Como comprar Euro: guia passo a passo 2024

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
14 de novembro de 2023

Ao viajar, seja para trabalhar, estudar ou fazer um passeio turístico, a compra de moedas internacionais é uma das principais tarefas a cumprir. Para quem vai à Europa, por exemplo, saber como comprar euro ajuda a aproveitar as flutuações do mercado e conseguir as melhores taxas para poupar dinheiro.

Tem uma viagem planejada para o velho continente? Neste artigo, entenda como funcionam as taxas de conversão e conheça as formas mais baratas para comprar euros. Entre as alternativas disponíveis, você vai conhecer provedores como a Wise e o C6 Global.

Descubra a Wise

Você pode conferir neste artigo:

Como comprar euros

Forma mais barata de comprar euros: uma comparação

Qual é a forma mais barata para comprar euros hoje?

Onde comprar euros

Taxas e impostos na compra de euros

Existem limitações para comprar euros?

Dicas para comprar euros com uma taxa mais barata

Como comprar euros

No Brasil, é possível comprar euros em casas de câmbio, bancos e provedores online. Cada alternativa tem processos e custos distintos, que você conhecerá melhor nos próximos tópicos. Apesar das diferenças, ainda existem etapas comuns para a compra de moedas estrangeiras:

  1. Decida a quantia a comprar: calcule o valor necessário para a sua viagem considerando gastos com acomodação, transporte, visitas e compras;

  2. Decida o método de compra: avalie condições, prazos e tarifas para decidir entre bancos, casas de câmbio e provedores;

  3. Pesquise os meios de pagamento do destino: busque saber se a cidade e o país onde você vai ficar aceitam pagamentos em cartão e têm caixas eletrônicos disponíveis;

  4. Revise a taxa de câmbio: acompanhe a taxa de câmbio para encontrar o melhor valor de compra;

  5. Escolha a forma de pagamento: A depender do método escolhido, será possível pagar em dinheiro, cartão de débito, crédito ou boleto.

Como as formas de pagamento e as tarifas podem variar bastante, vamos apresentar todos os métodos disponíveis, além de trazer comparações que ajudem a escolher o modelo ideal.

Forma mais barata de comprar euros: uma comparação

Ao comparar a conversão de euros em bancos, casas de câmbio e provedores, fica mais fácil encontrar a forma mais econômica de converter o dinheiro para a sua viagem. Por isso, preparamos a tabela a seguir comparando o envio de 1.000 BRL nos principais métodos de compra de moedas:

BancoTaxa de câmbioCusto de tarifasTotal a receber
Wise5,586 BRL23,62 BRL175,04 EUR
Nubank5,683 BRLIndisponível174,84 EUR
Confidence câmbio5,799 BRL15,82 BRL169,71 EUR
Western UnionIndisponívelIndisponível175,04 EUR
C6 Global5,585 BRL35,01 BRL172,80 EUR
Remessa Online5,590 BRL21,40 BRL173,99 EUR

Valores pesquisados em 12/01/2022.

Ao observar a tabela, fica claro que os provedores digitais são a opção mais econômica. Isso acontece porque essas alternativas costumam utilizar o valor do câmbio comercial sem margem adicional e recolher o IOF no valor de 1,1%. Para fins de compreensão, os bancos costumam aplicar uma margem sobre o câmbio e recolhem IOF no valor de 5,38%.

Descubra a conta Wise

Qual é a taxa de câmbio para comprar euros hoje?

Para comprar euro hoje, você vai pagar 5.44628 BRL a cada euro adquirido. Esse valor não considera taxas de serviço, IOF e eventuais tarifas sobre o câmbio, que variam de acordo com a empresa que fará o serviço. A quantia enviada e a forma de pagamento também podem interferir no preço final.

Não é novidade que o valor do euro varia todos os dias. Isso porque alguns fatores podem afetar a taxa de câmbio, como a balança de pagamentos, a taxa de juros e a inflação de um país:

  • Balança de pagamentos: o fluxo de pagamentos feitos e recebidos por um país podem fortalecer ou enfraquecer uma moeda;

  • Taxa de juros: a variação dos juros impacta os mercados, afetando as exportações e os investimentos dos países. Assim, traz impactos ao valor do real e das moedas estrangeiras;

  • Inflação: quando há aumento dos preços em um país, o poder de compra da sua moeda cai, assim como o valor da taxa de câmbio;

  • Funcionamento de mercado: a competitividade dentro de um país e a venda de moedas também podem provocar o aumento ou a queda do valor do câmbio.

Para acompanhar o valor do euro diariamente, você pode consultar a Exiap exchange rate tracker e se inscrever para receber alertas quando a moeda atingir um valor específico.

Onde comprar euros

É possível comprar euros com o seu cartão de débito ou crédito, em casas de câmbio, no seu banco, em plataformas online, fazer retiradas da moeda em caixas eletrônicos ou adquirir dinheiro em espécie no aeroporto do país de destino. Conheça melhor cada alternativa e avalie as opções.

Comprar euros com cartão

Entre as soluções mais práticas, comprar euros com o cartão se tornou mais fácil após o surgimento do internet banking. O cartão ainda traz mais segurança por evitar o transporte de dinheiro em espécie durante a viagem.

Apesar das vantagens, a alternativa tem custos elevados. Em primeiro lugar, porque é comum que os bancos tradicionais adicionem uma margem ao câmbio comercial. Além disso, o IOF é recolhido no valor de 5,38% para compras e saques internacionais, sejam elas nos cartões de débito ou crédito.

Comprar euros mais barato com cartões de débito pré-pagos e internacionais

Alguns cartões de débito ou pré-pagos internacionais permitem a conversão do dinheiro antes de o usuário realizar operações como compras e saques. Assim, o IOF aplicado é de 1,1%, seguindo o valor determinado pelo governo federal para a compra de moedas.

Além de economia, a solução garante mais facilidade para fazer recargas e controlar gastos, evitando a preocupação com a flutuação do câmbio e novas tarifas durante a viagem.

Um ponto de atenção é que, apesar das vantagens, há estabelecimentos que não aceitam cartões pré-pagos como meio de pagamento. Você ainda pode precisar pagar tarifas do banco, provedor ou caixa eletrônico para fazer saques.

Entre as principais operadoras de cartão internacional, você encontra:

  • Wise: oferece um cartão de débito internacional mastercard, ideal para fazer saques e compras em mais de 200 países;

  • C6 Global: com uma conta internacional em euro ou dólar, o usuário do C6 Bank também pode recarregar o seu cartão previamente para fazer compras, saques e transferências com tarifas mais baixas;

  • Nomad: assim como os outros provedores, a Nomad oferece um cartão de débito internacional para compras e saques no exterior. Mas a alternativa só permite operações em dólar.

Descubra a conta Wise

Comprar euros com cartão de crédito

Ao usar o cartão de crédito no exterior, você só paga pelos serviços quando chega a fatura do seu cartão. Assim, o método funciona como uma garantia para gastos extras, sem usar o dinheiro disponível em conta.

Mas, apesar de trazer segurança, o crédito também envolve custos elevados, incluindo IOF de 5,38% e margem sobre o câmbio, além de tarifas de serviço.

Pagar euros em prestações com o cartão: é um bom negócio?

Alguns bancos e provedores permitem que o usuário pague pelos euros que comprar em prestações. Esse é o caso do Travelex, que aceita o cartão de crédito para compras divididas em até 12 vezes.

A opção pode ser boa para quem não quer usar o saldo em conta ou pretende diluir os gastos, mas inclui custos adicionais, como possíveis juros acrescentados às parcelas.

Comprar euros numa casa de câmbio

As casas de câmbio são instituições que se dedicam a transações financeiras com conversão de moeda. Uma das maiores vantagens da solução é a possibilidade de comprar dinheiro em espécie, método prático para quem viaja, mas com mais riscos de roubos ou perdas no país de destino.

Caso opte pela alternativa, vale a pena escolher locais reconhecidos pelo Banco Central do Brasil, que operam conforme as regras do BACEN e, por isso, são mais seguros. Há, ainda, fornecedores online que também oferecem entrega em domicílio, como a Western Union.

Descubra o melhor fornecedor online para comprar euros

Comprar euros no seu banco

A compra de euros no seu banco é uma das formas mais tradicionais de adquirir moedas. Ela funciona de forma semelhante à das casas de câmbio e dos cartões de débito e crédito, contando com tarifas elevadas:

  • IOF de 1,1% para compras à vista;

  • Taxas de processamento;

  • Cotação de câmbio turismo.

É possível negociar com o seu banco?

Sim, é possível. Se você procurar o seu gerente, pode apresentar a taxa de câmbio de outras instituições e conferir se há a oferta de tarifas menores para clientes.

Comprar euros em plataformas online

Comprar euros online é uma alternativa mais econômica e prática para quem vai ao exterior. Embora a solução seja normalmente segura, é recomendado fazer uma pesquisa e conferir se a plataforma escolhida é regulamentada no Brasil.

Normalmente, além do câmbio e o IOF, são aplicadas taxas de conversão, comissões e taxas de entrega, caso o usuário receba o valor em seu endereço. Algumas das plataformas mais conhecidas no Brasil são:

  • Melhor câmbio;

  • Cotação;

  • Western Union;

  • Confidence câmbio.

Retirar dinheiro de um caixa eletrônico

Alguns bancos oferecem saques gratuitos em caixas eletrônicos internacionais. Por exemplo, o C6 Global garante saques sem tarifas em caixas da rede Chase, nos Estados Unidos. O mais comum, no entanto, é que sejam cobradas tarifas por cada saque realizado.

No caso de cartões pré-pagos, o dinheiro é retirado na moeda local. Já em cartões de crédito e débito, o caixa pode fazer a conversão no momento da operação, usando a sua própria taxa de câmbio. Por ser mais econômica, a opção de cobrança na moeda local é recomendada.

Descubra o melhor fornecedor online para comprar euros

Comprar euros no aeroporto

Muitas pessoas não sabem, mas existem empresas de câmbio em terminais de aeroportos. No entanto, a solução é bastante cara quando comparada às demais e, por isso, só vale a pena se não houver nenhuma outra alternativa disponível.

Taxas e impostos na compra de euros

Além de compreender a flutuação da taxa de câmbio, é importante ter uma noção dos impostos e das tarifas aplicados à compra de moedas. Para ajudar a compreender esses custos, falaremos sobre eles a seguir.

Tarifa de comissão

A tarifa de comissão envolve as taxas cobradas pelo banco, instituição ou provedor para fazer o serviço de conversão de moeda. Ela é somada ao IOF e ao valor do câmbio aplicado.

Tarifa de entrega

Além dos gastos com a conversão da moeda, podem ser aplicadas taxas extras se o dinheiro for entregue em um endereço específico. A cobrança é comum em casas de câmbio que oferecem o serviço, como a Western Union.

Imposto sobre Operações Financeiras - IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é obrigatório para todos os saques e compras internacionais. Nos cartões de débito e pré-pagos de provedores, o IOF aplicado é o de compra de moeda, no valor de 1,1%. Já em cartões de débito e crédito de bancos, o imposto tem o valor 5,38%, estabelecido para compras e saques.

Existem limitações para comprar euros?

Embora não exista uma quantia máxima permitida para a compra de euros, há alguns limites importantes para a conversão da moeda. Conheça possíveis fatores e prepare-se para contorná-los antes da sua viagem:

  • Os cartões de crédito têm um limite pré-aprovado para uso mensal;

  • Os cartões podem ter limites configurados para operações internacionais;

  • Podem existir limites para sacar dinheiro, sejam do banco, provedor ou caixa eletrônico;

  • É necessário declarar quantias superiores a 10 mil reais ou o valor equivalente em outra moeda.

Quer saber mais sobre as obrigações fiscais antes de uma viagem? Leia o artigo: Quantos euros posso levar para a Europa? Tudo o que você precisa saber.

Descubra o melhor fornecedor online para comprar euros

Dicas para comprar euros com uma taxa mais barata

Como o euro é uma moeda mais cara que o real, a sua flutuação pode impactar bastante o bolso do viajante. A boa notícia é que existem dicas para economizar na compra do dinheiro, que você pode aproveitar no seu planejamento financeiro.

Comece a pesquisar cedo

O valor do euro varia todos os dias e chega a ter valores distintos em cada horário consultado. Assim, começar a pesquisar cedo é uma forma de acompanhar a flutuação da moeda para comprá-la quando o preço estiver mais baixo.

Entenda os impostos de cada forma de pagamento

Ao conhecer os impostos aplicados por cada banco, provedor ou casa de câmbio, fica mais fácil escolher um método de pagamento econômico e adequado para as suas necessidades. Lembre-se de sempre pesquisar a taxa de serviço, o IOF e confira se há marcação sobre o valor do câmbio.

Consulte o VET e calcule o preço exato da sua troca

O Valor Efetivo Total (VET) representa o custo total de uma operação de conversão de moeda, incluindo não apenas a taxa de câmbio, mas taxas e impostos recolhidos. Ao consultá-lo, é possível conferir o quanto você vai pagar por cada euro que deseja converter e comparar com outras possibilidades disponíveis.

Conclusão: vale a pena usar cartão de crédito no exterior?

Ao saber como comprar euro mais barato, é possível aproveitar melhor os recursos de uma viagem internacional. Entre os métodos de compra disponíveis, o cartão de crédito pode garantir segurança, mas apresenta tarifas elevadas, incluindo IOF de 5,38% e taxas sobre o câmbio comercial.

Ainda é possível comprar euros no seu banco, com cartão de débito e em casas de câmbio, que permitem a aquisição do dinheiro em espécie. Ambas as soluções contam com tarifas semelhantes às do cartão de crédito, capazes de pesar no bolso do consumidor.

Já os provedores online, como os cartões de débito internacionais da Wise e do C6 Global, saem mais baratos por terem tarifas de serviço reduzidas, IOF de 1,1% e não haver margem sobre o câmbio comercial.

Descubra a conta Wise

Como comprar euro: perguntas frequentes

Como comprar euro mais barato?

Para comprar euro mais barato, pesquise a taxa de câmbio com antecedência e entenda os impostos e tarifas de cada meio de pagamento. Prefira provedores online, como a Wise e o C6 Global, que não aplicam marcação sobre o câmbio, têm IOF de 1,1% e tarifas de serviço reduzidas.

Como comprar euro com a Wise?

Para comprar euro com a Wise, basta abrir uma conta no site ou aplicativo do provedor, informar o valor que deseja enviar, a conta de destino e escolher um método de pagamento (transferência bancária, cartão de débito, crédito ou boleto).

Onde posso comprar euro mais barato?

Você pode comprar euro mais barato em provedores online, como a Wise e o C6 Global. Ao contrário de muitos bancos e casas de câmbio, essas alternativas não aplicam marcação sobre o câmbio, têm tarifas de serviço reduzidas e recolhem IOF no valor de 1,1%.

Como comprar euro com o cartão de crédito?

Para comprar euro com o cartão de crédito, visite o seu banco ou procure casas de câmbio que aceitam o meio de pagamento. Ainda é possível usar o cartão para pagamentos no exterior, caso ele seja desbloqueado para uso internacional.