japoneses em conta, simplifica e reduz os custos de pagamentos e saques durante a sua viagem.
Ao converter dinheiro de reais para ienes, você paga tarifas reduzidas que incluem o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e uma pequena tarifa de serviço, a partir de 0,43%, que varia conforme o meio de recarga escolhido. Vale lembrar que não existem taxas de solicitação, anuidade e nem taxas para usar o saldo em ienes no Japão.
Além de processos digitais, práticos e rápidos, o usuário Wise pode contar com o suporte a mais de 40 moedas, 160 países e a possibilidade de usar a conversão inteligente, que faz o câmbio automaticamente no momento da operação.
Para aproveitar todas essas vantagens, basta solicitar o cartão de débito Wise pelo website ou aplicativo da plataforma e informar o seu endereço de entrega.
Como usar um cartão Wise no Japão: Perguntas frequentes
Você pode adicionar saldo em ienes japoneses à conta Wise e usar o seu cartão vinculado para fazer compras, pagamentos e saques como um local no Japão.
Você pode usar o seu cartão em lojas, estabelecimentos e caixas eletrônicos que suportam pagamentos e saques com cartões da bandeira Visa no Japão.
Você pode usar o seu cartão Wise para fazer saques em caixas eletrônicos internacionais que suportam a bandeira Visa, como os da rede Plus.