WorldRemit é confiável? Descubra se é seguro usar a plataforma

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
29 de agosto de 2022

Fundada há mais de 10 anos, a WorldRemit é uma fintech especializada no envio de transferências internacionais para mais de 130 países e em 70 moedas diferentes. Mas será que a WorldRemit é confiável?

Se você procura por uma alternativa segura para fazer envios e recebimentos de dinheiro do exterior, acompanhe nosso artigo para descobrir como a WorldRemit é regulada e como ela garante envios seguros para diferentes países.

Resumo rápido

  • Estabelecida há mais de 10 anos

  • Regulamentada pela FCA no Reino Unido

  • Processos rigorosos de verificação de conta

  • Serviço seguro no site e aplicativo

  • Equipe de analistas antifraude interna para proteger os clientes

WorldRemit é confiável?

Sim, a WorldRemit é confiável e segue rigorosamente todos os regulamentos e leis dos países onde opera. Também utiliza seus próprios métodos para garantir a segurança de seus clientes, mas detalharemos sobre isso mais adiante. Primeiro, veja alguns dados importante sobre esse provedor:

  • Ano de fundação: 2010

  • Regulamento: Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido e pelo Banco Nacional da Bélgica (NBB)

  • Número de clientes: 5,7 milhões

  • Valor movimentado: cerca de 27 milhões de dólares por ano

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Como a WorldRemit é regulamentada?

A WorldRemit é autorizada e regulamentada no Reino Unido pela Financial Conduct Authority (FCA) como provedor de serviços de pagamento e emissor de dinheiro eletrônico. Portanto, a empresa cumpre com todas as exigências de segurança projetadas pela instituição para manter os clientes e seu dinheiro seguros.

Todas as empresas regulamentadas pelo FCA devem adotar uma série de medidas para proteger os fundos de seus clientes. Isso inclui manter o dinheiro dos clientes em uma conta separada do capital operacional da empresa, além de passar por auditorias regulares para verificação dos processos de segurança.

Leia nossa análise completa do WorldRemit aqui.

A WorldRemit é tão segura quanto os bancos tradicionais?

Sim, a WorldRemit é tão segura quanto um banco para enviar dinheiro para o exterior e, muitas vezes, mais barata e rápida também. Por isso, os provedores digitais são tão populares, já que oferecem transferências práticas, ágeis e mais econômicas.

A diferença é que, por oferecer uma gama maior de produtos e serviços financeiros em comparação aos bancos tradicionais, os bancos devem seguir mais regras e se adequar a um número maior de regulamentações.

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Como a WorldRemit mantém o seu dinheiro seguro?

De forma legal, a WorldRemit utiliza algumas medidas para manter o seu dinheiro seguro. Além do processo de verificação 2FA, usado para garantir que as contas sejam mantidas seguras, a empresa possui contas em bancos confiáveis, com suporte rápido e uma equipe antifraude dedicada, que monitora todas as operações em busca de transações incomuns.

Caso seja detectado algo fora do normal, a WorldRemit pausa a transferência até verificar se ela é legítima. No site da empresa, você ainda encontra algumas indicações para que suas transações sejam mais seguras, como:

  • Aprender a identificar e evitar fraudes;

  • Escolher uma senha de conta forte e não compartilhá-la;

  • Verificar se o site é seguro, ou seja, se possui o cadeado no navegador;

  • Manter o dispositivo protegido e usar software antivírus, entre outras.

A WorldRemit é confiável para transferir dinheiro?

É confiável transferir dinheiro pela WorldRemit. Após configurar o pagamento da remessa pelo site ou aplicativo, a transferência é processada e o dinheiro é enviado para a conta do beneficiário. Segundo o site da empresa, 95% das transferências ficam prontas em minutos.

A WorldRemit é segura para guardar dinheiro?

A WorldRemit não guarda dinheiro dos clientes. Assim que o pagamento da transferência é processado, a empresa faz o repasse do valor para a conta do destinatário. No entanto, se houver necessidade de reter os fundos, eles são mantidos em contas separadas das utilizadas para administração da WorldRemit.

A WorldRemit é segura para grandes quantias de dinheiro?

Sim, a WorldRemit tem limites máximos de envio por dia, que ajudam a manter as transações internacionais mais seguras. A empresa também recomenda que os clientes adotem algumas medidas de segurança antes de transferir grandes quantias de dinheiro.

Por se tratar de valores elevados, a WorldRemit verifica a identidade dos clientes para iniciar a transferência. Esse processo é realizado mediante apresentação de documentos de identidade pessoal ou da empresa, dependendo do tipo de conta.

Além disso, a empresa recomenda que os clientes verifiquem os limites do seu banco e da WorldRemit antes de fazer a remessa. Adotar esses cuidados pode fazer com que a transferência seja realizada de maneira mais rápida e segura.

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A WorldRemit é legítima?

É comum que surjam dúvidas quanto a legitimidade da WorldRemit. No entanto, a empresa é legítima e já prestou atendimento a 5,7 milhões de clientes em todo o mundo e recebeu mais de 125 mil avaliações cinco estrelas.

Ademais, lançada em 2010, a WorldRemit tem sede em Londres e escritórios em diversos outros países, entre eles Filipinas, Estados Unidos, Nigéria, Polônia e Camarões. Além disso, a empresa está totalmente regulamentada pela FCA e pelo Banco Nacional da Bélgica (NBB).

Avaliações de clientes no Trustpilot

O Trustpilot coletou mais de 62 mil avaliações dos clientes sobre a WorldRemit. A empresa recebeu a nota média de 4.2 de 5.0, sendo classificada como excelente por 75% dos usuários da plataforma.

Porém, apesar da boa avaliação dos clientes, o serviço da WorldRemit também recebeu as críticas de uma minoria (9%). O problema mais comentado é a demora no envio das transferências e o bloqueio de contas. Isso pode acontecer devido à preocupação da empresa com atividades fraudulentas e a necessidade de tornar o serviço mais seguro possível.

Em ambos os casos, a WorldRemit solicita que o cliente envie documentos para comprovar a legitimidade da transação e se estão de acordo com a legislação do país. Essa é uma prática comum em todos os serviços de transferência de dinheiro, inclusive em bancos tradicionais.

Você pode ser enganado na WorldRemit?

Os golpistas procuram vítimas em diversos provedores de serviços financeiros, sejam eles bancos ou empresas como a WorldRemit. Por isso, é importante prestar atenção ao realizar transferências de dinheiro e identificar os sinais que indicam você está prestes a ser vítima de golpes. WorldRemit aconselha em seu site sobre os seguintes sinais:

  • Criando pânico: os golpistas enviam notificações sobre comportamento suspeito ou dizem que a sua conta foi acessada por um dispositivo desconhecido;

  • Urgência: normalmente os fraudadores fazem você agir com rapidez para evitar suspeitas. Portanto, desconfie quando for instruído a ligar com urgência ou fazer qualquer processo com agilidade;

  • Enviar uma mensagem de texto com uma ligação: alguns fraudadores usam essa estratégia para aumentar a credibilidade.

  • Ser muito útil: é comum que golpistas entrem em contato se passando por funcionários prestativos da empresa. Por isso, sempre peça para que ele comprove as suas credenciais e verifique se a pessoa entrou em contato pelo canal oficial;

Além dos casos acima, você sempre deve desconfiar se alguém entrar em contato pedindo para enviar dinheiro ou realizar o pagamento de alguma taxa administrativa. Esses tipos de golpes são os mais comuns, principalmente em empresas de serviços financeiros, como a WorldRemit.

Como evitar ser vítima de uma fraude?

A melhor maneira de evitar ser vítima de uma fraude é prestar atenção aos sinais de alerta. Você pode usar a WorldRemit para enviar dinheiro para amigos, familiares e pessoas em quem confia.

Além disso, seguir as três etapas abaixo podem ajudar você a não cair em um golpe financeiro:

  • Pare: pense bem antes de enviar dinheiro ou fornecer qualquer informação;

  • Desafio: não tem problema em ignorar ou recusar pedidos de dinheiro. Os criminosos podem pressionar você para que realize a transferência ou repasse seus dados;

  • Proteger: entre em contato com seu banco imediatamente se suspeitar que transferiu dinheiro ou foi alvo de um golpe.

As medidas de segurança adotadas pela WorldRemit protegem os clientes de diversos golpes e fraudes. Mas, caso você tenha alguma dúvida ou precise verificar se uma mensagem supostamente enviada pela empresa é real, pode entrar em contato através de um dos canais de atendimento disponíveis 24h, 7 dias por semana.

Os seus dados pessoais estão seguros na WorldRemit?

Sim, a WorldRemit utiliza proteções técnicas, físicas, eletrônicas e administrativas para proteger seus dados pessoais contra vazamento e acesso não autorizado. Ao inserir suas informações no site ou aplicativo, elas são criptografadas e transmitidas por meio de rigorosas medidas de segurança.

A WorldRemit também segue os padrões da indústria utilizados para proteger as informações pessoais que são enviadas pelos clientes, tanto durante a transmissão quanto após o recebimento. Esses dados não serão vendidos, alugados ou divulgados pela empresa a terceiros não afiliados.

De acordo com a política de privacidade da WorldRemit, as informações dos clientes são mantidas em sigilo e só poderão ser compartilhadas com outras empresas do mesmo grupo ou para fins de análise. Caso contrário, só poderão ser enviadas com o consentimento prévio do cliente.

Quais dados pessoais a WorldRemit coleta?

A WorldRemit coleta e processa diversos dados pessoais de seus clientes, sempre respeitando a Legislação de Proteção de Dados e as regras estabelecidas na Política de Privacidade da empresa. Veja abaixo quais são as informações solicitadas pela WorldRemit:

  • Informações pessoais e de contato: nome, e-mail e número de telefone;

  • Informações demográficas: idade, educação, sexo e interesses;

  • Evidência da identidade: informações do passaporte ou carteira de identidade;

  • Identificadores exclusivos: nome de usuário, conta e senha;

  • Informações de mídias sociais: dados sobre seus perfis, postagens em outros aplicativos e serviços de mídia social que a WorldRemit fornece ou que você disponibiliza;

  • Dados de pagamentos e financeiros: nome do banco ou provedor do método de pagamento, número da conta, código de classificação e endereço de cobrança;

  • Informações sobre terceiros: dados dos destinatários das transferências.

Ademais, a empresa mantém as informações coletadas sobre os clientes pelo tempo necessário para cumprir quaisquer obrigações legais às quais está sujeita. Esse período varia de acordo com o tipo de informação e sua finalidade, mas os dados geralmente são mantidos por até 6 anos após a finalização do relacionamento do cliente com a empresa.

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Como começar a usar a WorldRemit?

Para começar a usar a WorldRemit para enviar dinheiro para seus amigos e familiares, é preciso abrir uma conta através do site ou aplicativo do provedor. O processo é simples e leva apenas alguns minutos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da WorldRemit e clique no botão “Inscrever-se”;

  2. Informe o país de onde você está enviando;

  3. Digite seu endereço de e-mail e defina uma senha;

  4. Siga as indicações na tela e adicione seus dados pessoais;

  5. Dependendo do tipo de transferência que deseja fazer, a WorldRemit pode solicitar alguns documentos de verificação.

Para maior segurança dos clientes, a WorldRemit pode solicitar alguns documentos de identidade e endereço para verificação da conta, como:

  • Documento de identificação: passaporte, carteira de motorista ou documento de identidade com foto;

  • Comprovante de residência: conta de luz ou extrato bancário no nome do titular.

Conclusão

A WorldRemit está no mercado há mais de uma década e ganhou popularidade ao tornar as remessas internacionais mais econômicas, rápidas e práticas para quem precisa enviar ou receber dinheiro do exterior. Além de prestar um serviço de excelência, o provedor ainda garante a segurança total de suas operações.

A empresa está totalmente autorizada e regulamentada no Reino Unido pela Financial Conduct Authority (FCA) e pelo Banco Nacional da Bélgica (NBB). Portanto, cumpre com todos os requisitos de segurança exigidos pelas instituições e se submete a auditorias regulares para manter suas operações.

Por fim, para garantir a segurança das informações e dinheiro dos clientes, a empresa ainda implementa uma série de medidas antifraude. Incluindo uma equipe de analistas dedicados que busca atividades incomuns ou suspeitas nas operações.

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FAQ

A WorldRemit é confiável?

Sim, a WorldRemit é um serviço confiável e seguro de transferência de dinheiro online. Nos últimos 10 anos, a empresa atendeu 5,7 milhões de clientes e movimentou dinheiro para mais de 130 países no mundo.

Como a WorldRemit é regulamentada?

A WorldRemit cumpre todos os rigorosos regulamentos estabelecidos por órgãos de controle financeiro. Está regulamentada no Reino Unido pela Financial Conduct Authority (FCA) como provedor de serviços de pagamento e emissor de dinheiro eletrônico, assim como pelo Banco Nacional da Bélgica a nível europeu.