Melhor conta digital internacional em 2024: compare e encontre a melhor opção

Andrea Côrtes
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
9 de outubro de 2024

Escolher a melhor conta digital internacional é indispensável para quem viaja, vive fora do país ou precisa enviar e receber transferências internacionais com frequência. Com a conveniência das transações online e a possibilidade de manter saldos em diversas moedas com taxas bastante competitivas, esse tipo de conta simplifica a gestão financeira no exterior.

Porém, com tantas opções de provedores como Wise e Revolut, como saber qual é a melhor? Para te ajudar na escolha, confira esse comparativo com as melhores contas internacionais de [current-year], além de dicas para te ajudar a escolher a ideal para seu perfil.

Conheça a WiseConheça a Revolut

O que é uma conta digital internacional?

A conta digital internacional, também conhecida como banco virtual ou banco online, é uma conta bancária usada para transações financeiras em diferentes países e moedas. Elas geralmente são oferecidas por bancos tradicionais ou fintechs especializadas e podem ser gerenciadas por plataformas online e aplicativos.

Esse modelo de conta se tornou uma boa alternativa para quem vai morar no exterior porque dispensa o atendimento presencial, além de oferecer recursos como a possibilidade de manter saldo em várias moedas, cartão internacional com taxas mais baratas e transferências internacionais sem precisar sair de casa.

Melhores contas digitais internacionais disponíveis

A melhor conta digital internacional é aquela que oferece serviços e vantagens que atendem às suas necessidades específicas. Portanto, é interessante pesquisar e comparar as opções disponíveis antes de escolher um provedor. A seguir, destacamos algumas contas que podem ser usadas por brasileiros no exterior:

  • Provedor com conta multimoeda: Wise;

  • Banco digital no Brasil: Banco Inter;

  • Banco digital de instituições físicas: Itaú.

Confira abaixo mais detalhes sobre as contas dos principais bancos tradicionais e digitais e plataformas disponíveis no Brasil. Saiba mais:

 WiseInterItaú 
Taxa de aberturaGratuitoGratuitoGratuito
Taxa de manutençãoGratuitoGratuitoGratuito
Cartão disponívelSimSimSim
Possibilidade de manter múltiplas moedasSimNãoSim
Conta empresarialSimSimNão
Outros serviços disponíveisNãoPlataforma de investimentosPlataforma de investimentos
Conheça a WiseSaiba mais sobre o cartão Inter

Vantagens e desvantagens dos provedores

 WiseInterItaú 
Vantagens

✅ Conta que suporta mais de 40 moedas e envia dinheiro para mais de 160 países;

✅ Taxas transparentes; 

✅ Disponibiliza cartão de débito internacional;

✅ Câmbio comercial sem margem de lucro.

✅ Acesso à plataforma de investimentos;

✅ Compra de dólares com sistema de pontos do cartão de crédito;

✅ Gift cards internacionais;

✅ Disponibiliza cartão de débito internacional. 

✅ Acesso à plataforma de investimentos;

✅ Suporta dólares e euros; 

✅ Disponibiliza cartão de débito internacional. 

Desvantagens❌ Não oferece conta de investimentos

❌ Suporta apenas dólares americanos;

❌ Conversão do câmbio com margem de lucro;

❌ Realiza transferências para contas nos EUA. 

❌ Conversão do câmbio com margem de lucro. 

❌ Não oferece conta empresarial. 


Como podemos observar, cada conta oferece vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração. Para ajudar, vamos analisar cada provedor com mais detalhes:

Wise

A Wise oferece uma conta digital gratuita que suporta mais de 40 moedas e envia dinheiro para mais de 160 países. Além da praticidade da plataforma, que trabalha de forma 100% digital, as operações são feitas com a taxa de câmbio média do mercado e IOF de apenas 1,1%.

Com a conta multimoeda, você também tem acesso ao cartão de débito internacional da Wise para fazer pagamentos e saques em mais de 150 países e, se for preciso fazer a conversão da moeda, o câmbio será feito usando a menor taxa possível.

Vantagens

  • Conta que suporta mais de 40 moedas e envia para mais de 160 países;
  • Conta digital disponível para pessoa física ou jurídica;
  • Cartão de débito internacional aceito em mais de 150 países;
  • Detalhes bancários em 9 moedas para receber como um local;
  • Tarifas transparentes;
  • Câmbio comercial sem margem de lucro incluída e IOF de 1,1%;
  • Dois saques gratuitos de até BRL 1.400 por mês.

Inter

O Inter disponibiliza uma conta gratuita em dólares americanos para seus clientes pessoa física ou jurídica. No envio das transferências internacionais é usado o câmbio comercial com spread de 0,99% e IOF de 1,1%. Também conta com cartão de débito internacional Mastercard para movimentar o dinheiro.

A conta global do Inter ainda tem outros benefícios. Um deles é o acesso a plataforma de investimentos com ativos de renda fixa e variável do mercado estadunidense. O programa de pontos do cartão de crédito Inter ainda os converte em dólares.

Vantagens

  • Acesso à plataforma de investimentos;
  • Conta digital disponível para pessoa física ou jurídica;
  • Cartão de débito internacional;
  • Troca de pontos no cartão de crédito por dólares americanos.

Itaú

O Itaú, em parceria com a corretora Avenue, lançou uma conta internacional digital para clientes que buscam soluções globais. Disponível em dólares americanos e euros, está vinculada a uma conta de investimentos, proporcionando acesso a ativos nas principais corretoras dos Estados Unidos.

Com ela, os clientes podem transferir dinheiro para contas estadunidenses e realizar compras nos Estados Unidos. Seu cartão de débito internacional permite que os clientes movimentem seus saldos de forma simples. Para garantir a segurança dos depósitos, valores de até 250 mil dólares são protegidos pelo FDIC.

Vantagens

  • Acesso à plataforma de investimentos;
  • Cartão de débito internacional;
  • Conta multimoedas em dólares americanos ou euros;
  • Proteção de até USD 250 mil assegurados pelo FDIC.

Quais as vantagens de uma conta digital internacional?

O número de pessoas que estão optando por uma conta bancária internacional digital em vez das contas tradicionais é cada vez maior. Isso se deve, sobretudo, às diversas vantagens que esse modelo oferece na hora de fazer a gestão financeira do seu dinheiro no exterior, como a praticidade de abrir e gerenciar a sua conta, taxas mais competitivas e a possibilidade de ter uma conta em várias moedas, por exemplo.

A seguir, destacamos essas e outras vantagens de ter uma conta digital internacional:

  • Facilidade para abrir conta: a abertura de uma conta digital costuma ser menos burocrática. Tanto a verificação dos documentos quanto das informações é automatizado, o que acelera e simplifica o processo;
  • Transferências internacionais rápidas: muitos bancos digitais utilizam suas próprias redes de pagamentos, permitindo transferências internacionais mais rápidas e eficientes;
  • Cartão internacional: é comum que os bancos digitais ofereçam cartões internacionais vinculados à conta. Dessa forma, os usuários podem efetuar pagamentos e saques no exterior na moeda local;
  • Gerenciamento de múltiplas moedas: alguns provedores têm suporte para várias moedas e permite que os usuários as gerencie diretamente na conta, facilitando a transação e conversão de moeda;
  • Gestão online: a conta digital permite que você gerencie sua conta e faça transações online, a qualquer hora e de qualquer lugar, pelo site ou aplicativo;
  • Taxas de câmbio competitivas: ao contrário dos bancos tradicionais, muitos fornecedores internacionais utilizam a taxa de câmbio média do mercado. Isso reduz de maneira significativa o custo das transferências, pagamentos e outros serviços;
  • Maior conforto e praticidade: a conveniência de acessar e gerenciar suas finanças de forma digital elimina a necessidade de visitas a agências bancárias, trazendo mais praticidade para as suas transações;
  • Transferências via Pix: alguns bancos digitais internacionais, como a Wise, também oferecem a possibilidade de pagar as transferências via Pix, agilizando as transações.

Os bancos digitais são seguros?

Sim, os bancos digitais são seguros e utilizam tecnologia de ponta para proteger os dados e fundos dos clientes. Algumas das medidas de segurança mais usadas por essas instituições incluem autenticação de dois fatores (2FA), criptografia e monitoramento constante de atividades suspeitas.

Esses bancos também são regulamentados pelas mesmas autoridades financeiras que supervisionam os bancos tradicionais, garantindo que sigam padrões estritos de segurança. Mas é claro, os usuários também precisam adotar alguns cuidados para evitar contratempos.

É possível abrir conta digital internacional no Brasil?

Sim, é possível abrir uma conta digital internacional no Brasil. Alguns bancos digitais como o banco Inter e o C6 Bank já estão disponíveis para brasileiros, sem contar que bancos físicos, como é o caso do Banco do Brasil e Itaú, também oferecem essa facilidade para seus clientes.

Além disso, serviços globais como Wise e Revolut disponibilizam contas multimoedas para brasileiros, que podem ser usadas para manter saldos em várias moedas, fazer transferências internacionais com taxas competitivas e até realizar compras com o cartão de débito vinculado à conta.

Abra a sua conta WiseConheça a conta Revolut

Como escolher a conta digital internacional certa para suas necessidades

Ao escolher uma conta digital internacional, você precisa considerar alguns pontos importantes e, claro, as suas necessidades específicas. Dentre eles, quais as moedas disponíveis, taxas que incidem nas transações , segurança e praticidade de uso do aplicativo.

Saiba mais sobre como analisar esses critérios de escolha:

  • Moedas disponíveis: certifique-se de que as moedas que você mais utiliza estão entre as opções oferecidas pela conta digital;
  • Taxas de manutenção: verifique se há cobranças para abrir a conta ou se existem mensalidades ou anuidades. Embora muitas contas sejam gratuitas, algumas oferecem planos pagos com recursos adicionais. Avalie se eles atendem às suas necessidades;
  • Taxas de câmbio: prefira provedores que utilizam a taxa de câmbio do mercado, sem margens de lucro ou custos ocultos. Isso garante que você saiba exatamente quanto está pagando por cada transação;
  • Taxas de serviço: observe as taxas aplicadas a transações e saques internacionais. Essas cobranças podem variar bastante entre as contas e impactar diretamente os seus custos;
  • Cartões de viagem internacionais: se você costuma viajar, verifique se a conta oferece um cartão de débito ou crédito vinculado a uma grande rede global;
  • Segurança: opte por um provedor confiável, devidamente licenciado e regulamentado tanto nos EUA quanto internacionalmente;
  • Facilidade de uso: escolha uma conta que ofereça fácil acesso tanto pelo celular quanto online, permitindo que você a utilize de forma prática, onde quer que esteja.

Tipos de contas digitais internacionais

Embora as contas digitais internacionais sejam populares pelo envio e recebimento de transferências para o exterior de forma mais prática e econômica, atualmente elas também oferecem serviços adicionais. Com isso, hoje estão disponíveis diferentes tipos de contas digitais, como contas de investimentos ou as contas multimoeda, que visam atender a perfis e necessidades únicas.

A seguir, descubra mais sobre cada tipo de conta digital e encontre a alternativa ideal para seus objetivos.

Conta digital multimoeda

A conta digital multimoeda é ideal para pessoas que viajam com frequência ou precisam fazer e receber transferências do exterior. Ela permite manter saldos em diversas moedas, sem a necessidade de abrir contas separadas para cada uma delas, facilitando a conversão, envio e recebimento das remessas internacionais. Sem contar que as taxas costumam ser bastante competitivas e o câmbio mais vantajoso.

Provedores como Wise e Revolut disponibilizam contas digitais internacionais que suportam inúmeras moedas, incluindo reais, dólar americano, libra e euro. Saiba mais sobre os diferenciais de cada uma delas:

Wise

A Wise é uma plataforma online britânica famosa por suas transferências internacionais rápidas, transparentes e econômicas para diversos países. Seus clientes têm acesso a uma conta multimoedas com benefícios como:

✅ Suporta mais de 40 moedas e envia para mais de 160 países;

✅ Câmbio comercial sem margem e IOF de 1,1%;

✅ Dados bancários locais em 8 moedas;

✅ Abertura da conta gratuita e sem mensalidade;

✅ Cartão de débito internacional com IOF de 1,1% para ser usado em 160 países.

Revolut

O Revolut é um banco digital com uma conta multimoedas que suporta mais de 30 moedas diferentes, além de um cartão de débito internacional. Confira quais são as vantagens do serviço, a seguir:

✅ Suporta mais de 25 moedas;

✅Câmbio comercial sem margem de lucro incluída e IOF de 1,1%;

✅ Abertura da conta gratuita e sem mensalidade;

✅ Acesso a investimentos de criptomoedas.

Conta digital com cartão de crédito ou débito

A conta digital é aquela que pode ser gerenciada 100% online, sem a necessidade de ir até uma agência física. Após a abertura, o cliente pode receber um cartão de débito vinculado a conta onde pode fazer saques e pagamentos com o dinheiro disponível no saldo.

Muitos bancos também oferecem um cartão de crédito, que permite fazer compras e pagar depois, em um limite estabelecido pela instituição. A aprovação desse cartão de crédito depende da análise de crédito feita pelo banco.

Conta digital para investimentos

Essa conta digital atende àqueles que desejam ter acesso aos mercados financeiros internacionais. Vinculada a corretoras e plataformas no exterior, ela simplifica a compra de diversos ativos, sejam de renda fixa ou variável. Também podem ser utilizadas para enviar e receber transferências internacionais.

No Brasil, muitas dessas contas, como as oferecidas pela Avenue, Itaú e Inter operam com dólares americanos ou euros. Através delas, os clientes têm acesso a bolsa de valores estadunidenses e podem enviar remessas para contas no país.

Como abrir uma conta digital internacional

A abertura de uma conta digital internacional é um processo simples e prático. As etapas geralmente incluem escolher o provedor, preencher um formulário de inscrição online com suas informações pessoais, verificar a identidade, enviar os documentos e configurar a conta.

No entanto, o modo de abertura da conta pode variar dependendo do provedor. Por isso, é importante consultar o banco escolhido antes de iniciar o processo. Como exemplo, confira a seguir o passo a passo para abrir uma conta digital internacional na Wise e no Itaú:

Wise

  1. Acesse o site da Wise e clique em “Criar conta”;
  2. Insira o seu endereço de e-mail;
  3. Selecione o tipo de conta, pessoal ou empresarial;
  4. Escolha o seu país de residência;
  5. Digite o seu número de telefone;
  6. Informe o código de 6 dígitos enviados por SMS para verificação;
  7. Escolha uma senha para a sua conta;
  8. Pronto! A sua conta multimoedas Wise está criada.
Abra a sua conta Wise

Itaú

  1. Acesse o site do Itaú e clique no botão “Abrir conta”;
  2. Em seguida, você será direcionado para baixar a instalar o app da Avenue;
  3. Preencha o formulário de cadastro com seus dados pessoais;
  4. Envie os documentos solicitados (os mesmos que você usaria para abrir uma conta convencional);
  5. Após o processo de abertura, a sua conta internacional será criada e poderá ser usada.

Documentos necessários para abrir uma conta internacional

Os documentos necessários para abrir uma conta internacional também podem variar dependendo do provedor escolhido. Porém, no geral, a documentação básica exigida costuma incluir:

  • Documento de identificação (Passaporte, RG ou CNH);
  • Comprovante de residência;
  • Selfie com o documento de identificação.
📲 Veja também o nosso guia completo: Melhor banco digital da Europa

O que você precisa saber antes de abrir uma conta digital

Abrir uma conta digital é uma opção conveniente, rápida e mais econômica, mas há alguns aspectos importantes a considerar antes de escolher um banco digital que os diferenciam dos bancos tradicionais, como o pagamento de impostos, ausência de agências físicas, possibilidade de depósitos e saques, entre outros.

A seguir, confira informações importantes sobre como elas funcionam e o que considerar na hora da escolha.

Os bancos digitais aplicam impostos?

Sim, os bancos digitais aplicam o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em transferências bancárias internacionais e conversão de moeda. Essa taxa geralmente varia de 0,38% a 1,1%, dependendo se o envio é para uma conta de terceiros ou de mesma titularidade, respectivamente. Além disso, o IOF de 4,38% pode incidir em compras internacionais feitas com cartão de débito e crédito.

Embora o IOF seja obrigatório, alguns provedores oferecem tarifas mais econômicas. Na Wise, por exemplo, a cobrança de IOF é de 1,1% em compras com cartão de débito e em transferências internacionais, sendo até 4 vezes mais barata do que em outras contas bancárias internacionais.

Como sacar dinheiro de uma conta digital?

Assim como os bancos tradicionais, você pode usar o cartão de débito para sacar dinheiro em espécie de contas digitais internacionais. Contudo, é importante conferir se o provedor disponibiliza essa forma de pagamento e em quais redes de caixas eletrônicos e Bancos24Horas ele está habilitado, dependendo da bandeira do cartão.

Alguns bancos digitais têm parcerias com instituições financeiras que possuem agências físicas. Assim, você pode usar o cartão de débito para sacar dinheiro nas agências.

Muitos provedores não cobram taxa de saque, enquanto outros não apresentam tarifa de retirada quando a transação é realizada em uma rede conveniada, o que pode resultar em uma boa economia. Porém, não podemos esquecer que o provedor do caixa eletrônico ainda pode cobrar uma taxa própria para fazer um saque no exterior.

Como depositar dinheiro em conta digital?

Para depositar dinheiro em uma conta digital, os métodos mais comuns são transferência bancária, pagamento via cartão de débito ou crédito, ou Pix, como é o caso da Wise. Em alguns casos, também é permitido adicionar saldo via boleto, onde o cliente emite o boleto no aplicativo e faz o pagamento em uma casa lotérica ou pelo internet banking.

Como as regras variam entre os provedores, sempre verifique os meios disponíveis de pagamento do seu provedor. Vale lembrar que, ao contrário das contas tradicionais, não é possível realizar depósitos em caixas eletrônicos.

📲 Veja também o nosso guia completo: Qual o limite de dinheiro para viagem internacional?

Qual a elegibilidade para uma conta digital?

Os requisitos para abrir uma conta digital internacional variam conforme o provedor e instituição bancária. No entanto, os principais requisitos são:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ser residente no Brasil;
  • Documento de identificação válido;
  • Comprovante de residência;
  • Selfie;
  • Depósito mínimo inicial para ativar a conta.

Conta digital internacional no Brasil: comparação de taxas

As taxas de manutenção e de serviços das contas digitais internacionais variam conforme o tipo de provedor. Veja abaixo um comparativo dessas tarifas entre bancos digitais e tradicionais:

Banco ou provedorTaxa de manutençãoDepósito inicialSaques gratuitosTaxas de transferência internacional
WiseGratuitaEUR 20 ou equivalente em reais*Até 2 saques gratuitos de até BRL 1.400Câmbio comercial + IOF de 1,1% ou 0,38% + taxa de serviço a partir de 0,33%
RevolutGratuitaGratuitaBRL 1600 por mês ou 5 retiradasCâmbio comercial de mercado + IOF de 1,1% ou 0,38% + taxa de serviço de 1% ou 1,5%
InterGratuitaUSD 1Gratuitos na rede AllpointsCâmbio comercial de mercado + IOF de 1,1% + spread de 0,75% até 0,99%
C6 BankGratuitaUSD 10**Gratuitos na rede Chase nos EUACâmbio comercial de mercado + IOF de 1,1% ou 0,38% + spread de 0,75% até 0,99% + taxa de wire transfer USD/EUR 10 a 20
ItaúGratuitaGratuitaNãoCâmbio comercial do mercado + IOF 1,1% a 0,38% + spread de 0,5 a 2%
Banco do BrasilGratuitaUSD 100Gratuitos na BB Americas Bank e rede conveniada (Presto e Allpoint)Câmbio + IOF + taxa de até USD 15

* Esse valor fica guardado para ser usado como saldo para saques, compras e pagamentos.

** A abertura da conta é gratuita para quem tem mais de R$ 20 mil investidos em CDBs pelo app ou para quem fizer câmbio de US$ 100 ou € 100 até o último dia do mês subsequente à abertura da C6 Conta Global.

Dados consultados no dia 08 de agosto de 2024

Em resumo:

  • Taxa de manutenção: Wise, Inter, C6 Bank e Itaú não cobram mensalidade nas suas contas digitais. Na Revolut, os clientes só tem acesso a um tipo de plano básico, sem mensalidade;
  • Depósito inicial: provedores como Banco do Brasil, C6 Bank, Inter e Wise solicitam um depósito mínimo para ativar a conta internacional. Já o Itaú e Revolut não exige essa tarifa inicial aos seus clientes. Na Wise, contudo, o depósito é usado como saldo para saques, compras e pagamentos;
  • Saques gratuitos: a conta digital do Itaú não disponibiliza saques gratuitos aos seus correntistas. Enquanto os demais provedores analisados oferecem um valor limite de retirada mensal ou ilimitado na rede de caixas conveniadas;
  • Taxas de transferência internacional: todas as contas aplicam IOF na conversão da moeda. No entanto, nas transações do Itaú, Banco do Brasil, C6 Bank e Inter incide o spread, enquanto em bancos digitais apenas a taxa de serviço.
Abra a sua conta WiseConheça a conta Revolut

Conclusão

A conta digital internacional pode oferecer muitas vantagens, principalmente para quem mora no exterior ou precisa enviar ou receber dinheiro de outro país com frequência. O acesso facilitado a moedas de diferentes países, as menores tarifas e as transferências rápidas são alguns desses benefícios.

A boa notícia é que existem muitas opções de provedores para a abertura desse tipo de conta. Entre eles estão os bancos tradicionais, como Itaú e Banco do Brasil, e provedores alternativos, como Wise e Revolut.

No entanto, como cada um tem suas características e benefícios, é importante compará-los para tomar a melhor decisão. Em nossas comparações, as plataformas especializadas, como a Wise, são alternativas mais práticas e econômicas.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender as vantagens de uma conta digital internacional e a encontrar o banco ideal para atender às suas necessidades.

Abra a sua conta WiseConheça a conta Revolut

Qual o melhor banco digital para guardar dinheiro?

Em geral, bancos digitais são uma boa escolha para guardar dinheiro, pois oferecem tarifas econômicas e são confiáveis. Para quem precisa manter saldo em várias moedas, Wise e Revolut são os melhores, pois suportam mais de 25 moedas. Para operações apenas em dólares americanos, bancos como o C6 Bank e Avenue são os indicados.

Qual a melhor conta digital internacional?

A melhor conta digital internacional depende das suas necessidades. Os provedores alternativos, como a Wise e Revolut, se destacam por oferecer suporte para múltiplas moedas, tarifas menores, transparência nas taxas e praticidade no envio de remessas para o exterior.

Qual o melhor banco digital para investir?

O melhor banco digital para investir é aquele que facilita o acesso a ativos financeiros internacionais e tem vínculo com corretoras e plataformas no exterior. Nesse sentido, entre os provedores que apresentamos acima, o Itaú, Inter e Revolut se destacam pelos seus recursos e opções de investimentos.

Qual o melhor banco digital para PJ?

Para empresas e empresários que operam no exterior e fazem muitas transações internacionais, o banco digital para PJ precisa ter taxas competitivas, transparência e recursos exclusivos. O Inter, Wise e Revolut podem ser boas alternativas para quem busca essa combinação de vantagens e funcionalidades.

Qual o melhor banco digital para cartão de crédito?

No geral, o melhor banco digital para cartão de crédito vai depender das taxas e benefícios oferecidos por cada provedor. Porém, entre as instituições que citamos acima, o C6 Bank oferece boas condições, incluindo isenção de anuidade e vantagens como programas de pontos e cashback.

Qual a melhor conta digital internacional para idosos?

Para os idosos, a melhor conta digital é aquela que oferece um aplicativo intuitivo e seguro, com um suporte ao cliente eficiente. Embora bancos tradicionais como Itaú, Caixa e Bradesco sejam bastante populares entre esse público, opções de bancos digitais como Agibank, Inter e C6 Bank também se destacam com serviços de qualidade voltados para suas necessidades.