A Wise é segura? Entenda como a plataforma protege o seu dinheiro 2024

Andrea Côrtes
Lucia D. Martin
Atualizado
14 de novembro de 2023

A Wise é uma empresa global de tecnologia focada em construir a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo.

Quando se trata de enviar e manter dinheiro em uma conta internacional, o preço e a conveniência são muito importantes.

Mais será que a Wise é segura? O seu dinheiro está seguro na sua conta? A resposta curta é sim, é seguro enviar e guardar dinheiro com a Wise.

Neste guia, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como a Wise é regulamentada e como o serviço mantêm o dinheiro do cliente seguro.

Saiba mais sobre a Wise

Resumo rápido

  • Mais de 16 milhões de clientes confiam no serviço;

  • É regulamentada em todo o mundo, inclusive pelo Banco Central do Brasil;

  • Protege os dados dos clientes com criptografia;

  • Equipe especializada antifraude atuando 24 horas;

  • Mensagens ou e-mails de notificação a cada operação;

  • Cancele ou bloqueie o seu cartão com facilidade;

  • Verificação em duas etapas;

  • Auditorias internas e regulares.

Vantagens da WiseDesvantagens da Wise

✅ Conta gratuita, sem anuidade ou mensalidade


✅ Cartão de débito internacional disponível


✅ Faça pagamentos internacionais usando moedas locais


✅ Gaste + de 40 moedas em +170 países


✅ Câmbio comercial sem margem e IOF de 1,1%


✅ Tarifas a partir de 0,43%


✅ Dados de contas para receber pagamentos em 9 moedas 


❌ Sem cartão de crédito disponível


❌ Conta empresarial ainda não disponível no Brasil


❌ Sem acesso a programas de pontos e cashback

Leia também: O review completo da Wise

cartao-wise-conta-multimoedas-banner.webp
Abra a sua conta Wise

A Wise é segura no Brasil?

Sim, a Wise é confiável. A plataforma tem os seus serviços regulados pelo Banco Central do Brasil e segue todas as regras da instituição para operar como uma corretora de câmbio no país. Além disso, conta com rigorosos sistemas de segurança que ajudam a manter o dinheiro e os dados dos clientes protegidos.

  • Fundada em 2011 no Reino Unido;

  • Regulada pelo Banco Central do Brasil, pela FCA no Reino Unido e o FinCen nos Estados Unidos;

  • Atende mais de 16 milhões de clientes;

  • Movimenta cerca de GBP 8 bilhões entre fronteiras a cada mês.

Descubra mais sobre a Wise

Como a Wise é regulamentada?

No Brasil, a Wise é regulada pelo Banco Central do Brasil e segue todas as regras da instituição para operar como uma corretora de câmbio no país. Todas as transferências internacionais realizadas pela plataforma são de sua responsabilidade, sem a necessidade de usar intermediários.

A Wise também é regulada pela FCA (Financial Conduct Authority), autoridade financeira do Reino Unido, e pelo FinCen (Financial Crimes Enforcement Network) nos Estados Unidos. Isso significa que a fintech também opera em conformidade com todos os regulamentos relevantes e as regras aplicáveis por instituições relevantes no exterior.

Vale lembrar que a Wise é regulada em todos os países onde opera e tem a permissão de autoridades financeiras da Austrália, Canadá, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura e Emirados Árabes Unidos.

A Wise é tão segura quanto os bancos?

Os serviços da Wise têm um nível de segurança similar aos de uma instituição bancária. É preciso lembrar que os bancos oferecem serviços adicionais e, por isso, devem cumprir regras adicionais.

Para transferências internacionais, a Wise é tão confiável quanto um banco, com o benefício de ser mais barata e mais rápida, daí vem a sua popularidade.

Além de seguir critérios rigorosos relacionados às regulações e à segurança das operações, o provedor realiza auditorias internas regularmente para assegurar a proteção do dinheiro dos clientes.

Outro aspecto importante é que a Wise trabalha em parceria com bancos para guardar o dinheiro dos usuários. Isso significa que os valores depositados em conta ficam guardados em instituições financeiras renomadas, ampliando a sua proteção.

Como a Wise mantém o seu dinheiro seguro? 

Mesmo não sendo um banco, a Wise é confiável porque aplica inúmeras medidas de segurança e proteção em seus processos.

A empresa tem um compromisso com a proteção dos dados dos clientes, e, por isso, trabalha com instituições financeiras seguras e renomadas que aplicam todas as medidas de segurança necessárias. Ao ser regulada por órgãos internacionais, a plataforma também deve seguir uma série de regras de proteção do dinheiro e dos dados dos clientes.

Entre as garantias de segurança do provedor estão uma equipe antifraude, disponível 24 horas por dia, e a verificação em duas etapas. Ao configurar essa opção, o usuário recebe um código por SMS, chamada de voz ou uma notificação no aplicativo sempre que entrar na conta para verificar a sua identidade.

A Wise ainda oferece um suporte ao cliente rápido. Em seu Centro de Suporte completo, o usuário pode receber um atendimento personalizado em várias línguas, incluindo o português.

Transferir dinheiro pela Wise é seguro?

Sim, a Wise permite converter e guardar mais de 40 moedas em conta, além de transferir valores para mais de 70 países. Isso porque a empresa possui uma rede global de contas bancárias em vários países, possibilitando transações eficientes em diversas moedas.

A Wise é segura para guardar dinheiro?

Sim. A Wise utiliza uma série de procedimentos e sistemas de segurança e faz auditorias internas regulares para garantir que o dinheiro dos clientes está sempre seguro.

Outro fator que garante a segurança de quem quer guardar dinheiro é que a plataforma mantém o dinheiro dos usuários em instituições financeiras renomadas, separando o dinheiro dos clientes do dinheiro usado para a gestão da empresa. Isso significa que a Wise ou seus parceiros não podem utilizá-lo para objetivos próprios.

É muito importante lembrar que, como a Wise não é um banco, o dinheiro não tem a proteção de órgãos como o FSCS (Esquema de Compensação de Serviços Financeiros), no Reino Unido, ou o Fundo Garantidor de Créditos (FGV), que asseguram até BRL 250 mil por CPF caso uma instituição financeira entre em incumprimento.

A Wise é segura para grandes quantias de dinheiro?

Antes de enviar uma grande quantia, é fundamental conferir os requisitos de segurança do provedor escolhido. Veja algumas dicas para operar com mais tranquilidade:

  • Verifique os valores: dependendo do valor e motivo da transferência, pode ser necessário enviar alguns documentos adicionais que comprovem a origem do dinheiro. Eles podem variar conforme o valor e c remetente;

  • Verifique os limites do seu banco: o seu banco pode limitar a quantidade de transferências diárias. Se o valor da transferência for maior, você pode tentar aumentar os limites diretamente com o banco ou dividir a transferência em diferentes dias. Lembre-se de conferir essa informação com antecedência;

    Confirme a sua identidade: antes de enviar dinheiro, será preciso confirmar a sua identidade enviando a foto de um documento válido e com foto.

O cartão Wise é seguro para usar?

Sim, o cartão de débito internacional da Wise é vinculado à conta multimoedas do provedor e permite o uso do dinheiro depositado nas mais de 40 moedas suportadas. Assim, não há nenhuma conexão entre o meio de pagamento e uma conta bancária, limitando as operações ao valor dos saldos adicionados.

O provedor também oferece cartões virtuais que oferecem uma camada extra de proteção para operações no ambiente digital. Ainda garante a autonomia do usuário para alterar limites conforme a sua necessidade e congelar o cartão em caso de perda ou roubo.

Saiba como usar todos os recursos da Wise em nosso guia completo

A Wise é legítima?

Regulada em todos os países onde atua, a Wise tem a permissão para operar não apenas no Brasil, mas em diferentes espaços econômicos em todos os continentes.

Em operação desde 2011, a credibilidade da Wise é reforçada e reconhecida por milhões de usuários ao redor do mundo. A empresa é uma instituição de pagamentos autorizada pelo Banco Central do Brasil para operar no mercado de câmbio com o CNPJ/ME 36.588.217/0001-01.

Descubra mais sobre a Wise

A Wise é confiável?

Sim, a Wise é uma empresa confiável e legítima. Além de regulada pelo Banco Central do Brasil, conta com sistemas de segurança como a verificação de identidade, notificações a cada operação e uma equipe antifraude dedicada 24h por dia.

O site da Wise é seguro?

Sim, o site da Wise é seguro. Para acessar a sua conta, você vai precisar fazer login usando nome de usuário, senha e, caso escolha a autenticação de 2 fatores, deverá verificar um código enviado por ligação, mensagem ou aplicativo.

Como a conta Wise não é vinculada a uma conta bancária, não há formas de acessar recursos como limite de crédito ou outros valores que não tenham sido adicionados à plataforma.

O aplicativo da Wise é seguro?

Assim como o site, o aplicativo da Wise também é seguro e conta com os mesmos requisitos e sistemas de segurança. Para aumentar a sua proteção online, você pode adotar medidas como ativar a autenticação de 2 fatores e o bloqueio automático da tela do seu smartphone.

Se desconfiar de alguma movimentação em conta ou de tentativa de contato suspeita, bloqueie o seu cartão e busque o suporte do provedor.

Avaliações da Wise para iOS 

Na App Store, o aplicativo da Wise conta com mais de 11,2 mil avaliações e a pontuação de 4,6/5,0 (24/08/23). Entre as avaliações positivas, a facilidade para usar o app se destaca:

"Excelente em todos os aspectos. Fluido, intuitivo, estável e quando precisei de ajuda encaminhei e-mail e resolveram a situação dentro do prazo. Sou fã!"

Já os comentários negativos se referem à demora para a conclusão de pagamentos e dificuldades em contactar o suporte:

"Enviei uma quantia pelo aplicativo demorou cerca de 5 dias para ser creditado , após o recebimento da quantia na transfer wise. As instruções referentes a documentação necessária no caso de uma quantia elevada são defasadas e falhas. Dica: use em caso de emergência.... "

Avaliações dos usuários sobre a Wise

Outra forma de saber mais sobre a plataforma é conferir as avaliações dos clientes em plataformas como o Trustpilot.

Avaliações de clientes no Trustpilot

No site Trustpilot a Wise tem nota 4,3 em uma escala de 1 a 5, considerado como excelente. Até 24 de agosto de 2023, a empresa recebeu 194,185 avaliações, sendo 83% classificadas como Excelentes e apenas 7% como muito ruim.

Muitas classificações elogiam a rapidez e a praticidade da Wise. Há, também, comentários sobre a dificuldade de realizar as verificações de segurança adicionais ou o encerramento de conta por violação das medidas de segurança impostas pela empresa. No entanto, isso acontece para aumentar a proteção dos clientes.

Avaliação da Wise no Reclame Aquí

No ReclameAqui, a Wise recebeu uma nota geral de 7.8/10 (24/08/23). A plataforma responde a 100% das reclamações recebidas e resolveu 71,3% dos problemas apresentados. Entre as principais reclamações estão questões sobre o processo de verificação adicional e o bloqueio de contas, além de dúvidas sobre o cadastro.

Avaliação da Wise nas redes sociais

Fazer uma pesquisa nas redes sociais também pode ajudar a compreender melhor a reputação da plataforma. O Instagram, por exemplo, tem 36,4 mil seguidores e o Facebook, 700 mil curtidas (24/08/2023).

Nos comentários das fotos das duas plataformas há dúvidas sobre transferências pausadas e a dificuldade para entrar em contato com o suporte operacional.

Posso ser enganado na Wise?

Infelizmente, qualquer pessoa pode ser vítima de fraude, seja em bancos tradicionais ou com a Wise. Vale lembrar que há algumas dicas para evitar que isso aconteça:

Por isso, é muito importante ter atenção a alguns sinais se desconfiar de qualquer comunicação ou ação suspeita. Caso não reconheça uma operação em sua conta, entre em contato com o suporte ou bloqueie o seu cartão pelo site ou aplicativo do provedor.

Como evitar ser vítima de uma fraude?

Infelizmente, qualquer pessoa pode ser vítima de fraude, seja em bancos tradicionais ou com a Wise. Vale lembrar que há algumas dicas para evitar que isso aconteça:

  • Desconfie de ofertas irresistíveis;

  • Nunca faça nada sem avaliar antes. Se for preciso dar uma resposta imediata à oferta, é provável que se trate de um golpe;

  • Verifique a origem da oferta. Confira as informações nos sites oficiais da Wise;

  • Tenha atenção à qualidade dos textos e imagens. Muitos golpes podem ter erros de português e fotos de má qualidade;

  • Em caso de dúvida, entre em contato com o atendimento ao cliente pelo site ou aplicativo e confirme as informações.

    Caso seja vítima de uma fraude, entre em contato imediatamente com a Wise pela central de atendimento ou por e-mail. Se a transferência ainda não tiver sido feita, será possível interromper o processo antes da sua conclusão.

Lembre-se que é muito importante registrar uma ocorrência para formalizar o ocorrido e obter a ajuda da polícia. O suporte da Wise pode disponibilizar informações para ajudar no seu caso.

Os seus dados pessoais estão seguros na Wise? 

Sim. A Wise se dedica a proteger os dados pessoais dos seus clientes ao seguindo uma série de cuidados:

  • A comunicação com os servidores da Wise é criptografada;

  • Os servidores são atualizados e corrigidos periodicamente;

  • A Wise adota uma política de Divulgação Responsável (Responsible Disclosure), um programa de incentivos à identificação problemas em seus serviços;

  • Monitoramento constante de atividades anormais e maliciosas;

  • Armazenamento criptografado dos dados;

  • O acesso às informações é restrito a funcionários devidamente treinados;

  • O processo de segurança é validado por auditores externos.

Quais dados pessoais a Wise coleta?

Os principais dados recolhidos pela Wise são os fornecidos pelo cliente no momento da abertura da conta, incluindo:

  • Nome;

  • Endereço;

  • E-mail;

  • Número de telefone;

  • Informações financeiras, incluindo informações de cartão de crédito, cartão de débito ou conta bancária, motivo de pagamento, localização geográfica, CPF, descrição pessoal e fotografia.

    A Wise também tem acesso aos dados bancários dos beneficiários das transferências internacionais. Em transferências de alto valor, é importante lembrar que pode ser necessário fornecer documentos adicionais.

A plataforma ainda recolhe dados de transferências enviadas e recebidas e informações das redes sociais, quando o login é feito por meio delas.

Além disso, a Wise é obrigada por lei a armazenar alguns dados pessoais depois que uma conta for eliminada. No entanto, vai manter essas informações apenas pelo período necessário de acordo com a legislação.

Como começar a usar a Wise?

Após entender como a Wise é segura, você já pode abrir uma conta gratuita pelo site para começar a usar a plataforma. Para isso, é preciso ter mais de 18 anos, um documento de identificação válido, como RG, CNH ou passaporte e um número de telefone e e-mail para o registo. Veja o passo a passo:

  1. Vsite o site da Wise e clique em “Criar Conta”;

  2. Informe o seu e-mail e clique em “Próximo”;

  3. Escolha criar uma conta pessoal;

  4. Informe o seu país de residência principal;

  5. Insira o seu número de telefone e clique em “enviar código de verificação”;

  6. Após receber o número de verificação, crie uma senha segura e clique em “Continuar”;

  7. Preencha o seu perfil com os dados solicitados;

  8. Faça a verificação da sua conta. Para isso, envie um documento de identificação com foto, um comprovativo de morada ou uma foto sua segurando o seu documento;

  9. A verificação pode demorar até 2 dias. Em caso de transferências de alto valor, também pode ser preciso apresentar um comprovativo de rendimentos.

Wise desktop, app, and card
Descubra a conta Wise

Conclusão

Popular por suas taxas econômicas, a grande abrangência de moedas e uma plataforma rápida e simples, a Wise é segura e garante a proteção dos dados e do dinheiro dos seus usuários.

Regulada pelo Banco Central no Brasil e por instituições relevantes em todos os países onde atua, a plataforma ainda conta com sistemas e processos de segurança adicionais, como criptografia e autenticação em 2 etapas.

Os utilizadores também são notificados a cada pagamento com o cartão ou conclusão de uma transferência internacional, o que facilita acompanhar os movimentos da conta em tempo real e tomar providências em caso de alguma ação suspeita.

A Wise é segura? - FAQ

A Wise é segura?

Sim, a Wise é regulada pelo Banco Central do Brasil e adota uma série de medidas de segurança para proteger os dados e o dinheiro dos clientes, incluindo a autenticação em 2 etapas e criptografia.

Como a Wise é regulamentada?

A Wise é regulada pelo Banco Central do Brasil para operar como uma corretora de câmbio no país. Também é regulada pelo FCA no Reino Unido e pelo FinCen nos Estados Unidos.

É seguro vincular uma conta bancária à Wise?

Não é possível vincular uma conta bancária à Wise. O saldo inserido na conta multimoeda do provedor não tem nenhuma conexão com o limite de crédito ou recursos de outras contas.

A Wise é boa para transferências bancárias?

A Wise permite converter e guardar mais de 40 moedas em sua conta multimoedas, além de enviar valores a mais de 70 países. Assim, facilita transferências internacionais a custos reduzidos.

Como é o serviço da Wise no Brasil?

O serviço da Wise no Brasil permite converter e guardar mais de 40 moedas para usar em mais de 170 países, permitindo operações internacionais a custos reduzidos.