Como funciona o PicPay? Guia passo a passo completo 2024

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
19 de março de 2024

Com mais de 60 milhões de usuários, o PicPay é o aplicativo de pagamentos mais utilizado do Brasil. Se você quer saber mais sobre a plataforma e suas funcionalidades, este artigo vai tirar todas as suas dúvidas sobre o que é e como funciona o PicPay, incluindo processos, limites e vantagens da carteira digital.

O artigo ainda trará algumas alternativas ao PicPay para quem precisa fazer transferências internacionais, como os provedores Wise e Remessa Online.

Descubra a WiseOutras formas de enviar dinheiro online

O que é o PicPay?

O PicPay é uma carteira de pagamentos criada com o objetivo de simplificar a vida financeira dos seus clientes. Hoje, o aplicativo facilita transferências, pagamentos, investimentos e compras em uma plataforma 100% digital.

Entre as funcionalidades mais conhecidas do PicPay, estão a rentabilidade superior à da poupança, de 120% do CDI todos os dias úteis, e a facilidade para enviar e receber pagamentos, além de operações com cashback.

O PicPay é internacional?

Embora o PicPay ofereça alguns serviços para seus clientes que viajam para o exterior, como o cartão PicPay para saques, compras, pagamentos e transferências, a carteira digital só realiza operações em reais (BRL), ou seja, todas as transações em moeda estrangeira serão convertidas para Real. Além disso, é necessário ativar o aviso de viagem para evitar bloqueios do cartão no exterior.

Portanto, se você procura por uma alternativa mais prática e econômica, é possível usar a plataforma Wise, que faz a conversão em diversas moedas e usando o câmbio comercial do momento, sem taxas extras.

Como funciona o PicPay

O PicPay funciona de forma bastante simples. O aplicativo de pagamentos é usado para fazer transferências, pagamentos, compras e investimentos no cofre da plataforma ou em criptomoedas. Todas as operações são 100% digitais.

O provedor também oferece um cartão de débito e crédito sem anuidade e garante cashback em promoções ou compras. O usuário ainda pode parcelar compras e boletos em até 12 vezes com juros.

Leia também: Cartão de débito internacional: quais são as melhores opções?

Como usar PicPay

Para usar o PicPay, basta baixar o aplicativo do provedor e criar uma conta em minutos. Você vai precisar fornecer algumas informações pessoais, como nome, endereço e e-mail. Após a análise do seu cadastro, você poderá vincular cartões de crédito e débito ou solicitar o PicPay card para fazer envios, pagamentos, compras ou investir o seu dinheiro.

Quais serviços o PicPay oferece?

Os serviços oferecidos pelo PicPay incluem pagamentos, compras, transferências, investimentos, além do cartão PicPay card, que não tem anuidade. Saiba mais sobre cada serviço do provedor a seguir.

Envio e recebimento de pagamentos

No PicPay, o usuário pode enviar e receber transferências usando o Pix, que é instantâneo, sem tarifas e pode ser feito a qualquer momento do dia, todos os dias da semana. Se precisar, pode agendar ou parcelar o Pix em até 12 vezes, pagando tarifas de acordo com a quantidade de parcelas.

Recentemente, a plataforma passou a permitir o envio e recebimento de recursos do exterior. Em uma parceria com a Câmbio Online, o app tem um espaço em sua plataforma onde o usuário pode fazer transferências internacionais. As tarifas aplicadas não são informadas no site da plataforma.

Encontre a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior

Cartão de crédito e débito PicPay

O PicPay card é um cartão de débito e crédito de bandeira Mastercard exclusivo para clientes PicPay. Sem anuidade e com a tecnologia contactless, é aceito em milhares de estabelecimentos e gera cashback quando usado em promoções da plataforma ou em lojas parceiras.

Investimento

O usuário PicPay pode adicionar saldo à carteira ou aos cofrinhos da plataforma e aproveitar um rendimento de 120% do CDI todos os dias úteis, valor 30% maior que o da poupança. Ainda é possível comprar e vender criptomoedas de forma rápida e prática, com investimentos a partir de BRL 1.

PicPay PRO

O PicPay PRO permite o uso do aplicativo para fazer vendas com CPF. Algumas vantagens da solução são receber pagamentos por transferências e QR codes, isenção de tarifas em pagamentos com cartão de crédito e possibilidade de parcelar os pagamentos. Apesar dos benefícios, o recebedor paga uma taxa fixa de 4,29% a cada venda.

Taxas PicPay

Com uma conta gratuita, as principais taxas do PicPay envolvem o uso do cartão de crédito e o parcelamento de compras e pagamentos. Veja as principais tarifas do PicPay:

ServiçoPicPay
Adicionar dinheiro com cartão de débito1,99% por transação
Adicionar dinheiro por boleto ou transferênciaGratuito

Adicionar dinheiro 

com cartão de crédito

4,99% por

transação

Pagamentos de boletos de contas com saldo adicionado via cartão de crédito4,99%

Pagamentos com cartão de

crédito, em transações comerciais

Gratuito
SaqueBRL  6,90 por saque

Todas as tarifas podem ser consultadas na tabela de tarifas e taxas do PicPay.

Vantagens e desvantagens do PicPay

O PicPay é um aplicativo de pagamentos seguro e com diversos recursos práticos. Apesar dos benefícios, tem desvantagens que também devem ser consideradas.

Vantagens

✅ Cashback em compras e pagamentos;

✅ Pagamentos e transferências com o crédito;

✅ Rendimento superior ao da poupança;

✅ Cartão de crédito disponível.

Desvantagens

❌ Altas tarifas para usar o crédito;

❌ Tarifas para saque;

❌ Cashback sujeito a promoções.

Alternativas ao PicPay

Se você precisa enviar ou receber dinheiro do exterior, existem outros provedores especializados em remessas internacionais que garantem mais praticidade e economia no processo.

Wise

Oferece uma conta multimoeda e um cartão de débito internacional que permitem enviar, receber e guardar mais de 50 moedas e fazer operações em mais de 175 países. Aceita pagamentos por transferência bancária, cartão de débito, crédito e boleto. Utiliza o câmbio comercial, IOF de 1,1% ou 0,38% e uma tarifa de serviço a partir de 0,41% que varia conforme a moeda e o país de destino.

Envie dinheiro com a Wise

Remessa Online

Facilita o envio e recebimento de dinheiro para contas bancárias de 9 diferentes países, que se completam em no máximo um dia. Os tipos de pagamento aceitos pela Remessa Online são transferência bancária e Pix. O provedor também utiliza o câmbio comercial, IOF 1,1% ou 0,38%, uma tarifa de serviço a partir de 0,70% e uma tarifa de fixa de BRL 5,90 para envios menores que BRL 2.450.

Procedimento de abertura de conta pessoal PicPay

Depois de saber o que é e como funciona o PicPay, confira o passo a passo para abrir a sua conta no provedor:

  • Baixe o aplicativo do PicPay;

  • Clique em "cadastrar";

  • Preencha informações como CPF, data de nascimento, nome e telefone;

  • Confirme o seu smartphone;

  • Crie uma senha de 8 dígitos;

  • Tire uma foto do seu rosto.

A foto será usada para confirmar a sua identidade. Após a verificação do cadastro, em minutos, você receberá um e-mail e já poderá usar a sua conta.

Como faço para ser verificado no PicPay?

A validação da identidade é um processo de segurança exigido pelo PicPay. Para fazê-lo, siga as etapas:

  1. Clique na sua foto na tela inicial do aplicativo;

  2. Procure pela opção "Validar identidade";

  3. Envie fotos do seu RG ou CNH e do seu rosto;

  4. Pronto! A sua conta será verificada.

Como abrir uma conta comercial PicPay

O PicPay oferece contas com recursos específicos para pessoa jurídica. Para abri-la, basta entrar no site ou aplicativo do provedor e seguir as etapas:

  1. Clique em "Cadastre-se";

  2. Clicar em "Tenho CNPJ";

  3. Preencha informações pessoais;

  4. Confirme o seu celular;

  5. Preencha o seu endereço;

  6. Preencha informações sobre o negócio;

  7. Crie uma senha segura.

Após a abertura da conta, o usuário poderá configurar o perfil da empresa e cadastrar cartões em sua conta.

Como transferir dinheiro com PicPay

O usuário PicPay pode fazer transferências por Pix ou enviar dinheiro a outros clientes da plataforma. Na área Pix, pode transferir valores usando a chave Pix de outra pessoa, informar dados bancários ou pagar com QR Code:

  1. Na tela inicial do aplicativo, clique em "Pagar";

  2. Clique em "Pix";

  3. Escolha como prefere transferir ou pagar o valor desejado;

  4. Você também pode conferir a sua chave ou QR code para cobrar um Pix e gerenciar as suas chaves da plataforma.

Para enviar dinheiro via PicPay, o processo é um pouco diferente:

  1. Na tela inicial, clique em "Pagar";

  2. Clique na opção "Pessoas";

  3. Busque o nome ou @ do usuário desejado;

  4. Informe o valor, a forma e a data de pagamento;

  5. Clique em "Pagar".

Encontre a forma mais econômica de transferir dinheiro

Como depositar dinheiro na minha conta PicPay

Existem diferentes formas de adicionar dinheiro à sua conta PicPay. Na aba "carteira", o usuário pode escolher entre os métodos:

  • Pix: cadastre uma chave na sua conta PicPay (e-mail, CPF, celular ou chave aleatória) e use-a para enviar valores a partir de outra conta bancária. O valor ficará disponível instantaneamente;

  • Boleto bancário: gere um boleto com o valor desejado, copie o código gerado e pague com outra conta bancária. O valor ficará disponível na conta em até 2 dias úteis após o pagamento do boleto;

  • Transferência TED: utilize as informações da sua conta PicPay (agência, conta e código da instituição) para enviar dinheiro de outra conta bancária. O valor ficará disponível em até 60 minutos após operações em horário comercial;

  • Portabilidade de salário: informe o CNPJ da empresa onde você trabalha, a instituição bancária em que recebe o seu salário e aguarde o processo de portabilidade, que pode levar até 10 dias.

Como receber dinheiro com o PicPay

No PicPay, é possível receber dinheiro via Pix, boleto bancário, transferência TED e em transferências entre usuários PicPay. Em todos os casos, o usuário pode conferir as informações necessárias para o recebimento no próprio app.

Com uma nova função, a plataforma também permite enviar e receber valores do exterior. Nesse caso, é preciso criar uma conta da Câmbio Online, que é vinculada à plataforma, conferir o seu código IBAN e compartilhá-lo com pagadores internacionais.

Que detalhes devo dar ao remetente?

Cada meio de pagamento precisa de informações específicas. Confira o que é preciso apresentar ao remetente dos seus pagamentos:

  • Pix: chave da sua conta PicPay (e-mail, CPF, celular ou chave aleatória);

  • Boleto bancário: Código do boleto gerado pelo aplicativo;

  • Transferência TED: agência, conta, código da instituição e CPF;

  • Transferência PicPay: nome de usuário PicPay;

  • Transferência internacional: IBAN.

Leia também: Como enviar dinheiro para o exterior? Taxas e principais provedores

Como retirar dinheiro do PicPay

O PicPay conta com 3 formas de retirada de fundos:

  1. Saques digitais com QR Code: sem precisar de um cartão, o usuário utiliza o aplicativo para fazer levantamentos em caixas Banco24Horas, que têm a taxa de BRL 6,90 por saque;

  2. Pix Saque: você faz um Pix para um estabelecimento ou caixa eletrônico e recebe o mesmo valor em dinheiro;

  3. Pix Troco: em uma compra, você paga um valor maior que o devido por Pix e recebe a diferença em dinheiro.

Como obter um cartão PicPay

O cartão PicPay card é oferecido para usuários maiores de 16 anos na função débito e para maiores de 18 anos na função crédito.

No seu aplicativo, basta clicar em "peça seu PicPay card", preencher as informações solicitadas, validar a sua identidade e pagar a quantia de BRL 19,90. Você poderá solicitar a função crédito no futuro e passará por uma análise do banco antes de ter a aprovação.

Aplicativo móvel PicPay

O aplicativo do PicPay está disponível no Play Store e na App Store. Nas duas lojas de aplicativos, o provedor conta com boas avaliações:


Play StoreApp Store
Avaliações1,98 milhão 107,8 mil
Pontuação4,2/5,04,3/5,0

*Dados coletados nos sites Play Store e App Store em 16/02/2023.

Quanto tempo leva uma transferência com o PicPay?

As transferências por Pix são concluídas em até 10 minutos no PicPay. Se tudo estiver certo com os meios de pagamento cadastrados, os envios entre usuários PicPay também são concluídos na hora.

Já as TEDs podem levar até 60 minutos se forem realizadas em horário comercial. Ao fazer uma operação após às 17h, a transferência chegará à conta do recebedor apenas no dia útil seguinte.

O prazo para envios internacionais é de até 2 dias úteis após a identificação e aprovação do pagamento. Quando a transação é aprovada, o usuário recebe um e-mail da Câmbio Online para acompanhar o seu envio.

Encontre a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior

Leia também: Quanto tempo demora para cair uma transferência bancária?

Como cancelar um pagamento PicPay

Por determinação do Banco Central do Brasil, um pagamento efetuado com sucesso não pode ser retirado de quem o recebeu por uma instituição de pagamento. Assim, pagamentos por Pix ou entre contas PicPay não poderão ser cancelados por serem concluídos rapidamente.

No entanto, se os dados da conta recebedora estiverem errados ou houver algum problema com a conta de destino em uma TED, a operação será cancelada automaticamente.

Limites PicPay

O PicPay tem alguns limites para suas operações.

  • Transferências: para garantir mais segurança aos usuários, as transferências por Pix, TED e DOC têm o limite de BRL 1.000 para transações noturnas, realizadas entre 20h e 6h. Ss TEDs também são limitadas a BRL 80 mil por dia e não há limites mensais;

  • Saques com QR Code: também por motivos de segurança, os saques em caixas 24h têm o limite mínimo de BRL 20, o valor máximo de BRL 1.000 por saque e o limite diário de BRL 1.000;

  • Pix Saque e Pix troco: garantem 8 saques gratuitos por mês. Após a quantia, cada novo saque será tarifado em BRL 6,90. As operações ainda são limitadas a BRL 3.000 por dia e BRL 1.000 durante a noite.

Leia também: Qual o limite de transferência internacional?

Você pode usar PicPay sem um banco?

Sim, é possível usar PicPay sem ter conta em outro banco. No entanto, como não é possível fazer o depósito de dinheiro em espécie, será preciso pensar em como adicionar saldo à sua conta.

O PicPay é seguro?

Sim, o PicPay é seguro. Regulado pelo Banco Central, o PicPay opera de acordo com as leis fiscais brasileiras. Além disso, o provedor é certificado pelo PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard) e participa do PCI Security Standards Council, que garante as melhores práticas de segurança.

Avaliações PicPay

No Reclame Aqui, o PicPay é avaliado como uma empresa regular, com a pontuação de 6.8/10 (16/02/2023). Com mais de 226.000 avaliações na plataforma desde 2020, os principais pontos destacados foram cobranças indevidas e falhas nos processos.

Apesar dos pontos levantados, a empresa responde a 99,8% das reclamações feitas e tem um índice de solução de 74.7%.

Como contatar PicPay

Os canais para entrar em contato com o PicPay são:

  1. Chat no app: acesse seu perfil na tela inicial do app, toque em "Ajuda" e, no final da tela, escolha a opção "Fale com a gente";

  2. SAC: liações para o número 0800 025 8000;

  3. Ouvidoria: se já tiver entrado em contato por algum canal e a sua questão ainda não estiver resolvida, você pode preencher um formulário disponível na página da Ouvidoria ou telefonar para o número 0800 025 2000 em dias úteis, das 9h às 18h.

Conclusão

Ao entender como funciona o PicPay, fica claro que os serviços da carteira de pagamentos podem facilitar bastante o dia a dia dos usuários. Afinal, em sua conta gratuita, o PicPay permite compras, transferências, pagamentos e investimentos.

Apesar da isenção de taxas de abertura ou manutenção, o provedor aplica altas tarifas para pagamentos e transferências com o cartão de crédito, principalmente se eles forem parcelados. Assim, o uso da modalidade pode ser útil em casos de emergência, mas deve ser evitado por quem procura economia.

Se a sua intenção for enviar ou receber dinheiro do exterior, existem provedores alternativos mais práticos, econômicos e com mais opções de moedas, como a Wise ou Remessa Online.

Descubra as tarifas da WiseDescubra outros provedores internacionais

Como funciona o PicPay: Perguntas frequentes

PicPay é internacional?

Sim, é possível usar o PicPay no exterior, especialmente o cartão de crédito. No entanto, a carteira digital só realiza operações em reais (BRL). Para usar outras moedas fora do Brasil, é possível utilizar a Wise, que comporta mais de 50 moedas.

Como funciona o pagamento por PicPay?

O pagamento por PicPay pode ser feito por Pix, TED ou usando o sistema da plataforma, que envia recursos entre os seus usuários. Esse pagamento pode ser feito no crédito ou débito.

O que é PicPay?

O PicPay é uma carteira de pagamentos que permite transferências, pagamentos, investimentos e compras em uma plataforma 100% digital.

Qual o valor da taxa do PicPay?

As taxas do PicPay variam de acordo com a operação realizada. Existem tarifas para adicionar dinheiro à conta com cartão de débito, crédito e parcelar envios e pagamentos.

Precisa ter conta no banco para ter PicPay?

Não. Você pode abrir uma conta no PicPay sem ter contas em outros bancos. No entanto, lembre-se que não é possível fazer depósitos em dinheiro na plataforma.