Como enviar dinheiro para comprar imóvel no exterior: métodos, limites e custos

Andrea Côrtes
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
22 de março de 2024

international money transfer (banner).png

Pretende começar um negócio ou se mudar e quer adquirir uma propriedade em outro país? Saber como enviar dinheiro para comprar um imóvel no exterior é fundamental para reduzir as complicações e os custos de movimentar grandes quantias entre fronteiras.

Neste artigo, você vai conhecer as principais formas de transferir fundos entre países, incluindo grandes bancos e provedores alternativos. Além de conhecer métodos mais econômicos e práticos, como a Wise, aproveite para conferir os limites, custos, regras e documentos necessários durante o processo.

Conheça a Wise

Você vai encontrar neste artigo:

Como enviar dinheiro para comprar um imóvel no exterior – Passo a passo

Atualmente, existem diversas formas de enviar dinheiro para o exterior. Neste guia, você vai conhecer duas das modalidades mais utilizadas: transferências internacionais por meio de provedores especializados, como a Wise, e transferências Swift, feitas por grandes instituições bancárias.

A escolha da melhor alternativa vai depender das necessidades de cada usuário e deve considerar aspectos como custo, velocidade e segurança da transação.

Usando um provedor de transferência internacional de dinheiro

Provedores de transferências de dinheiro são empresas especializadas em remessas e pagamentos internacionais. Normalmente, funcionam em plataformas digitais que reduzem custos e tempo de execução, tornando os processos mais rápidos e econômicos em comparação com os bancos.

Embora cada provedor tenha modelos e recursos distintos, existem algumas etapas comuns para enviar dinheiro usando as plataformas alternativas:

  1. Visite o site ou aplicativo do provedor desejado e clique em "Abrir conta";

  2. Forneça informações pessoais e de contato, como nome, endereço, e-mail e telefone;

  3. Forneça uma foto de um documento de identidade válido com foto, como RG, CNH ou passaporte;

  4. Aguarde o tempo de confirmação da abertura da conta;

  5. Escolha a moeda e o país de destino e a quantia a ser enviada;

  6. Pague pela operação. Normalmente, são aceitos cartões de débito, crédito ou transferência bancária.

Alguns provedores, como a Wise, oferecem contas multimoedas, que permitem recargas em diferentes moedas internacionais. Assim, é possível converter dinheiro antecipadamente e fazer pagamentos, transferências e saques usando a moeda local do país da operação.

Nos próximos tópicos, você vai poder comparar a Wise e a Confidence Câmbio Travelex, dois provedores bastante populares no Brasil.

Simule uma transferência internacional

Usando um banco

Os bancos são uma das formas mais tradicionais para enviar dinheiro a outras contas no exterior. Normalmente, muitas dessas instituições usam a rede internacional de pagamentos Swift, um dos maiores sistemas de mensagens financeiras do mundo.

Embora a Swift seja amplamente utilizada, contando com uma grande abrangência global e transações seguras, os seus custos costumam ser bem maiores, e o tempo de processamento pode ser mais demorado que nos provedores especializados.

Para enviar dinheiro ao exterior por um banco, é preciso seguir algumas etapas:

  1. Entre em contato com o seu gerente ou solicite a operação por internet banking, ou aplicativo, caso a opção esteja disponível;

  2. Forneça informações sobre o beneficiário, como nome, endereço e dados bancários;

  3. Selecione a moeda e a quantia a ser transferida;

  4. O banco iniciará a transferência usando a rede Swift;

  5. Aguarde o processamento da transação, que pode levar de 2 a 5 dias úteis.

A seguir, você vai poder comparar o Banco do Brasil e o Itaú, dois grandes bancos renomados no Brasil que também oferecem alguns serviços internacionais.

Comparando provedores

Para ajudar na escolha do melhor método de envio de dinheiro ao exterior, a tabela abaixo resume os principais serviços e as tarifas aplicadas por dois bancos e dois provedores bastante populares no Brasil.

Transferindo 100.000 BRL para EUR
ProvedoresServiços prestadosTaxa de câmbioTaxas para enviar dinheiroTotal recebido
WiseTransferência internacional, conta multimoedaCâmbio comercial sem margemBRL 1.862,11EUR 18.161,23
Confidence Câmbio TravelexTransferência internacional, compra de moeda em espécieCâmbio comercialBRL 378,56 (IOF) + margem sobre o câmbioEUR 18.031,00
Banco do BrasilTransferência internacionalNão informadoNão informadoEUR 17.991,32
ItaúTransferência internacionalCâmbio comercial com margemBRL 115 por operação online + tarifas não informadasEntrar em contato com gerente

Consulta realizada em 26/02/2024 nos sites e aplicativo dos provedores mencionados.

Na tabela acima, a Wise apresenta as menores tarifas, que resultam em uma quantia maior em euros após o pagamento de BRL 100.000. Isso porque o provedor trabalha com o câmbio comercial sem margem e uma pequena taxa de serviço. Já as tarifas aplicadas pela Travelex, pelo Banco do Brasil e o Itaú não foram disponibilizadas em sua totalidade.

Para fazer uma análise mais aprofundada, você poderá conhecer cada banco  provedor apresentado em detalhes a seguir.

Wise

A Wise é um provedor especializado em pagamentos e transferências internacionais que oferece uma conta multimoedas online e gratuita. Com ela, o usuário pode converter mais de 40 moedas, incluindo euro e dólar, e transferir para mais de 70 países.

Quem pretende fazer uma viagem também pode usar o cartão de débito internacional da empresa para fazer pagamentos e saques em mais de 160 países. A plataforma ainda oferece dados bancários locais em até 9 moedas para facilitar o recebimento de dinheiro do exterior.

Antes de fazer uma operação, o usuário pode fazer uma simulação para conferir o custo total e todas as tarifas a serem aplicadas. Assim, você sabe exatamente o quanto irá pagar.

BR - Transferências para 70+ países.png

  • Limites de transferência: até BRL 1.000.000 por transferência bancária ou pix e BRL 10.000 em pagamentos com cartão de crédito ou débito;

  • Prazo de envio: 50% das transferências são instantâneas, 80% são entregues em 24 horas*;

  • Estrutura de taxas de envio de dinheiro: câmbio comercial sem margem + IOF de 1,1% (envios a contas próprias) ou 0,38% (envios a contas de terceiros) + taxa de serviço a partir de 0,43%;

  • Segurança da plataforma: empresa regulada e licenciada pelo Banco Central.

*A velocidade das transações depende de circunstâncias individuais e pode não estar disponível para todas as transações.

Gerencie seu dinheiro com a Wise

Confidence Câmbio Travelex

A Confidence Câmbio é uma empresa especializada em serviços de câmbio que oferece a compra de dinheiro em espécie, em cartões pré-pagos e o envio de valores para o exterior. Pelo site ou em lojas físicas, o usuário pode fazer transferências para mais de 160 países.

Com a vantagem de oferecer serviços online e presenciais, a plataforma oferece taxa zero na primeira transferência e também conta com um simulador que apresenta todos os custos envolvidos em suas operações.

  • Limites de transferência: não há limites, mas pode ser necessário comprovar a fonte do dinheiro ao enviar grandes quantias;

  • Prazo de envio: até 2 dias úteis a partir da data de liquidação;

  • Estrutura de taxas de envio de dinheiro: câmbio comercial + IOF de 1,1% (envios a contas próprias) ou 0,38% (envios a contas de terceiros)+ taxa administrativa de BRL 9,90;

  • Segurança da plataforma: empresa regulada e licenciada pelo Banco Central.

Banco do Brasil

Uma das instituições bancárias mais antigas e populares no Brasil, o Banco do Brasil oferece diferentes tipos de contas bancárias com acesso a serviços financeiros nacionais e internacionais. Os correntistas podem fazer remessas internacionais em agências ou pelo aplicativo do banco.

Apesar de oferecer um simulador no app, a instituição não informa o valor de todas as tarifas aplicadas, mostrando apenas o quanto será pago e recebido na moeda estrangeira.

  • Limites de transferência: até USD 100.000 em envios pelo app;

  • Prazo de envio: não informado;

  • Estrutura de taxas de envio de dinheiro: não informado;

  • Segurança da plataforma: empresa regulada e licenciada pelo Banco Central.

Itaú

O Itaú é outro banco bastante popular e renomado que oferece contas bancárias nacionais com acesso a serviços internacionais, incluindo transferências para o exterior. Os envios podem ser feitos por aplicativo ou internet banking em mais de 10 moedas, incluindo dólar, euro e libra esterlina.

Apesar de oferecer um simulador no app, as informações sobre as tarifas e os valores finais não aparecem para todos os usuários. A depender da conta contratada e do valor a ser enviado, será preciso procurar um gerente para realizar a operação.

  • Limites de transferência: não informado;

  • Prazo de envio: O dinheiro cai no mesmo dia para operações realizadas entre 9h30 e 16h;

  • Estrutura de taxas de envio de dinheiro: câmbio comercial com margem + IOF de 1,1% (envios a contas próprias) ou 0,38% (envios a contas de terceiros)+ BRL 115 por operação online;

  • Segurança da plataforma: empresa regulada e licenciada pelo Banco Central.

📲 Leia também o nosso guia completo: Como funciona a transferência internacional com o Itaú?

Como escolher um provedor

Escolher o provedor mais adequado às suas necessidades é fundamental para garantir a sua segurança financeira e economia na hora de enviar dinheiro para o exterior. Veja algumas dicas do que observar ao pesquisar as diferentes soluções disponíveis no mercado:

  • Segurança: verifique se o provedor é regulamentado por órgãos competentes e emprega padrões e tecnologias de segurança capazes de proteger as transações financeiras;

  • Moedas disponíveis: garanta que o provedor suporta a moeda e o país de destino do pagamento;

  • Tarifas aplicadas: confira e compare as taxas cobradas pelo provedor e seus principais concorrentes, incluindo câmbio, IOF e taxas de serviço;

  • Tempo de processamento: confira o prazo para a conclusão da transferência de acordo com a moeda e o país de destino;

  • Limites de transação: pesquise os limites de envio do provedor da sua preferência e garanta que eles atendam às suas necessidades financeiras.

E se eu não tiver conta bancária no exterior?

A boa notícia é que já existem soluções acessíveis e bastante práticas para enviar dinheiro internacional sem ter uma conta bancária no exterior. Além da opção de enviar valores para contas de terceiros, algumas contas multimoedas permitem que o usuário mantenha saldo em moedas estrangeiras para usar em compras e saques fora do Brasil.

Como exemplo, a conta da Wise oferece suporte para mais de 40 moedas para converter, guardar e gastar em mais de 160 países. Para usar o saldo disponível, é possível solicitar o cartão de débito internacional do provedor, emitido na bandeira Visa.

Os clientes também podem fazer remessas internacionais para mais de 70 países e pagar as operações em reais usando uma conta bancária nacional. Quem precisa receber pagamentos ainda pode contar com dados bancários locais para receber valores em até 9 moedas, incluindo dólar, euro e libra esterlina.

Abra a sua conta Wise

Qual o limite para envio de dinheiro para o exterior?

Cada provedor ou banco pode estabelecer limites próprios para o envio de dinheiro ao exterior. Normalmente, o usuário pode solicitar o aumento de alguns desses limites por aplicativo, telefone ou presencialmente.

No entanto, é importante conferir as regras do Banco Central para saber qual o limite de envio de dinheiro para o exterior. Pela lei brasileira, são permitidas operações de até USD 50 mil com remetente no Brasil e destino em outros países.

Regulamentação para envio de transferências internacionais do Brasil

Antes de enviar uma transferência do Brasil para outro país, vale a pena checar se você está cumprindo todas as regras estabelecidas pelo governo nacional:

  • Em primeiro lugar, é preciso escolher uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Muitos bancos, provedores e corretoras de câmbio são licenciados pela instituição para operar no país;

  • Toda pessoa ou empresa que deseja enviar dinheiro para o exterior deve ter um cadastro no Sistema de Registro de Operações Financeiras (Sisbacen), sistema de registros oficial do Banco Central;

  • A depender do valor enviado, você pode precisar apresentar documentos que comprovem a origem dos recursos transacionados. A documentação pode variar de acordo com o motivo do envio e a instituição operadora;

  • Confira e pague todos os impostos aplicados ao envio de dinheiro ao exterior, incluindo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto de Renda, caso aplicável;

  • É importante ter em mente que a operação de câmbio poderá ser celebrada sem a necessidade de um contrato de câmbio, desde que as duas partes forneçam o seu consentimento.

Quais são os documentos necessários?

Cada banco ou provedor pode solicitar os documentos que achar necessários para fazer o cadastro de um novo usuário ou confirmar a identidade de quem está enviando o dinheiro para o exterior.

Normalmente, os provedores online costumam solicitar apenas um documento de identidade válido e com foto. Já os bancos podem exigir comprovante de renda e endereço. A depender das quantias enviadas, pode ser necessário comprovar a origem dos recursos transacionados, com documentos como Imposto de Renda e Fatura Comercial (Invoice).

Para comprar um imóvel no exterior, também é provável que você precise apresentar:

  • Passaporte;

  • Comprovante de Fundos;

  • Razão de compra;

  • Pesquisa de propriedade profissional;

  • Títulos de propriedade;

  • Autorização de Residência;

  • Procuração, se necessário.

Declaração de imóvel no imposto de renda

Quem possui um imóvel no exterior precisa incluir a propriedade no Imposto de Renda do Brasil. O valor declarado deve ser o valor da compra do imóvel, mesmo que o mercado tenha se valorizado. Nesse caso, o contribuinte deve:

  • Considerar o custo do bem na moeda em que ele foi negociado;

  • Converter o valor para dólar;

  • Converter o valor de dólares para reais usando a cotação dólar PTAX;

  • Se o imóvel não tiver sido totalmente pago, será preciso informar as parcelas pagas e o seu valor até o dia 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração.

Se eu alugar meu imóvel no exterior, como declaro o dinheiro recebido?

Quem tem imóveis para aluguel pode precisar lidar com regras um pouco diferentes. E então, se eu alugar a minha propriedade, como declarar o dinheiro recebido do exterior?

Ao receber o valor do aluguel em uma conta-corrente pessoal, mesmo que no exterior, o contribuinte deve declarar e recolher o imposto de acordo com a tabela do Imposto de Renda, que prevê alíquotas de até 27,5%, menos as deduções.

Na declaração, será preciso considerar a cotação do dólar do Banco Central (BC) da modalidade "compra" fixada para o último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao do recebimento do rendimento.

Quais são os melhores países para investir em imóveis?

A escolha do melhor país para investir em imóveis deve considerar os objetivos de cada investidor e as circunstâncias do mercado local, observando fatores como estabilidade econômica, potencial de crescimento e retorno sobre o investimento.

Alguns países oferecem programas como o Golden Visa (Autorização de Residência Especial para Investimento – ARI), permissão concedida a investidores estrangeiros para morar, viver e trabalhar no local. Entre os principais exemplos, Portugal, Espanha, Grécia e Malta facilitam a compra de imóveis por pessoas de outras nações.

Outros países também podem oferecer boas oportunidades de investimento por terem mercados com grande potencial de valorização, como EUA, França e Reino Unido.

Quais cuidados devo tomar antes de comprar um imóvel no exterior?

Antes de comprar um imóvel no exterior, é importante ter atenção a alguns cuidados que vão ajudar a garantir transações seguras e bem-sucedidas. Veja algumas dicas para se proteger:

  • Conheça a legislação local: compreender as leis e os regulamentos do país em que você vai comprar o imóvel é fundamental para realizar os processos em conformidade com as normas locais;

  • Monitore a taxa de câmbio: a variação cambial pode impactar significativamente o custo final de uma transação internacional. Acompanhe a taxa de câmbio média do mercado para fazer a conversão em um momento mais vantajoso financeiramente;

  • Conte com um consultor: a orientação de um consultor especializado em transações imobiliárias internacionais pode ajudar a evitar armadilhas, transtornos e garantir uma negociação segura;

  • Escolha um provedor confiável: optar por um provedor de transferência internacional confiável, como a Wise, é importante para garantir transações seguras, rápidas e com taxas competitivas.

Simule uma transferência internacional

Conclusão – Qual o melhor fornecedor?

Para saber como enviar dinheiro para comprar imóvel no exterior, é importante conhecer os diferentes métodos disponíveis no mercado e avaliar o mais adequado para as suas necessidades.

Enquanto os bancos realizam transferências usando a rede Swift, que envolve os custos e os prazos estendidos de intermediários, provedores alternativos, como a Wise e o Travelex, facilitam o processo em plataformas digitais que podem ser acessadas sem grandes burocracias.

No caso da Wise, é possível enviar valores para contas bancárias no exterior pagando em reais ou adicionar saldo na moeda estrangeira desejada para fazer o pagamento como um local. Por utilizar uma rede de contas bancárias próprias, a plataforma garante preços reduzidos, que incluem o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e uma pequena taxa de serviço.

Faça transferências internacionais com a Wise

Perguntas frequentes - Como enviar dinheiro para comprar imóvel no exterior

Como transferir grandes quantias de dinheiro para o exterior?

Você pode enviar grandes quantias de dinheiro para o exterior por meio de contas bancárias, como as do Banco do Brasil e Itaú, ou plataformas alternativas, como Wise e Travelex. Os provedores costumam cobrar tarifas menores e contam com prazos de envio mais rápidos.

Qual o limite para envio de dinheiro para o exterior?

De acordo com a lei brasileira, são permitidas operações de até USD 50 mil com remetente no Brasil e destino em outros países.

Quais são os melhores países para investir em imóveis?

Países que oferecem o Golden Visa (Autorização de Residência Especial para Investimento – ARI) facilitam a compra de imóveis por estrangeiros. Entre os principais exemplos, se destacam Portugal, Espanha, Grécia e Malta.