Como fazer uma transferência internacional: seu guia completo 2023

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
17 de novembro de 2023

Para saber como fazer uma transferência internacional, é fundamental encontrar um método de envio prático, seguro e econômico. Enviar dinheiro a outro país pode não ser um processo simples se feito de forma incorreta ou com poucas informações, por isso fizemos um passo a passo completo para as suas operações financeiras.

Em nosso guia, saiba tudo o que é preciso para enviar dinheiro internacionalmente. Conheça as principais formas de envio disponíveis, seus diferenciais, custos, prazos, vantagens e desvantagens e confira as informações exigidas para o procedimento, além de dicas de segurança. Aproveite e descubra também algumas alternativas mais baratas para enviar dinheiro para o exterior, como Wise e a Remessa Online.

Descubra a WiseConheça outros provedores

Como fazer uma transferência internacional?

Uma transferência internacional pode ser realizada em 6 etapas principais:

  1. Escolha o método para enviar dinheiro para o exterior

  2. Escolha o provedor

  3. Obtenha os dados do seu destinatário

  4. Compre taxas

  5. Envie seu dinheiro

  6. Seu dinheiro é convertido e enviado

A seguir, você vai entender melhor como cada uma dessas etapas funciona e vai saber o que é preciso para concluí-las. Mas lembre-se que, a depender do método de envio escolhido, o processo pode sofrer algumas alterações.

1: Escolha o método para enviar dinheiro para o exterior:

Existem diferentes meios para enviar dinheiro ao exterior, com funcionamentos, prazos e custos distintos. Conheça as principais formas de transferir valores, suas vantagens e desvantagens e encontre a mais adequada para as suas necessidades.

Com um banco tradicional

Algumas instituições bancárias permitem a realização de transferências para outros países e em diferentes moedas, como o Banco do Brasil, o Bradesco e a Caixa.

O processo não é complexo e a familiaridade de um cliente com o seu banco pode ser um diferencial positivo. No entanto, as tarifas costumam ser altas devido à cobrança de uma margem sobre o câmbio de mercado além do IOF e a taxa SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), voltada para a comunicação entre bancos de diferentes países por meio de uma rede internacional.

Passos para enviar dinheiro para o exterior com bancos tradicionais

Para enviar dinheiro ao exterior com o auxílio de um banco, é preciso ser cliente, visitar uma agência física e solicitar o envio. Algumas instituições também permitem que o processo seja realizado por telefone ou internet.

O Banco do Brasil é um exemplo que permite remessas internacionais em seu aplicativo, de forma simples e rápida. Veja como o processo funciona:

  1. Faça uma simulação do valor a ser pago. No aplicativo do Banco do Brasil, clique em "câmbio" e "enviar ordem para o exterior. Informe o país de destino, a moeda e a finalidade;

  2. Confirme o pagamento. Insira os dados do banco do beneficiário, como código SWIFT, número da conta ou IBAN. Confirme com a senha do cartão.

Quais informações você precisa?

Novamente usando o Banco do Brasil como referência, as informações necessárias para fazer uma transferência internacional são:

  • Finalidade do envio;

  • Nome do recebedor;

  • País, cidade e endereço do recebedor;

  • Banco de destino;

  • Código SWIFT;

  • Número da conta ou IBAN.

Embora algumas informações sejam bastante comuns em transferências internacionais, elas podem sofrer alterações a depender da instituição financeira. Por isso, sempre verifique os dados necessários com o seu banco.

Vantagens de enviar dinheiro com os bancos tradicionais

Fazer uma transferência internacional pelo seu banco oferece algumas vantagens:

  • familiaridade com os processos e profissionais da instituição;

  • segurança garantida por uma instituição bancária;

  • possibilidade de fazer o pedido presencialmente;

  • suporte em agências físicas.

Desvantagens de enviar dinheiro com os bancos tradicionais

Apesar de mais conveniência e segurança, os bancos oferecem menos economia ao enviar dinheiro para o exterior. Isso porque, além dos tributos federais, aplicam tarifas que incluem:

  • margem sobre o câmbio comercial;

  • comissão de envio;

  • taxas de entrega;

  • taxa SWIFT.

Somados aos valores listados acima, ainda é possível que o beneficiário precise pagar taxas para receber o dinheiro, a depender da instituição.

Usando um provedor de transferência de dinheiro

Uma alternativa aos bancos são os provedores especializados em transferências internacionais, como Wise e Remessa Online. Com eles, é possível enviar e receber dinheiro em diferentes moedas e via processos digitais, instantâneos e com taxas reduzidas, além de câmbio comercial.

No geral, o processo de envio por provedor é bastante simples: basta criar uma conta digital para começar a enviar valores de forma prática, econômica e segura.

Abra a sua conta WiseConheça os provedores disponíveis

Passos para enviar dinheiro para o exterior com provedores

Por serem digitais, os provedores costumam ter processos simplificados. Os passos para fazer uma transferência internacional são:

  1. Cadastre-se. No site ou aplicativo do provedor escolhido, abra uma conta em minutos. Você vai precisar apresentar informações pessoais, de contato e documentos do seu país de origem;

  2. Insira o valor que deseja transferir. Em provedores como Wise e Remessa Online, você consegue ver a quantia a ser recebida e as taxas cobradas em uma simulação;

  3. Informe qual o tipo de transferência (pessoal ou de negócios);

  4. Preencha os seus dados. Podem ser solicitados endereço, telefone e comprovação de renda, a depender do valor enviado;

  5. Preencha os dados do recebedor, como nome, e-mail e dados da conta bancária;

  6. Escolha a forma de pagamento e o tipo de transferência. Normalmente, os pagamentos por transferência bancária são mais rápidos.

Quais informações você precisa?

Para abrir uma conta e fazer uma transferência internacional com um provedor, será preciso informar:

  • Nome, telefone e e-mail do pagador;

  • Endereço do pagador;

  • Nome e e-mail do recebedor;

  • Dados da conta do recebedor, número da conta ou IBAN.

Lembrando que para enviar valores altos, como mais de 50 mil BRL, será preciso fornecer comprovante de endereço e imposto de renda. Por isso, confira as informações necessárias antes de configurar uma transferência.

Vantagens de enviar dinheiro com provedores de transferência

As vantagens de contar com um provedor de transferência são:

  • Redução de custos: sem margem sobre o câmbio e despesa Swift, e com cotação de câmbio comercial, os envios ficam mais econômicos;

  • Tarifas transparentes, informadas antes do início das operações;

  • Liberdade para fazer envios por aplicativo de transferência ou website, no momento desejado;

  • Criação de conta rápida e com apresentação de documentos do país de origem.

Desvantagens de enviar dinheiro com provedores de transferência

As desvantagens de optar por um provedor de transferência são:

  • Ausência de agência física e suporte presencial;

  • Não há retirada de dinheiro em espécie;

  • Alguns provedores não oferecem serviços para empresas.

Envie dinheiro com a WiseConheça os provedores disponíveis

Enviando dinheiro com o PayPal

O PayPal é um serviço de pagamentos internacionais utilizado em diversos países, contando com 325 milhões de correntistas ativos. Pela plataforma, o dinheiro é transferido entre contas PayPal; por isso, é preciso informar apenas o e-mail do recebedor. Por outro lado, não é possível enviar dinheiro para contas bancárias.

O PayPal também cobra taxas mais altas que os provedores, com margem sobre a conversão do câmbio e tarifas de serviço expressivas para os envios internacionais. O tempo de recebimento pode ser maior, considerando o período de envio dos valores da conta PayPal para o banco do recebedor.

Passos para enviar dinheiro ao exterior com o PayPal

Para enviar dinheiro com o PayPal, siga o passo a passo:

  1. Faça o seu cadastro na plataforma. Escolha entre uma conta pessoal ou empresarial, informe o seu e-mail, país de residência e preencha as informações solicitadas. Você vai receber um código por celular e um e-mail para confirmar o cadastro;

  2. Em sua conta, clique em "Enviar e solicitar";

  3. Informe o endereço de e-mail, número de celular ou nome do recebedor;

  4. Informe o valor que deseja enviar e em que moeda;

  5. Escolha a forma de pagamento, que pode ser com saldo em conta, cartão de débito ou crédito vinculado à conta.

Quais informações você precisa?

No PayPal, você só poderá enviar valores para outro usuário que tenha conta na plataforma. Assim, é preciso informar apenas o e-mail do recebedor ou o seu número de celular vinculado à conta.

Vantagens de enviar dinheiro com o PayPal

Entre as vantagens de usar o PayPal, estão:

  • Alta adesão e presença da empresa em vários países;

  • Envios instantâneos entre contas PayPal;

  • Abertura de conta prática e gratuita.

Desvantagens de enviar dinheiro com o PayPal

Apesar da praticidade da plataforma, ela apresenta custos elevados, que incluem:

  • Cotação de câmbio turismo;

  • IOF de 5,38% (as transações são consideradas como pagamento, e não compra de moedas);

  • Cobrança de 4,50% sobre o câmbio base para quem recebe pagamentos em moeda estrangeira.

Além das tarifas, o processo pode ser mais demorado. Isso porque a transferência entre a conta PayPal e uma bancária pode levar de 3 a 5 dias úteis a depender do calendário de processamento do banco do usuário.

Usando os Correios

Os correios também são uma alternativa para transferir dinheiro a outros países. Com a modalidade Vale Postal Eletrônico Internacional, pessoas físicas e jurídicas podem fazer transferências de valores para algum dos 18 países conveniados com a entrega em espécie.

Para usar o serviço, basta visitar uma agência dos Correios e informar CPF e carteira de identidade. Na postagem do valor, devem ser apresentadas informações sobre o recebedor, como endereço e passaporte. A conversão da moeda é feita no momento do atendimento e o pagamento deve ser em reais.

Passos para enviar dinheiro ao exterior com os Correios

Para enviar dinheiro com os correios, será preciso visitar a agência mais próxima dos e apresentar:

  1. CPF e carteira de identidade;

  2. Informar nome, endereço, passaporte e país de origem do recebedor.

    Antes de optar pelo serviço, confira a sua disponibilidade no país de destino. Não há cobrança de tarifas para quem recebe a transferência e o valor fica disponível até o último dia útil do mês seguinte ao da data de postagem.

No exterior, o destinatário receberá um aviso do correio de seu país e poderá sacar o valor em uma agência.

Quais informações você precisa?

No momento do envio, será preciso informar apenas o nome, endereço, passaporte e país de origem do recebedor.

Vantagens de enviar dinheiro com os Correios

Enviar dinheiro com os correios e prático porque:

  • Não é necessário ter uma conta bancária;

  • Não é preciso informar dados de uma conta no exterior;

  • O dinheiro pode ser retirado em espécie.

Desvantagens de enviar dinheiro com os Correios

Apesar da praticidade, o envio com os Correios apresenta desvantagens:

  • Cobrança de 42 BRL + 1,5% sobre o valor da remessa enviada;

  • Limite de envio baixo, de 500 BRL a 5 mil BRL, a depender do país de destino;

  • Tempo de entrega de 2 a 5 dias úteis.

2. Escolha o provedor

A escolha do provedor responsável pelo envio deve levar em conta os prazos, custos e funcionalidades de cada alternativa. Assim, você garante uma solução adequada às suas necessidades e evita contratempos no futuro.

No momento da escolha, não deixe de considerar:

  • As opções de pagamento oferecidas;

  • As tarifas aplicadas e sua transparência;

  • Prazos de envio e recebimento;

  • Cotação de câmbio;

  • Limites de valores e transferências;

  • Meios de contato e suporte.

Descubra os provedores disponíveis

3: Obtenha os dados do seu destinatário

Como já mencionado, é preciso informar alguns dados de quem vai receber a transferência. Embora cada banco, provedor ou plataforma possa exigir documentos diferentes, é comum o pedido de:

  • Nome, e-mail e endereço;

  • Dados da conta bancária, como código da conta, IBAN ou SWIFT.

Alguns países podem exigir informações adicionais. Além disso, para envios de grandes quantidades, será preciso comprovar a fonte da renda.

4: Compare taxas

Quanto menores as taxas cobradas, mais econômicas se tornam as suas transferências. Normalmente, os bancos tradicionais apresentam taxas mais altas, enquanto bancos digitais e provedores têm tarifas reduzidas.

Confira também:

  • Se a taxa de câmbio segue a cotação comercial ou turismo;

  • Se o IOF é de pagamento (5,38%) ou compra de moeda (1,1% para conta própria e 0,38% para conta de terceiros);

  • Qual o valor da taxa de serviço (spread).

5: Envie seu dinheiro

Há, também, diferentes formas de pagar pela transferência. Quando a escolha é por um provedor, é preciso transferir a quantia da sua conta bancária antes de fazer a conversão para outras moedas e encaminhar o dinheiro.

Para isso, a plataforma vai fornecer os dados da conta para a qual você deverá transferir. Basta fazer o processo e esperar que ele seja concluído de acordo com os prazos do seu banco. Alguns provedores oferecem outros meios de pagamento, como cartão de débito, crédito ou boleto.

Conheça os provedores disponíveis

6: Seu dinheiro é convertido e enviado

Após o pagamento, o dinheiro será convertido para a moeda de destino e enviado para a conta do beneficiário. O prazo para a transferência pode variar a depender do método de envio e da forma de pagamento escolhida. Em provedores, é comum que os pagamentos por boleto demorem mais tempo.

É possível cancelar uma transferência internacional?

Sim, uma transferência internacional pode ser cancelada caso o dinheiro ainda não tenha chegado ao país de destino. Em alguns bancos, o cancelamento pode ser feito após o contato com a instituição, que deve ser feito o mais rápido possível.

Em alguns provedores, o cancelamento também é possível se o valor ainda não tiver saído da conta bancária ou ainda não tiver sido enviado pela plataforma. No entanto, é aconselhável verificar as regras de cancelamento na política do seu prestador de serviço.

Quanto custa enviar dinheiro para o exterior?

Para ajudar na comparação de custos, fizemos uma tabela com as tarifas, os limites e os prazos de bancos e provedores que fazem transferências internacionais.


Países para os quais você pode enviar dinheiroTaxas cobradasTaxa de câmbioLimite de transferênciaQuanto tempo demora
Wise80

IOF +

Tarifa a partir de 0,41% (varia de acordo com a moeda, o valor e a forma de pagamento)

Comercial sem margem adicional

TED - 1 milhão BRL por operação*


Boleto - 9 mil BRL

0 - 4 dias úteis
Remessa Online94

IOF +

Envios menores que 20 mil BRL – 1,64% (dólar)


Envios maiores que 20 mil BRL – 1,54%


Euro - 1,54%

Comercial sem margem adicional

Limite diário - 50 mil BRL


Limite anual - 100 mil BRL

1 dia útil após a confirmação do pagamento via TED 
Banco do BrasilNão disponívelIOF + custos SWIFT + taxa de serviço entre BRL 440 e BRL 550câmbio comercial + margem

Aplicativo BB - USD 3 mil/ dia para terceiros e USD 20 mil/ dia para mesma titularidade


Mais de USD 3 mil - apenas em agência física

Transferências via ordem SWIFT - em média, 2 dias úteis
BradescoNão disponível90 BRL* + IOF + despesas SwiftCâmbio comercial + margem

Por aplicativo ou internet banking - USD 100 mil por operação e USD 250 mil/mês


Mesa de câmbio - sem limites, desde que seja apresentada documentação

Aplicativo ou Internet Banking -  remessas até às 15h59 são processadas no mesmo dia e  após às 15h59 são processadas no próximo dia útil.


Mesa de câmbio - de 1 a 2 dias úteis 

Caixa

Qualquer país que aceite dólar americano, australiano, canadense, euro, franco suíço, iene ou libra esterlina.


IOF + custos SWIFT + taxa de 1% sobre o valor (mínimo de USD 40,00 e máximo de USD 200,00)Câmbio comercial com margemAté USD 10 mil sem contrato de câmbio assinado na agência da operação Não disponível

* A partir de 50 mil BRL é preciso comprovar endereço e fonte de renda.

** A partir de 50 mil BRL é preciso comprovar endereço e fonte de renda.

*** A tarifa está zerada até o 31/12/2022.

É possível enviar transferências internacionais gratuitas?

Não, até o momento não há um banco ou provedor capaz de fazer transferências internacionais gratuitas a partir do Brasil. Além das tarifas de serviço, há custos indissociáveis do processo de conversão de moeda, como o IOF — Imposto sobre Operações Financeiras — e tarifa SWIFT, quando há uso da rede.

Mas é possível fazer transferências a custos menores e transparentes por meio de provedores como a Wise e Remessa Online. Sem margem sobre o câmbio, custos SWIFT e com taxas reduzidas, a alternativa torna as operações muito mais econômicas.

Envie dinheiro com a WiseConheça os provedores disponíveis

Quanto tempo demora para transferir dinheiro para o exterior?

O tempo para a conclusão de uma transferência vai depender do método de envio escolhido, da moeda e do país de destino. Normalmente, os provedores e as contas digitais, como o PayPal, são mais rápidos que os bancos e o envio por Correio

Na Wise, por exemplo, mais de 40% das transferências são instantâneas e 80% são entregues em 24 horas. Na Remessa Online, a maioria das transferências também é concluída no mesmo dia.

É seguro transferir dinheiro para o exterior?

Todos os bancos e provedores citados neste guia são confiáveis. Embora a segurança seja uma preocupação comum quando falamos em serviços digitais, tecnologias como autenticação de dois fatores e criptografia ajudam a garantir a segurança das operações financeiras em dispositivos eletrônicos.

Dicas para enviar dinheiro com segurança e evitar ser vítima de fraude

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar problemas de segurança e golpes em transferências internacionais:

  • Pesquise se o seu banco ou provedor é habilitado pelo Banco Central do Brasil;

  • Use sempre os aplicativos e websites oficiais do seu provedor;

  • Crie senhas fortes, sem informações pessoais, datas ou iguais a outras senhas;

  • Não compartilhe a sua senha com terceiros;

  • Não utilize celulares ou computadores de terceiros para fazer operações financeiras.

Conclusão

Existem diferentes formas de enviar dinheiro para o exterior e a escolha de como fazer uma transferência internacional deve considerar os diferenciais de cada alternativa. Compare prazos de envio, quantidade de moedas disponíveis, tarifas cobradas e a praticidade para aderir e usar o serviço.

É comum que os provedores especializados, como Wise e Remessa Online, ofereçam custos menores, mais agilidade e facilidade para o usuário. Ao avaliar as diferenças entre essas soluções, fica mais fácil encontrar uma maneira de transferir dinheiro que atenda às suas necessidades.

Além de tarifas reduzidas, esses provedores oferecem uma variedade maior de moedas e garantem mais facilidade para o usuário, que pode se cadastrar rapidamente, de forma gratuita e com os documentos do seu país de origem.

Envie dinheiro com a WiseConheça os provedores disponíveis

FAQ

Como posso enviar dinheiro para o exterior?

Você pode enviar dinheiro ao exterior por transferência bancária, provedores especializados como a Wise, carteiras digitais, como o PayPal e pelos Correios. Os provedores costumam oferecer as melhores taxas e mais praticidade para operar.

Quais informações você precisa para enviar dinheiro ao exterior?

Normalmente, é necessário informar o nome, e-mail e endereço de quem vai receber a transferência, além de dados da conta bancária no exterior, como número da conta, código IBAN ou código SWIFT.

Quanto custa enviar dinheiro para o exterior?

Os custos para enviar dinheiro ao exterior podem variar bastante a depender da forma de envio. Os bancos tradicionais costumam cobrar uma taxa sobre o câmbio, além da taxa SWIFT e taxa de serviço. Já os provedores, não aplicam os custos SWIFT, usam câmbio comercial sem margem com tarifas reduzidas e transparentes.

Quanto tempo leva para enviar dinheiro para o exterior?

O prazo de envio vai depender do método escolhido. Entre contas PayPal, o envio pode ser instantâneo. Já os provedores costumam concluir a maioria das suas operações em até um dia. Já os bancos, levam em média 2 dias úteis.