Como comprar dólar canadense no Brasil: conheça e compare

Andrea Côrtes
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
15 de dezembro de 2023

Está planejando uma viagem e precisa saber como comprar dólar canadense? Antes de adquirir uma moeda estrangeira, é importante comparar as diferentes opções do mercado para encontrar a mais prática, econômica e adequada às suas necessidades.

Neste artigo, você vai encontrar as principais alternativas para converter dinheiro, vai entender como funciona o câmbio e quais são as tarifas aplicadas. Aproveite para conhecer provedores online econômicos e acessíveis, como Wise e Revolut.

Conheça a WiseConheça o Revolut

Você vai encontrar neste artigo:

Como comprar dólar canadense

Existem alguns fornecedores bastante populares para a venda de moedas estrangeiras como o dólar canadense: casas de câmbio, bancos e provedores especializados.

Embora cada alternativa tenha vantagens e custos distintos, existem algumas etapas comuns para a compra de moedas estrangeiras:

  1. Decida a quantia a comprar: faça uma estimativa do valor necessário para a viagem;

  2. Escolha o método de compra: avalie condições, prazos e tarifas de bancos, casas de câmbio e provedores;

  3. Pesquise os meios de pagamento aceitos: descubra se o local onde você vai ficar aceitar pagamentos em dinheiro vivo, cartão ou têm caixas eletrônicos acessíveis;

  4. Monitore a taxa de câmbio: confira e acompanhe a taxa de câmbio para encontrar o melhor valor de compra;

  5. Escolha a forma de pagamento: a depender do método escolhido, será possível pagar em dinheiro, cartão de débito, crédito ou boleto. Escolha o melhor para você.

Vale lembrar que as formas de pagamento, retirada e as tarifas podem variar bastante a depender do método de compra escolhido. Por isso, você vai conhecer cada alternativa em detalhes neste guia.

Gerencie o seu dinheiro com a Wise

Forma mais barata de comprar dólar canadense: uma comparação

É muito importante comparar os diferentes métodos e fornecedores disponíveis para encontrar a melhor forma de comprar dólares canadenses. A seguir, veja uma tabela com os custos do compra de BRL 1000 para CAD nos principais bancos, casas de câmbio e provedores do Brasil.

FornecedorTaxa de câmbioCusto de tarifasTotal a receber
Western UnionBRL 3,5971 BRLIndisponívelCAD 278,05*
WiseBRL 3,6279 BRLBRL 22,97 (Incluso IOF de 1,1%)CAD 275,64
Remessa OnlineBRL 3,5474 BRLBRL 58,55 (Incluso IOF de 0,38%)CAD 265,40
NubankBRL 3,5489 BRLBRL 46,51 + 1,20% + IOF de 0,38% CAD 264,95
Travelex Confidence câmbioBRL 3,8146 BRLBRL 15,82 (Incluso IOF de 1,1%)CAD 258

*Valor para envio online para conta bancária no exterior.

Consulta realizada em 20/11/2023 nos sites Wise, Remessa Online, Travelex Confidence Câmbio, Western Union e aplicativo Nubank.

Ao comparar os fornecedores, alguns provedores online são mais econômicos que casas de câmbio e bancos digitais. Isso porque as plataformas online costumam aplicar o câmbio comercial sem margem, recolher IOF de 1,1% e aplicar tarifas de serviço reduzidas. Ao mesmo tempo, cartões bancários aplicam IOF de 5,38% e margem sobre o valor da moeda.

Qual é a taxa de câmbio para comprar dólar canadense hoje?

O valor do dólar canadense hoje é de 3.92945. Esse é o preço de cada CAD em relação ao real, sem considerar IOF, taxa de serviço e tarifas sobre o câmbio. Os preços finais podem variar conforme o fornecedor, a quantia e a forma de pagamento.

Ao escolher um provedor que faça a troca do dinheiro, é muito importante verificar qual o câmbio aplicado à operação. A seguir, entenda a diferença entre o câmbio comercial e o câmbio turismo, que se diferenciam pelo custo.

Câmbio turismo

Você já deve ter percebido que existem diferentes valores para a conversão de dinheiro, incluindo o câmbio turismo e o comercial. O câmbio turismo é aplicado às compras por pessoa física e envolve uma margem adicional que cobre os custos para a comercialização da moeda em menor quantidade.

Normalmente, a cotação turismo é utilizada pelas casas de câmbio e por grandes bancos, que aplicam uma porcentagem sobre o valor total da moeda transacionada, além de IOF e taxa de serviço.

Câmbio comercial

Já o câmbio comercial é o valor da moeda no mercado, sem considerar tarifas ou percentuais. Ele é mais comum em operações entre empresas e bancos, mas provedores especializados, como Wise, Revolut e Remessa Online, também utilizam a cotação sem margens adicionais.

Outros fatores também podem influenciar o valor da taxa de câmbio:

  • Balança de pagamentos: a quantidade de pagamentos feitos e recebidos por um país pode fortalecer ou enfraquecer uma moeda;

  • Taxa de juros: a variação dos juros impacta os mercados e afeta as exportações e os investimentos dos países;

  • Inflação: quando há aumento dos preços em um país, o poder de compra da sua moeda cai, assim como o valor da taxa de câmbio;

  • Funcionamento de mercado: a competitividade dentro de um país e a venda de moedas também podem provocar o aumento ou a queda do valor do câmbio.

Cédulas de Dólares Canadenses

Onde comprar dólar canadense

Você pode comprar dólares canadenses em casas de câmbio, grandes bancos ou provedores especializados. Essas alternativas podem facilitar recargas em cartões de débito, retirada de valores em espécie ou até o uso de cartões de crédito internacionais.

Comprar dólar canadense com cartão

Comprar dólar canadense com cartão é uma das soluções mais práticas disponíveis. Com vários bancos e provedores digitais no mercado, as soluções apresentam custos e benefícios diversos.

Normalmente, os cartões bancários apresentam custos elevados, incluindo margem sobre o câmbio, IOF de 5,38% e taxa de serviço. Por outro lado, os cartões de provedores especializados, como Wise e Revolut, permitem recargas em moedas estrangeiras a preços reduzidos e transparentes.

Comprar dólar canadense mais barato com cartões de débito pré-pagos e internacionais

Cartões de débito e pré-pagos internacionais podem oferecer recursos interessantes e tarifas mais competitivas para quem vai viajar ao exterior. Por exemplo, por permitir recargas em moedas estrangeiras pagando o câmbio comercial e IOF de 1,1%.

No caso da Wise e da Revolut, o usuário pode adicionar o valor desejado para a viagem via aplicativo ou website para usar em compras, pagamentos e saques no exterior.

Apesar da praticidade, vale lembrar que nem todos os estabelecimentos aceitam cartões pré-pagos como meio de pagamento. Também pode ser preciso pagar tarifas adicionais para sacar.

Entre os principais provedores do mercado, a Wise e a Revolut se destacam pela quantidade de moedas suportadas e as tarifas aplicadas:

  • Wise: oferece um cartão de débito internacional da bandeira Visa. Vinculado à conta multimoedas do provedor, permite compras e saques em mais de 40 moedas e 160 países;

  • Revolut*: também vinculado à conta multimoedas da Revolut, suporta mais de 60 moedas e 150 países. Os recursos estão sendo liberados no Brasil.

* Atualmente há algumas restrições relacionadas ao funcionamento da Revolut no Brasil. De acordo com a central de ajuda Revolut, atualmente só é possível fazer o câmbio para USD na conta em BRL.para mais informações consulte o site da Revolut.

Obtenha o cartão WiseSaiba mais sobre o Revolut

Comprar dólar canadense com cartão de crédito

Um cartão de crédito permite o pagamento posterior ou até parcelado dos gastos de uma viagem internacional. Apesar de mais flexível em relação a datas, a alternativa tem custos elevados, que incluem IOF de 5,38% e margem sobre o câmbio, além de taxas de serviço.

Veja mais dicas e informações sobre como usar o cartão de crédito no exterior.

Parcelar dólar canadense com cartão: é um bom negócio?

Alguns bancos e provedores aceitam o pagamento pela compra de dólares canadenses e outras moedas usando um cartão de crédito. Um exemplo é o Travelex, que permite a compra de dinheiro em espécie parcelada em até 12 vezes.

Embora a alternativa ajude manter uma cotação específica e diluir gastos, ela inclui custos adicionais, como possíveis juros acrescentados às parcelas.

Comprar dólar canadense em casa de câmbio

As casas de câmbio são a alternativa mais tradicional para a compra de moeda estrangeira. Entre as principais vantagens da solução, se destaca a possibilidade de comprar dinheiro em espécie antes de chegar ao país de destino.

Vale lembrar que, embora o método seja bastante aceito pelo mundo, traz mais riscos de perdas e roubos, além de incluir tarifas maiores como o câmbio turismo e taxas de serviço elevadas.

Ao optar por uma casa de câmbio, escolha locais cadastrados no Banco Central do Brasil. Há, ainda, páginas online como o Melhor câmbio, que permitem a comparação de taxas de diferentes fornecedores antes da retirada em uma agência.

Descubra o melhor fornecedor online para comprar Euros

Comprar dólar canadense no seu banco

Outra alternativa prática é comprar dólares canadenses no seu banco. O processo é semelhante ao de uma casa de câmbio e dos cartões de débito e crédito e, por isso, costuma envolver tarifas elevadas, que incluem câmbio turismo, IOF de 1,1% para compras à vista e taxas de serviço.

É importante considerar que nem todos os bancos vendem dólares canadenses, mas trabalham apenas com euro e dólar.

É possível negociar com seu banco?

Sim, você pode entrar em contato com o seu gerente, apresentar taxas de câmbio menores de outras instituições e perguntar se há uma oferta reduzida para clientes.

Comprar dólar canadense em plataformas online

Se você procura economia, pode comprar dólares canadenses em plataformas online, como a Wise e a Revolut. Normalmente, são provedores que trabalham com contas multimoedas ou permitem recargas em moedas estrangeiras a custos reduzidos, incluindo câmbio comercial e IOF de 1,1%.

Ainda é comum que as tarifas para o serviço sejam menores que as de bancos e casas de câmbio. Embora a solução seja normalmente segura, é recomendado conferir se a plataforma escolhida é regulada no Brasil. Confira algumas da mais populares:

  • Wise: conta multimoedas online e gratuita com suporte a mais de 40 moedas, incluindo o CAD. Oferece um cartão de débito vinculado;

  • Revolut*: conta multimoedas online gratuita com suporte a mais de 60 moedas, incluindo o CAD. Oferece um cartão de débito vinculado, mas ainda não liberou todos os seus recursos no Brasil;

  • Remessa online: plataforma de transferências internacionais com suporte a 8 moedas, mas sem conta ou cartão vinculados.

* Atualmente há algumas restrições relacionadas ao funcionamento da Revolut no Brasil. De acordo com a central de ajuda Revolut, atualmente só é possível fazer o câmbio para USD na conta em BRL.para mais informações consulte o site da Revolut.

Crie a sua conta WiseCrie a sua conta Revolut

Sacar dinheiro em um caixa eletrônico

Alguns bancos, casas de câmbio e provedores online oferecem cartões que permitem saques no exterior. Há contas que oferecem saques gratuitos, enquanto outras cobram tarifas por saque ou, no caso dos cartões de crédito, podem ser cobrados juros.

Lembre-se de sacar na moeda local sempre que possível. Isso porque alguns caixas eletrônicos usam a sua própria taxa de câmbio para converter valores no momento da operação, encarecendo-a.

Comprar dólar canadense no aeroporto

Ainda é possível converter dinheiro em aeroportos, que costumam abrigar algumas agências e casas de câmbio. No entanto, a solução é uma das mais caras e, por isso, só vale a pena caso nenhuma outra alternativa esteja disponível.

Taxas e impostos para a compra de dólar canadense

Além de saber onde comprar dólar canadense, é importante compreender outros custos que acompanham o valor do câmbio. A seguir, conheça os principais impostos e tarifas.

Taxa de comissão

A taxa de comissão, ou taxa de serviço, é o valor cobrado pelo fornecedor da moeda estrangeira para fazer a conversão do dinheiro. Ele é somado ao IOF e ao valor do câmbio.

Taxa de entrega

Alguns provedores podem fazer a entrega de dinheiro em espécie para o comprador ou permitir a sua retirada em uma agência internacional, como a Western Union. Nesse caso, é comum a cobrança de tarifas extras.

Imposto sobre Operações Financeiras – IOF

O IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras, determinado pelo governo federal para a compra de moeda e compras com cartão de débito e crédito no exterior.

Ao comprar a moeda antecipadamente, mesmo que em uma recarga de cartão, a alíquota aplicada é de 1,1%. Já as compras com cartão de débito e crédito bancários são tarifadas em 5,38%.

Existem limitações para comprar dólar canadense?

Não há um limite máximo para a compra de dólares canadenses, mas existem fatores que podem limitar a conversão e o uso da moeda a depender do método de compra escolhido:

  • Cartões de crédito permitirão apenas o uso do limite pré-aprovado pelo banco;

  • Cartões de débito e crédito podem ter limites para operações de compra e saques internacionais;

  • Podem existir limites para saques do caixa eletrônico;

  • É necessário declarar valores em espécie superiores a USD 10 mil ou o valor equivalente em outra moeda para a Receita Federal.

Dicas para comprar dólar canadense mais barato

Embora o dólar canadense seja uma moeda mais cara que o real, é possível adotar algumas dicas para economizar no momento da compra.

Comece a pesquisar com antecedência

O valor das moedas pode variar todos os dias e até a cada horário. Assim, começar a monitorar a cotação com antecedência pode ajudar a encontrar preços mais vantajosos.

Entenda os impostos de cada forma de pagamento

Conhecer os impostos aplicados à compra do dinheiro em espécie ou usando cartões é importante para escolher as melhores formas de adquirir moedas. É recomendado contar com formas de pagamento variadas para aumentar a sua segurança.

Verifique o VET e calcule o preço exato do câmbio 

Antes de trocar dinheiro em um banco, provedor ou casa de câmbio, calcule o Valor Efetivo Total (VET) da operação, somando taxa de câmbio, IOF e taxas de serviço. Assim, é possível conferir o quanto você vai pagar por cada CAD adquirido.

Conclusão: vale a pena usar cartão de crédito no exterior?

Se você precisava de dicas sobre como comprar dólar canadense, este guia trouxe explicações detalhadas sobre as principais formas de obter CAD e os fornecedores mais populares no Brasil. Ao comparar alternativas e valores, é possível economizar e aproveitar melhor a sua viagem internacional.

Entre os métodos de compra disponíveis, o cartão de crédito traz segurança e flexibilidade, embora tenha tarifas elevadas que incluem IOF de 5,38% e margem sobre o câmbio comercial. A compra de CAD em um banco ou casas de câmbio também é prática e pode facilitar a compra de dinheiro em espécie, mas contam com tarifas semelhantes às do cartão de crédito.

Já os provedores online, como os cartões de débito internacionais da Wise e da Revolut, saem mais baratos pela cobrança do câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e taxas de serviço reduzidas. Além de fazer recargas na moeda desejada pagando menos, o usuário também poderá sacar valores em caixas eletrônicos internacionais.

Crie a sua conta WiseCrie a sua conta Revolut

Perguntas frequentes sobre como comprar dólar canadense

Como comprar dólar canadense mais barato?

Acompanhe a taxa de câmbio com antecedência e compare os custos de diferentes alternativas. Cartões de provedores especializados, como a Wise e a Revolut, costumam aplicar tarifas menores que as dos bancos e casas de câmbio.

Como comprar dólar canadense com a Wise?

Para comprar dólar canadense com a Wise, basta abrir uma conta no site ou aplicativo e seguir as instruções da plataforma para fazer o envio.

Onde posso comprar dólar canadense mais barato?

Compre dólar canadense mais barato em provedores online, como Wise e Revolut. Normalmente, essas alternativas aplicam o câmbio comercial, IOF de 1,1% e taxas de serviço reduzidas.

Como comprar dólar canadense com o cartão de crédito?

Você pode solicitar um cartão de um banco que permita compras internacionais no crédito ou visitar o seu banco ou casas de câmbio que aceitem o meio de pagamento.