Como transferir dinheiro do PayPal para a Wise: guia completo

Andrea Côrtes
Darini Rocha
Revisora
Atualizado
21 de dezembro de 2023

Se você quer economizar ao fazer pagamentos internacionais, pode estar se perguntando como transferir dinheiro do PayPal para a Wise. Embora a função de manutenção de saldo não esteja mais disponível no Brasil, ela pode ser aproveitada em contas criadas a partir de outros países, como os EUA.

Apesar de ser uma alternativa segura e bastante popular, o PayPal não é uma opção barata para operações de câmbio. Assim, enviar valores para a Wise pode ser uma forma de poupar ao aproveitar as tarifas reduzidas do provedor para a conversão de moeda.

Posso enviar dinheiro do PayPal para a Wise?

Sim. Se você tem saldo em uma conta PayPal internacional, como a disponibilizada nos Estados Unidos, poderá enviar valores da sua carteira para a conta multimoedas da Wise.

No Brasil, a função de manutenção e uso de saldo no PayPal foi descontinuada em 2022. Assim, os usuários não podem mais manter moedas estrangeiras em conta e todos os pagamentos são feitos a partir de contas bancárias, cartões de débito ou crédito vinculados.

Apesar disso, é possível vincular o cartão Wise ao PayPal do Brasil para receber pagamentos em moedas estrangeiras diretamente na sua conta Wise, evitando altos custos de conversão.

Saiba mais sobre a Wise

Enviar dinheiro do PayPal para a Wise pode economizar dinheiro

O PayPal permite enviar e receber pagamentos de vários países do mundo, mas cobra tarifas elevadas para realizar qualquer tipo de câmbio. Ou seja, será preciso pagar tarifas elevadas se você enviar ou receber pagamentos de outros países em uma conta em reais. Por isso, evitar o processo de conversão da plataforma pode ser bastante vantajoso.

Uma das formas de fazer isso é cadastrar o cartão de débito internacional Wise na plataforma. Como a conta multimoedas da Wise suporta mais de 40 moedas para transferir e permite recebimentos em até 9 moedas diferentes, as transferências recebidas serão enviadas diretamente para a conta Wise.

Ao cadastrar uma conta brasileira, pagamentos internacionais serão convertidos para o real com o custo de 3,5% sobre o valor do câmbio. Usando a conta Wise como alternativa ao Paypal, você pode receber em moedas estrangeiras e evitar as tarifas e taxas do PayPal associadas ao processo.

Caso você tenha uma conta Paypal de outro país, como os Estados Unidos, poderá guardar saldo em moedas estrangeiras para gastar em compras ou enviar a outros usuários. Ao enviar esse saldo para a sua conta Wise de mesma moeda, você também evita os custos de conversão PayPal e aproveita as tarifas reduzidas da Wise para fazer transferências internacionais.

Descubra a Wise

Como enviar dinheiro do PayPal para a Wise

Para enviar dinheiro do PayPal para a Wise, você deve criar e cadastrar um cartão Wise, cadastrá-lo como meio de pagamento na plataforma e definir o seu uso como prioritário.

1. Crie um cartão Wise

Primeiro, você vai precisar criar um cartão de débito internacional Wise. Se ainda não tiver uma conta, abra a sua pelo aplicativo ou website do provedor. Depois, siga as etapas:

  1. Faça login na Wise;

  2. Clique em "Cartão";

  3. Escolha entre um cartão digital ou físico;

  4. Clique em "Criar cartão".

2. Cadastre o cartão Wise no Paypal

Você poderá usar o cartão Wise como meio de pagamento ou cadastrar a conta Wise para receber pagamentos pelo PayPal:

  1. Faça seu login pelo aplicativo ou site do PayPal;

  2. Clique em "Adicionar cartão ou conta bancária";

  3. Clique em "Adicione um cartão";

  4. Preencha os dados do cartão Wise e clique em "Adicionar cartão".

3. Verifique e selecione o cartão Wise no Paypal

Depois de cadastrar o cartão Wise no Paypal, você vai precisar verificar a sua conta. O processo é simples e envolve a aprovação de um pagamento simbólico, que será devolvido logo após a confirmação. Basta entrar na conta Wise e aprovar a cobrança.

Depois disso, será preciso visitar a sua carteira e clicar sobre o cartão Wise e selecionar a opção "Definir como preferencial". É importante lembrar que a Wise não é um banco. No entanto, fornece dados de conta que permitem receber pagamentos em 9 moedas diferentes.

4. Transfira valores para a sua conta Wise

Em contas cadastradas no Paypal com endereços norte-americanos também é possível enviar saldo da conta PayPal diretamente para a conta Wise em dólares.

Para receber pagamentos em uma moeda específica na sua conta Wise, entre no site ou no aplicativo da Wise, e clique em "Ativar dados de conta" da moeda desejada. Então, siga as etapas:

  1. Faça seu login pelo aplicativo ou site do PayPal;

  2. Clique em "Adicionar cartão ou conta bancária";

  3. Clique em "Adicionar um banco"

  4. Preencha os dados da conta local fornecido pela Wise manualmente.

  5. Ainda na conta Paypal, selecione a opção “Send Money”, disponível abaixo do valor do saldo;

  6. Escolha a conta bancária da Wise, que já deve estar cadastrada;

  7. Siga as instruções para adicionar os detalhes do valor do saque;

  8. Você também receberá uma estimativa do tempo para o depósito do dinheiro na conta.

Resumo: para integrar Wise e PayPal, basta criar um cartão Wise e cadastrar os seus dados no PayPal. Caso possua uma conta Paypal cadastrada em um endereço nos Estados Unidos, poderá receber pagamentos diretamente na sua conta Wise.

Comece na Wise

A conta multimoedas da Wise é gratuita e pode ser aberta por aplicativo ou website. A conta permite converter, guardar e gastar mais de 40 moedas diferentes, incluindo dólar, euro e libra esterlina.

Você também poderá criar cartões físicos e virtuais para gastar o saldo adicionado e usar dados bancários locais para receber pagamentos em até 9 moedas. Para isso, basta criar uma conta Wise totalmente digital e solicitar o seu cartão de débito internacional.

A conta Wise pode ser aberta e gerenciada pelo aplicativo ou website do provedor. O processo é simples e pode ser concluído em minutos:

  1. Visite o site ou app da Wise e clique em "Criar conta";

  2. Registre-se com o seu e-mail, uma conta Google ou Facebook;

  3. Informe o seu país de residência;

  4. Informe e verifique o seu número de telefone;

  5. Crie uma senha segura.

Depois de abrir a conta, será preciso preencher mais algumas informações pessoais e fazer o upload de um documento de identificação. Ao concluir a  verificação, já será possível criar saldos em diferentes moedas para usar em compras, pagamentos e saques.

Leia mais sobre como abrir uma conta Wise no Brasil.

Crie a sua conta Wise

Etapas do PayPal

O PayPal é uma plataforma online para pagamentos e transferências digitais. Semelhante a uma carteira digital, simplifica operações financeiras nacionais e internacionais ao usar recursos de cartões de débito e crédito vinculados.

Você pode abrir uma conta em segundos pelo aplicativo ou site PayPal e adicionar contas bancárias, e cartões de débito ou crédito para fazer pagamentos, transferências e receber valores.

  1. Entre no site ou app PayPal e clique em "Criar conta";

  2. Escolha entre uma conta pessoal ou empresarial;

  3. Preencha todas as informações solicitadas;

  4. Valide o e-mail de confirmação do PayPal;

  5. Insira a sua senha e clique em Confirmar.

Como vincular a Wise ao PayPal

Para vincular a Wise ao PayPal, basta cadastrar um cartão online ou físico do provedor na conta PayPal. Se a sua conta do Paypal tem o endereço registrado nos Estados Unidos, pode adicionar uma conta bancária, ao ativar os dados de conta na moeda desejada na conta Wise e adicioná-los ao Paypal.

O processo é bastante simples: basta fazer login no site ou app, clicar em "Adicionar conta" ou "Adicionar cartão" e preencher as informações solicitadas.

Caso você tenha mais meios de pagamento vinculados à conta, lembre-se de definir a conta ou o cartão Wise como preferenciais antes de fazer uma operação internacional.

Quanto custa para transferir dinheiro do PayPal para a Wise

O PayPal não cobra nenhuma tarifa para a vinculação de cartões ou contas à plataforma. Além disso, as operações sem a conversão de moeda não são tarifadas. Por outro lado, são aplicadas altas tarifas sobre operações internacionais realizadas no Brasil:

  • Pagamento ou transferência internacional: 4,5% sobre o valor do câmbio;

  • Receber transferência internacional: 3,5% sobre o valor do câmbio.

Ao vincular a conta Wise ao PayPal, é possível fazer operações na plataforma Wise usando moedas internacionais e dispensar as tarifas para o câmbio oferecidas pelo Paypal. Por exemplo, usar saldo em euros da conta multimoedas para fazer pagamentos na europa ou aproveitar dados locais do Reino Unido para receber pagamentos em libras.

Ao fazer isso, o usuário paga apenas pela conversão do dinheiro na Wise, que inclui o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e taxa de serviço a partir de 0,43%. No caso de contas norte-americanas, é possível enviar o saldo da conta PayPal em moedas estrangeiras para a conta Wise de moeda equivalente cadastrada.

Quanto posso enviar do PayPal para a Wise?

Como o PayPal não estabelece um valor máximo para pagamentos, os limites de recebimento são os estipulados por cada cartão vinculado. No caso da Wise, não há limitações para contas pessoais no Brasil.

Ir para a Wise

PayPal vs Wise: Custos para transferir dinheiro para o exterior

Tanto o PayPal quanto a Wise permitem o envio de transferências ao exterior. No entanto, os custos para realizar a operação são bastante diferentes nas duas plataformas. Compare as principais tarifas de cada solução a seguir.


PayPalWise
Transferências internacionais4,5% sobre o câmbio + IOF de 5,38% (aplicado pelos operadores dos cartões de débito e crédito vinculados)Câmbio comercial sem margem + IOF de 1,1% ou 0,38% + taxa de serviço a partir de 0,43%
Transferências domésticasGratuitoGratuito
Taxa de câmbioMargem de 4,5%Comercial sem margem

* Valores consultados em 09/11/2023 nos sites PayPal e Wise.

A diferença de valores existe porque a Wise aplica o câmbio comercial sem margem e IOF de 1,1% ou 0,38% para a conversão do dinheiro. O valor do imposto é o estabelecido pelo governo federal para a compra de dinheiro internacional.

o PayPal usa cartões de débito e crédito vinculados, que aplicam IOF de 5,38%, valor estabelecido por lei para compras no exterior, além da margem sobre o câmbio.

Nos Estados Unidos, o Paypal aplica uma tarifa de 5% sobre o valor de envios internacionais, limitado ao mínimo de USD 0,99 e ao máximo de USD 4,99. Também são somadas taxas de 4% ou 3% para a conversão da moeda. Assim, se você precisa enviar quantias para o Brasil, também pagará altas tarifas.

Leia também os nossos artigos com explicações completas sobre as taxas do Paypal, e sobre as taxas da Wise.

Crie a sua conta Wise

Posso fazer uma transferência do PayPal para outra pessoa na Wise?

Em contas criadas a partir do Brasil, você só pode fazer transferências para outros usuários PayPal, que receberão os valores em suas contas vinculadas.

Já em contas criadas a partir dos EUA, é possível enviar o saldo do PayPal diretamente para as contas de outros usuários da plataforma. Assim, o destinatário vai ter o valor disponível no próprio PayPal para sacar para uma conta própria ou usar em um cartão vinculado, como os da Wise.

Posso pagar com o PayPal na Wise?

Tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos não é possível pagar pelas operações da Wise com a sua conta do Paypal.

No Brasil, as operações da Wise podem ser pagas com transferências bancárias regulares, pix, cartões de débito ou crédito, ou saldo da Wise. Já nos Estados Unidos, é possível pagar por transferência bancária (ACH), cartão de débito ou crédito, SWIFT ou saldo da Wise.

Transfira dinheiro com a Wise

Como o PayPal se compara à Wise?

A Wise é um provedor especializado em transferências e pagamentos internacionais. Por ter a sua própria rede de pagamentos, consegue evitar os custos e prazos da rede SWIFT, tornando a movimentação de dinheiro internacional mais barata, rápida e fácil.

Com uma política de preços reduzidos e transparentes, a empresa aplica o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% para contas de mesma titularidade ou 0,38% para contas de terceiros e uma taxa de serviço a partir de 0,43%. Todos os valores podem ser conferidos em simulações pelo app ou site, que mostram ao usuário exatamente o quanto ele irá pagar.

O PayPal é uma plataforma digital de pagamentos altamente popular, presente em mais de 200 países e com suporte a mais de 25 moedas. Com grande adesão ao redor do mundo, a empresa facilita a conexão entre usuários e, como consequência, facilita e agiliza os seus pagamentos.

Apesar da qualidade dos serviços prestados, o Paypal tem altas tarifas para operações que envolvem a conversão de moeda.

Para enviar pagamentos ao exterior a partir do Brasil, o usuário paga uma taxa de 4,5% sobre o valor do câmbio. Para receber valores, a tarifa aplicada é de 3,5%. As operações ainda incluem IOF de 5,38%. Nos EUA, os envios internacionais são tarifados em 5%, além de incluírem uma taxa de 4% ou 3% para a conversão da moeda. Já os recebimentos têm a taxa de BRL 0,60.

Na plataforma, não são exibidos todos os custos envolvidos no processo. Isso também acontece porque a recolha do IOF é feita pelos operadores dos cartões vinculados às contas no Brasil.

Leia também a nossa comparação completa da Wise vs Paypal.

Gerencie o seu dinheiro com a Wise

Conclusão

Ao pesquisar como transferir dinheiro do PayPal para a Wise, fica claro que a principal alternativa é adicionar o cartão, ou a conta Wise à carteira do Paypal.

Ao direcionar os valores recebidos no Paypal diretamente para a conta multimoedas da Wise, você dispensará a sua conversão, taxas e tarifas cobradas pelo Paypal.

Assim, em vez de pagar 4,5% sobre o valor de transferências e 3,5% sobre o de pagamentos recebidos, o usuário reduz os seus gastos às tarifas da Wise, que incluem o câmbio comercial sem margem, IOF de 1,1% e uma pequena taxa de serviço para converter dinheiro.

Crie a sua conta Wise

Como transferir dinheiro do Paypal para a Wise - Perguntas frequentes

Como retirar dinheiro do PayPal?

O PayPal envia todos os pagamentos recebidos diretamente para as contas cadastradas na carteira do usuário. Para receber pela Wise, basta cadastrar o cartão da Wise, ou os dados bancários oferecidos pela Wise, no PayPal.

Quanto custa fazer uma transferência do PayPal para a Wise?

Como o PayPal não cobra tarifas para operações sem conversão de câmbio, você poderá receber valores na conta Wise gratuitamente se os pagamentos forem feitos em uma moeda compatível com os dados locais oferecidos pelo provedor.

Quanto tempo o PayPal leva para enviar dinheiro internacionalmente?

As transferências via PayPal acontecem automaticamente todos os dias e podem levar até 3 dias para serem concluídas.

A Wise é realmente mais barata?

Sim, a Wise aplica o câmbio comercial, IOF de 1,1% ou 0,38% e taxa de serviço a partir de 0,43% às suas operações. Já o PayPal cobra 4,5% sobre o valor de transferências internacionais e 3,5% sobre o valor de pagamentos recebidos, além de IOF de 5,38%.