Como abrir uma conta no exterior: conheça as melhores opções 2023

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
30 de outubro de 2023

Se você pretende se mudar, faz viagens frequentes ou tem trabalhos em outros países, entende a importância de fazer operações financeiras com praticidade e economia. Para isso, precisa saber como abrir uma conta no exterior para poder gerenciar as finanças no dia a dia.

Neste artigo, saiba como abrir uma conta no exterior pela internet, confira os documentos necessários e conheça as principais opções disponíveis no mercado. Entre as empresas destacadas, você vai conhecer soluções alternativas, como Wise e Remessa Online, provedores especializados no envio de dinheiro a outros países.

Compare as contas internacionais e comece a sua organização financeira, seja a partir do Brasil ou já no exterior.

Abra a sua conta WiseConheça outros provedores

Quais documentos eu preciso?

As regras e os documentos necessários para abrir uma conta no exterior podem variar bastante, dependendo do país e da instituição financeira em que ela é oferecida. No entanto, é comum que os bancos convencionais peçam:

  • Dados pessoais, como nome e data de nascimento;

  • Informações de contato, como e-mail e telefone;

  • Documento de identificação do país em que a conta será aberta;

  • Comprovante de endereço.

Alguns bancos também podem pedir comprovante de renda e de declaração de rendimentos para os órgãos fiscais correspondentes, além de um depósito inicial para abertura de conta.

Economize a papelada com soluções alternativas como a Wise

Em alguns casos, reunir toda a documentação solicitada pode não ser um processo simples. Por exemplo, para quem acabou de chegar a um novo país, faz viagens esporádicas ou faz trabalhos de forma remota, não é possível ter um comprovante de endereço ou documento de identificação internacional.

A boa notícia é que o mercado já conta com alternativas que permitem a abertura de conta por meio de cadastros simplificados. Entre as opções disponíveis estão a Wise e a Remessa Online, provedores especializados em envios internacionais com contas digitais, rápidas e que demandam apenas documentos do país de origem do usuário.

A Wise oferece uma conta multimoedas que permite enviar, receber e guardar dinheiro em 50 moedas, além de um cartão internacional de débito aceito em 200 países. Já a Remessa Online trabalha com 9 moedas e não possui cartão, mas também oferece serviços para empresas no Brasil.

Abra agora a sua conta WiseConheça outros provedores

Como abrir uma conta bancária no exterior

O primeiro passo para ter uma conta internacional é conferir as regras de elegibilidade e os documentos solicitados no país em que ela será aberta.

Com o crescimento dos serviços digitais, muitos bancos já permitem a abertura de contas pela internet. Apesar disso, ainda é possível que uma visita presencial seja obrigatória para a conclusão do processo, como acontece em vários bancos dos Estados Unidos, como o TD Bank, US Bank e Bank of America. Outro exemplo é o Banco Commonwealth Austrália, também muito procurado por brasileiros que vão ao país.

Depois, reúna a documentação necessária e faça o pedido online, se possível, ou agende a sua visita presencial em uma agência para a data em que estiver no país.

Posso abrir uma conta bancária no exterior antes da chegada?

Nos bancos mais tradicionais, a exigência de uma visita presencial para a conferência da documentação e abertura de conta é bastante comum. Apesar disso, já existem bancos e provedores que permitem ao menos o início do processo por vias digitais.

Esse é o caso de bancos como o Nomad e Revolut. O Banco Nomad tem uma conta em dólar totalmente digital que pode ser aberta e gerenciada pelo aplicativo da empresa. O Revolut também é um banco digital que permite a conversão e o envio de dinheiro a outros países, mas ainda não está disponível no Brasil.

Há, também, plataformas digitais especializadas em transferências internacionais, como a Wise e a Remessa online. A Wise funciona como uma opção prática, rápida e econômica para abrir uma conta em moedas estrangeiras, via internet e com a apresentação da documentação do país de origem do usuário. Já a Remessa Online, permite o envio e o recebimento de valores, mas não a possibilidade de guardar moedas.

Abra agora a sua conta WiseConheça os provedores disponíveis

Qual é a melhor conta no exterior para estrangeiros?

Existem diferentes tipos de contas bancárias no exterior, incluindo os bancos mais tradicionais, contas digitais e provedores especializados em transferências internacionais.

A melhor solução vai depender dos serviços e das funcionalidades que você precisa. Para ajudar na escolha, veja uma tabela com os principais recursos de 4 grandes contas e compare.

ServiçoWiseRemessa onlineBanco NomadRevolut
Conta gratuitaSimSimSimSim. Também há contas premium disponíveis. 
Abertura onlineSimSimSimSim
Abertura antes de chegar ao novo paísSimSimSimNão*
Documentação de país de origemSimSimSimNão*
Transferência internacionalSimSimSimSim
Moedas disponíveis53 moedas9 moedasApenas dólarMais de 30 moedas
CâmbioComercialComercialComercialComercial
Tarifas para enviar dinheiro

IOF de 1,1% para contas da mesma titularidade

e 0,38% para contas de terceiros +

Tarifa a partir de 0,41% (varia de acordo com a moeda, o valor e a forma de pagamento).

IOF de 1,1% para contas da mesma titularidade

e 0,38% para contas de terceiros +

Envios menores que 20 mil BRL – 1,64% (dólar)


Envios maiores que 20 mil BRL – 1,54%


Euro - 1,54%

IOF de 1,1% e taxa de serviço de até 2%


Gratuitas dentro do espaço SEPA


Fora do espaço SEPA há variações de acordo com a moeda de origem e de destino


Tarifas para receber dinheiroNão há

Menos que 20 mil BRL – 1,64% (dólar)


Mais que 20 mil BRL - 1,54%


Euro - 1,54%

Dólar comercial + IOF 0,38% + Taxa de serviço até 2%+ 10 USD (câmbio via app)*


Recebimento por ACH e Wire (domésticas e internacionais) - sem custos

Não
Cartão disponívelCartão de débitoNãoCartão de débitoCartão de débito
Limite de envio

TED - 1 milhão BRL por operação


Boleto - 9 mil BRL

Limite diário - 50 mil BRL


Limite anual - 100 mil BRL *

Para contas Nomad: 5 mil USD/dia,  10 mil USD/mês e 50 mil USD/ano


Por Wire doméstico: 10 mil USD/ dia, 30 mil USD/mês e 100 mil USD/ano

Transferências SWIFT - ilimitadas


Transferências SEPA: 100 mil USD/ dia

* O Banco Revolut ainda não está disponível no Brasil. Apesar disso, permite a abertura de contas para brasileiros em países onde a empresa já atua.

**No fim de semana, a taxa é de 1%, para a maioria das moedas (2% apenas no baht tailandês e na grívnia ucraniana).

***__A taxa de serviço varia de acordo com o Programa de Taxa de Serviço Regressiva e a taxa fixa de 10 USD não está sendo cobrada por tempo limitado.

**** A partir de 50 mil BRL é preciso comprovar endereço e fonte de renda.

***** Com um cadastro completo, é possível enviar valores maiores.

****** Transferências em INR (possível apenas para a Índia), IDR (bancos sediados na Indonésia) e MYR (Malásia), há o limite de 5000 GBP por dia. Em transferências nacionais para as Filipinas (PHP), o limite está é de 1000 GBP por dia ou o equivalente em outra moeda.

Ao comparar cada ponto da tabela acima, fica claro que há muitas diferenças entre as contas no exterior que bancos e provedores oferecem. A escolha da solução ideal deve levar em consideração muitos fatores e é por isso que vamos falar um pouco mais sobre cada alternativa a seguir.

Wise

Com uma conta multimoedas gratuita, a Wise permite que seus usuários enviem, recebam e guardem dinheiro em mais de 50 moedas. A conta também oferece um cartão de débito internacional que pode ser usado para comprar e sacar valores em mais de 200 países.

Além da praticidade da conta digital, a sua abertura também é simplificada, exigindo informações pessoais e de contato apenas do país de origem. Não é necessária nenhuma visita física e o processo pode ser feito do Brasil, não importa qual a moeda a ser convertida.

A alternativa garante taxas reduzidas e transparentes, informadas ao usuário antes do início da operação. Além disso, a conversão de moeda segue o câmbio comercial e IOF de 1,1% para contas da mesma titularidade e 0,38% para contas de terceiros. Não é preciso pagar nenhuma taxa para receber valores.

O limite de operações é alto. É possível enviar até 1 milhão BRL em operações feitas por TED e 9 mil BRL para pagamentos no boleto, mas é preciso comprovar endereço e fonte de renda quando os valores enviados são superiores a 50 mil BRL.

Vantagens WiseDesvantagens Wise
Mais de 50 moedas disponíveis para conversãoDisponível apenas para pessoa física
Taxas transparentes, informadas antes do início da operaçãoSomente cartão de débito
Recebimentos sem taxas
Cartão de débito internacional
Abra a sua conta Wise gratuita

Remessa Online

A Remessa Online é um serviço de transferências internacionais dedicado a indivíduos e empresas. Além da conversão de moeda e do envio e recebimento de dinheiro, o provedor também oferece serviços para empresas, startups e serviços paralegais.

Entre as soluções oferecidas, a empresa permite receber salários de outros países, fazer pagamentos, compras, contratar serviços e fazer investimentos em outros mercados. Para isso, também tem uma conta gratuita e de abertura simples, que pede informações do país de origem e pode ser aberta em minutos.

São 9 moedas disponíveis para operar de forma internacional. A conversão também segue o câmbio comercial e o IOF é de 1,1% para contas próprias e 0,38% para contas de terceiros. As tarifas cobradas são maiores que as da Wise, ficando entre 1,54% e 1,64%, e quem recebe também paga uma taxa sobre o valor. Os limites também são altos, de 50 mil BRL por dia e 100 mil BRL por ano.

Em comparação com as outras opções, a Remessa Online não permite guardar dinheiro em conta e não oferece um cartão, além de não permitir saques.

Vantagens Remessa OnlineDesvantagens Remessa Online
Disponível para pessoa física e jurídica7 moedas disponíveis para conversão
Taxas transparentes, informadas antes do início da operaçãoNão oferece cartão
Remessas em tempo reduzidoNão permite saques
Soluções para startups e serviços paralegais disponíveis

Nomad

O Banco Nomad oferece uma conta-corrente em dólar gerada por instituições financeiras dos Estados Unidos. Com ela, o usuário pode fazer conversões de câmbio de real para dólar, compras, transferências e saques. A empresa também oferece um cartão de débito, virtual ou físico, aceito em mais de 50 países.

A conversão de moeda utiliza o câmbio comercial, o IOF é de 1,1% e a taxa de serviço aplicada pode ser de até 2%. As transferências são gratuitas entre contas Nomad, mas é preciso pagar o valor da conversão novamente para retornar o dinheiro à conta em reais. Em caixas da rede Allpoint, não há taxas e limites para saques.

Assim como nas outras alternativas, o usuário pode abrir a conta e gerenciá-la pelo aplicativo do banco ou site, acessando todas as informações sobre o cartão, débitos e extratos.

Em comparação com as outras contas, a Nomad é a que tem a maior restrição em relação às moedas oferecidas por oferecer apenas o dólar. Por outro lado, garante acesso a carteiras de investimento no exterior, opção não oferecida pelos outros provedores.

Vantagens NomadDesvantagens Nomad
Acesso a carteiras de investimentoOperações somente em dólar
Taxas transparentes, informadas antes do início da operaçãoHá tarifas para enviar dinheiro à conta em reais
Remessas em tempo reduzidoSomente cartão de débito

Revolut

O banco Revolut é uma empresa sediada em Londres que já conta com mais de 18 milhões de clientes ao redor do mundo. Em sua conta multimoedas, é possível fazer transferências e receber valores de outros países, além de compras e saques com um cartão de débito.

Disponível ao redor do globo, a conta permite enviar e receber dinheiro em mais de 30 moedas, que podem ser compradas com a cotação comercial e têm o envio instantâneo. As tarifas aplicadas também variam de acordo com a moeda e quantidade enviada, além do dia da semana. Dentro do espaço SEPA (Single Euro Payments Area), os envios são gratuitos.

Assim como a Wise e a Remessa Online, a empresa informa as taxas que serão cobradas antes do início do processo, de forma transparente. Apesar da sua abrangência, a Revolut ainda não chegou ao Brasil e não está disponível para residentes do país.

A boa notícia é que a empresa está em fase de pré-cadastro e tem uma lista de espera para usuários interessados. Além disso, a conta pode ser usada para enviar dinheiro ao Brasil de outros países e por brasileiros que já tenham um endereço no exterior.

Vantagens RevolutDesvantagens Revolut
Mais de 30 moedas disponíveisNão disponível para residentes no Brasil
Taxas transparentes, informadas antes do início da operaçãoSomente cartão de débito
Contas premium disponíveis
Transferências gratuitas dentro do espaço SEPA

Quais são os custos?

Entre os bancos convencionais, é comum a exigência não apenas de um endereço fixo e de visitas presenciais a agências, mas também a cobrança de taxas de abertura e manutenção da conta, além de outros gastos que aumentam os custos:

  • Taxa de renovação da conta;

  • Depósito inicial para abertura;

  • Taxas sobre a conversão das moedas;

  • Gastos para o deslocamento até as agências.

Nos bancos digitais e provedores alternativos, a abertura de conta costuma ser gratuita. Apesar disso, existem tarifas que fazem parte do envio de dinheiro ao exterior, como:

  • Cotação de câmbio;

  • IOF;

  • Tarifas de serviço.

Algumas empresas oferecem contas premium e serviços especiais, como cartões de crédito, possibilidade de investir em mercados internacionais, cheque especial e assim por diante. Essas ofertas têm custos adicionais que devem ser considerados.

Em resumo, os custos para abrir uma conta no exterior podem ser muito diferentes a depender da conta escolhida e dos serviços contratados. Por isso, avalie se a opção desejada é suficiente para as suas necessidades.

Dicas para transferir dinheiro

Agora, você já sabe como abrir uma conta no exterior e conhece as principais opções disponíveis no mercado. Sabe, também, que o envio de valores para outros países envolve custos e é importante conhecê-los antes de fazer uma operação financeira.

Para evitar ter gastos inesperados, confira algumas dicas sobre como fazer transferências internacionais:

  • Antes de optar por uma conta com tarifas recorrentes, pesquise por bancos digitais e provedores alternativos que ofereçam contas gratuitas;

  • Garanta que a conta escolhida garante todos os serviços de que você precisa;

  • Confira os valores cobrados por cada empresa para a conversão de moedas e o seu envio;

  • Em contas digitais ou provedores alternativos, o valor das tarifas costuma ser menor que o dos bancos mais tradicionais;

  • Em provedores como Wise e Remessa Online, o valor das taxas aplicadas diminui à medida que o valor enviado aumenta. Considere transferir quantias maiores para ter operações mais baratas;

  • Pesquise os prazos para o envio de valores. Quanto mais rápida e simples for a transferência, mais fácil serão as suas operações financeiras.

Abra a sua conta WiseConheça os provedores disponíveis

Precisa declarar no imposto de renda a conta fora do país?

Se você tem alguma fonte de renda no exterior, é importante lembrar que esses ganhos devem ser incluídos na declaração de Imposto de Renda, independentemente das quantias depositadas ou movimentadas em conta.

Essa exigência só deixa de ser válida para pessoas que fizeram a declaração de saída definitiva do país para a Receita Federal. Nesse caso, o documento funciona como a última declaração de imposto de renda e oficializa o status do solicitante de não residente no país. Mas atenção: após realizar o processo não é mais possível ter uma conta-corrente em bancos brasileiros.

Como declarar rendimentos no exterior no imposto de renda?

Para não restar dúvidas, precisam declarar os rendimentos no exterior todas as pessoas que:

  • Recebem rendimentos no exterior;

  • Fazem aplicações em mercados de investimentos de outros países;

  • Recebem pagamentos de empresas estrangeiras.

Se algum desses for o seu caso, será preciso seguir algumas etapas para fazer a sua declaração. Veja o passo a passo:

  1. Na plataforma de declaração, vá até a ficha "Bens e Direitos — Depósito bancário em conta-corrente no exterior”;

  2. Preencha o campo "Discriminação" com os dados da conta bancária internacional;

  3. No campo "Situação em 31/12/xxxx", informe o valor depositado em conta até o dia 31 de dezembro do ano solicitado. Sempre informe o valor convertido para reais de acordo com a cotação do dólar no dia.

Outro detalhe importante é a declaração de Capitais Brasileiros no Exterior. Ela é exigida de contribuintes com um total de bens e valores no exterior igual ou superior a 1 milhão de dólares ou seu equivalente em outras moedas até as datas 31 de março, 30 de junho e 30 de setembro de cada ano.

Conclusão

Existem diferentes tipos de contas bancárias internacionais, com regras e custos que variam de país para país e de acordo com a instituição financeira que as oferta. Para saber como abrir uma conta no exterior é preciso ter atenção a mais que os serviços e custos de cada alternativa, prestando atenção também aos critérios de elegibilidade e à documentação exigida.

Normalmente, os bancos convencionais solicitam documentos menos acessíveis para não residentes de um país, como comprovante de endereço e número de identificação local. Já os bancos digitais e provedores alternativos, como Wise e Remessa Online, garantem processos mais simples, rápidos e econômicos.

Além de exigirem apenas documentos do país de origem do usuário, esses provedores também permitem operações em diferentes moedas, em tempo quase instantâneo e com menos custos.

Abra a sua conta Wise gratuitaConheça outros provedores disponíveis

FAQ

Como posso abrir uma conta bancária no exterior estando no Brasil?

É possível abrir uma conta no exterior a partir do Brasil por meio de bancos digitais internacionais, como o Nomad, e de provedores alternativos, como Wise e Remessa Online. As 3 opções permitem a abertura de uma conta digital com a apresentação de documentos brasileiros.

O que preciso para abrir uma conta no exterior?

Para abrir uma conta no Banco Nomad ou em provedores como Wise e Remessa Online, é preciso fornecer dados pessoais, como nome e data de nascimento e informações para contato, como e-mail e telefone. Também é preciso ter um documento de identificação válido no Brasil.

Posso abrir uma conta bancária online para usar no exterior?

Sim. É possível abrir uma conta online, estando no Brasil para fazer transferências, compras e saques em outros países. O Banco Nomad e a Wise são duas alternativas de contas digitais que permitem operações financeiras internacionais com o uso de dados locais.

Quais bancos ou provedores permitem que você abra uma conta no exterior?

Wise, Remessa Online, Nomad e Revolut são alternativas que permitem o envio de dinheiro ao exterior. Na Wise e no Banco Nomad, é possível enviar, receber e guardar moedas estrangeiras, fazer compras, transferências e saques. O Revolut também garante essas opções, mas ainda não está disponível no Brasil. Há, ainda, outras opções disponíveis, como a conta C6 Global e o Banco N26.